O que é um banco de dutos?

Pin
Send
Share
Send

Os bancos de dutos são grupos de conduítes projetados para proteger e consolidar o cabeamento de e para edifícios. Em um banco de dutos, os dados e os cabos elétricos são dispostos em conduítes de PVC agrupados; esses agrupamentos de conduítes são protegidos por invólucros de concreto e metal. Os bancos de dutos geralmente são enterrados, permitindo que os empreiteiros consolidem a fiação de um edifício em vias subterrâneas centralizadas.

Os bancos de dutos são coleções de conduítes de PVC que mantêm a fiação de um edifício.

Benefícios

Os bancos de dutos são instalados para grandes edifícios que requerem uma quantidade substancial de fiação. Este método de construção foi projetado para proteger o cabeamento fora do edifício e consolidá-lo em uma área. Os bancos de dutos permitem que o proprietário oculte o cabeamento de um edifício no subsolo. A junção de cabos em bancos de dutos enterrados simplifica a construção futura, uma vez que os cabos do edifício estão localizados centralmente. Os bancos de dutos também são úteis para a instalação de cabos sob estradas, estacionamentos e outras áreas com estruturas existentes. Os bancos de dutos também permitem que os proprietários substituam, atualizem ou reparem a fiação subterrânea existente sem escavar todo o comprimento das linhas.

Construção

Os bancos de dutos são construídos em diferentes configurações que acomodam conduítes de tamanhos variados. Cada conduíte consiste em um tubo de PVC que contém a fiação isolada do edifício. Esses conduítes são agrupados e cercados por uma cobertura protetora, projetada especialmente para evitar danos causados ​​pela água ou estresse físico. Onde a fiação do banco de dutos encontra o edifício, é necessário um bueiro especializado para impedir a entrada de água no edifício, permitindo que o conduíte se expanda e se contraia sem danificar o banco de dutos.

Tipos

Os bancos de dutos usam diferentes tipos de materiais para conter conduítes elétricos. A maioria dos bancos de dutos padrão usa um invólucro protetor de concreto que circunda os conduítes de PVC no interior; outros bancos de dutos usam uma caixa de metal. As caixas de concreto são usadas na construção padrão, enquanto as caixas de metal são usadas para instalar bancos de dutos sob áreas pavimentadas ou outros objetos imóveis. Bancos de dutos com carcaças de aço ou concreto usam espaçadores de PVC para separar os conduítes internos das paredes de concreto do banco de dutos. Bancos de dutos com carcaças de metal costumam usar rejunte ou areia como material de enchimento para estabilizar o banco de dutos, evitar danos ao conduíte e ajudar a manter sua forma.

Métodos

As valas e túneis usados ​​para instalar bancos de dutos subterrâneos requerem preparação especial para fornecer suporte adequado. Os bancos de dutos com carcaças de concreto precisam de uma vala preparada com materiais capazes de suportar o peso do banco de dutos, proporcionando uma drenagem adequada. O cabeamento de dutos enterrados em construções existentes é instalado depois que o banco de dutos é inserido no solo. A fiação é traçada através dos conduítes do banco de dutos usando fios-guia dentro do banco; Essa técnica também permite atualizações e reparos na fiação nos bancos de dutos existentes com escavação mínima.

Pin
Send
Share
Send