Como calcular o esforço máximo de flexão

Pin
Send
Share
Send

Quando um pedaço de metal é dobrado, uma superfície é esticada enquanto a outra superfície é comprimida. Existe então uma área entre as duas superfícies que experimenta tensão zero, chamada eixo neutro. A tensão máxima ocorre na superfície do feixe mais distante do eixo neutro. Isso é chamado de "tensão máxima da superfície" e normalmente é representado pelo sinal sigma. Para calcular a tensão máxima da superfície, é necessário conhecer o momento fletor, a distância do eixo neutro à superfície externa onde ocorre a tensão máxima e o momento de inércia.

Passo 1

Calcular o momento fletor, representado por "M." O momento de flexão ou a força necessária para dobrar o objeto podem ser encontrados usando fórmulas específicas para o tipo de objeto que está sendo dobrado.

Passo 2

Calcular o momento de inércia, representado por "I." O momento de inércia, que é a resistência do objeto à mudança de rotação, depende da forma e espessura da seção transversal, e não de seu comprimento ou composição. Para um objeto sólido retangular, I = (b * h ^ 3) / 12, onde "b" é a largura da seção transversal e "h" é a medida da seção transversal na direção em que a força está sendo aplicada .

Para um objeto sólido redondo, I = (pi * r ^ 4) / 4, em que "r" é o raio da seção transversal.

Etapa 3

Determine a distância entre o eixo neutro e a superfície externa onde ocorre a tensão máxima. Isso é representado por "c".

Passo 4

Calcular a tensão superficial máxima, ou MSS, usando a seguinte equação: MSS = (M * c) / I

Pin
Send
Share
Send