O efeito do ácido cítrico nos metais

Pin
Send
Share
Send

O ácido cítrico recebeu esse nome porque foi descoberto em frutas cítricas, como limões, laranjas e limas. Este ácido dá a essas frutas seu sabor azedo. O ácido cítrico é usado em vários métodos para limpar metais.

Crédito: Anna Kucherova / iStock / Getty Images

Corrosão de metal

Crédito: John Foxx / Stockbyte / Getty Images

Ácidos fortes corroem metais rapidamente. Ácidos fortes reagem oxidando um metal, transformando um metal elementar puro em óxido de metal. A adição de ácido forte ao ferro elementar reagirá para produzir óxidos de ferro ou ferrugem. A adição de ácido forte ao níquel cria óxido de níquel, uma crosta azul esverdeada que aparece nas moedas deixadas do lado de fora na chuva. Metais preciosos, como ouro e prata, resistem a reações de oxidação e requerem um ácido forte para convertê-los em suas formas de óxido.

Remoção de ferrugem

Crédito: Daniel Brunner / iStock / Getty ImagesRemoção de ferrugem.

A remoção da ferrugem é um uso do ácido cítrico. Como o ácido cítrico é um ácido orgânico mais fraco, não corro o ferro rapidamente. Soluções de venda livre de ácido cítrico geralmente são oferecidas em baixas concentrações, portanto são mais seguras. Mergulhar um pedaço de ferro enferrujado na solução de ácido cítrico inicia a reação. O ácido cítrico quela o óxido de ferro, deixando um pedaço de ferro limpo e um quelato sólido que pode ser removido facilmente.

Efeitos da água dura

Crédito: Comstock Images / Stockbyte / Getty ImagesDrain.

Também é possível limpar drenos, pias e vasos sanitários com ácido cítrico. A água dura contém outros metais, como cálcio e magnésio. Esses metais podem ser introduzidos pela água da torneira não filtrada, além de outros produtos domésticos. A poluição do metal cria crostas de óxido, manchas e descolorações.

Tampão do ácido

Crédito: YelenaYemchuk / iStock / Getty Images Suco de limão.

Sandra Zaslow, do Serviço de Extensão Cooperativa da Carolina do Norte, explica o uso de ácidos para remover metais indesejados: o suco de limão contém ácido cítrico e pode ser usado para limpar depósitos de metal em vidro, crosta em canos e manchas de ferrugem em porcelana e metal. Fazer uma pasta com suco de limão e bórax amortece o ácido, para que a mistura possa ser deixada no metal por vários minutos sem gravá-la, e a pasta pode ser enxaguada.

Cobre e Ligas

Crédito: Ryan McVay / Photodisc / Getty ImagesO ácido cítrico pode limpar o cobre.

O ácido cítrico também limpa o cobre. A corrosão também mancha as ligas de cobre, incluindo bronze e latão. O Laboratório de Pesquisa em Conservação da Texas A&M explica como limpar o cobre. A corrosão do cobre forma vários compostos verde azulados com oxigênio e cloro, dando um tom esverdeado a estátuas e peças fundidas antigas. Por exemplo, a Estátua da Liberdade é exposta a spray da água do mar, dando-lhe uma pátina verde. O sulfeto de cobre também se forma, criando uma crosta preta muito menos atraente. Os compostos de cobre são removidos embebendo o item manchado em ácido cítrico de baixa concentração, misturado com tioureia de baixa concentração, o que evita a corrosão por metais.

Pin
Send
Share
Send