Como testar um ventilador do evaporador da geladeira

Pin
Send
Share
Send

Se o seu refrigerador ou freezer não estiver esfriando tão efetivamente quanto antes, existem várias coisas que podem estar causando o problema. Um problema em potencial é que o ventilador do evaporador pode estar com defeito. Obviamente, antes de testar o ventilador, verifique se as configurações do termostato da geladeira estão definidas corretamente e se nada está obstruindo o fluxo de ar frio no freezer. Se tudo der certo, veja aqui como testar o ventilador do evaporador da geladeira para ver se está funcionando como deveria.

Passo 1

Antes de trabalhar na geladeira, sempre desconecte a unidade ou desligue o disjuntor que a alimenta.

Passo 2

Remova todos os itens alimentares do seu freezer e coloque-os em um refrigerador para impedir que derretam. O ventilador do evaporador da geladeira está localizado na parte traseira do compartimento do freezer; portanto, se você tiver uma máquina de fazer gelo, precisará desligar o suprimento de água e remover a máquina de fazer gelo.

Etapa 3

Com o freezer agora vazio, remova o painel que cobre a ventoinha do evaporador. Isso geralmente é mantido no lugar por parafusos ou clipes de retenção. Se o seu possuir clipes de retenção, use a chave de fenda para pressionar os clipes para permitir que o painel se solte. Apenas tome cuidado para não quebrar os clipes.

Passo 4

Remova os dois parafusos que prendem a carcaça do ventilador no lugar. Se você ainda não tiver acesso a esses parafusos, poderá ser necessário remover todo o painel traseiro do freezer.

Etapa 5

Quando o ventilador do evaporador for liberado, observe que existem dois fios (ou três, dependendo da marca) conectados a ele. Desenhe um esquema para saber exatamente onde esses fios são conectados quando terminar de testar o ventilador.

Os fios são conectados ao ventilador por conectores deslizantes. Use o alicate de ponta fina para puxar os conectores dos terminais. Retire-os segurando o conector, NÃO o fio. Inspecione os conectores dos fios e os terminais do ventilador quanto a sinais de corrosão. Gire a lâmina do ventilador para garantir que ele gire livremente e não fique preso.

Etapa 6

Com o ventilador do evaporador agora livre, feche a porta do freezer e encontre uma superfície de trabalho plana e limpa para ligar o ventilador. Defina seu multitester para ler ohms, que normalmente é a configuração X1 ou RX1, dependendo da marca do testador.

Etapa 7

Toque uma sonda em um dos terminais do ventilador e a outra sonda no outro terminal. O multitester deve ler "zero" ohms. Se o testador ler algo diferente de "zero", o ventilador deverá ser substituído. Se o testador ler "zero" e a lâmina do ventilador girar livremente, reinstale o ventilador do evaporador; ainda está funcionando corretamente.

Pin
Send
Share
Send

Assista o vídeo: O ventilador da geladeira não quer funcionar (Abril 2024).