Como remover e prevenir algas em uma fonte

Pin
Send
Share
Send

As características da água adicionam o som relaxante e o movimento da água para ajudar a criar um oásis de paz em sua casa. Mas o crescimento de algas dentro de uma fonte de jardim faz com que a água cristalina pareça verde e suja, transformando esse retiro pacífico em um problema de manutenção bagunçado. As algas podem eventualmente entupir o filtro da fonte. Um pouco de limpeza e manutenção, juntamente com um algicida natural para fontes, podem ajudar a controlar o crescimento verde indesejado.

Como remover e prevenir as algas em uma fonte

Como as algas se formam

O que faz as algas crescerem na sua fonte? É uma combinação de água e luz. Muitas pequenas partículas, detritos e contaminantes na água são nutrientes para as algas. Com a adição de luz, as algas podem crescer. Portanto, se sua fonte fica em um local com horas de luz solar direta todos os dias, há uma chance maior de crescimento de algas.

Executar manutenção leve

Para remover o crescimento de algas muito leves, não é necessário desmontar completamente a fonte e limpá-la completamente. Em alguns casos, você pode simplesmente limpar as algas do interior da bacia da fonte, permitindo que a água e os detritos de algas soltas passem pelo filtro da fonte. Use um pano de limpeza ou uma esponja com um abrasivo suave para limpar as algas. Se a água parecer especialmente suja depois de soltar as algas, convém substituí-la por água fresca. Embora essa rotina de limpeza leve deixe a bacia da fonte limpa, as algas se acumulam no filtro, o que eventualmente exigirá uma limpeza mais profunda.

Limpe a fonte completamente

Se o seu problema de algas for um pouco mais extenso, talvez seja necessário fazer uma limpeza profunda. Desconecte o filtro da fonte e reserve. Esvazie a água da fonte, inclinando a fonte, sugando a água ou bombeando a água. Esfregue a pia com água quente e sabão e detergente neutro.

Uma solução de alvejante diluído com uma parte de alvejante para nove partes de água pode ajudar a matar e prevenir as algas. Mas use água sanitária com cuidado, pois pode ser tóxico para crianças e animais. Outra opção é usar uma mistura de vinagre branco e água. O vinagre é seguro e eficaz em algas. Enxágue bem a fonte após limpá-la. Se você usar um limpador de fonte comercial, verifique se ele é seguro para o material em sua fonte. Alguns produtos de limpeza podem danificar o material da fonte.

Mergulhe o filtro da fonte, mas não o motor do filtro em água quente e sabão e limpe-o com uma escova. Use a pressão da água corrente para remover detritos presos no filtro. Mergulhe os tubos em uma solução de vinagre e água por várias horas ou durante a noite para remover algas deles.

Use métodos de prevenção ambiental

As algas são fotossintéticas e prosperam com a luz solar, embora não cresçam folhas ou tenham raízes como plantas em um jardim. Sem luz solar, as algas não podem crescer. Portanto, a maneira mais fácil de evitar algas em sua fonte é colocá-la à sombra. Se você não tiver um canto sombrio ou um local sob uma árvore de sombra para a fonte, coloque-o próximo a um caramanchão ou estrutura semelhante que bloqueie a luz solar. Se sua fonte tiver luz, desligue-a à noite. A exposição prolongada à luz pode contribuir para o crescimento de algas.

Impurezas na água também levam a algas em uma fonte. Evite encher a fonte com água contaminada, como água não filtrada de um lago ou riacho. Em vez disso, use água da torneira tratada ou água destilada da qual todas as impurezas foram removidas. Isso é especialmente útil em um recurso de água interna, onde você não precisa se preocupar com a entrada de água da chuva ou contaminantes externos.

Use Algicida Comercial ou DIY

Você também pode usar aditivos na água da fonte para minimizar o crescimento de algas. Os centros de jardinagem vendem uma variedade de produtos de prevenção de algas, conhecidos como algicidas, para piscinas, lagoas e fontes. Esses produtos podem matar as algas já presentes na água ou impedir que ela cresça em água limpa. Lembre-se de que produtos químicos agressivos podem ser perigosos para a vida selvagem e os seres humanos, portanto, a escolha de um algicida natural para fontes é a opção mais segura. As instruções de aplicação variam entre os produtos e variam de acordo com o tamanho da fonte. O algicida é geralmente usado para uma fonte diluindo primeiro o produto com água, geralmente 1 parte de algicida em 4 partes de água e despejando a solução diluída na fonte em um local próximo à bomba. A água torna-se espumosa quando o algicida começa a trabalhar contra as algas, mas acaba ficando cristalino.

O alvejante doméstico misturado com a água da fonte pode ser um algicida caseiro eficaz quando nem plantas nem outras formas de vida aquática vivem na fonte, mas o alvejante geralmente não é recomendado porque pode danificar o material da fonte. Também é potencialmente perigoso para animais que bebem da fonte ou crianças que podem brincar na água. Uma opção alternativa de algicida DIY é adicionar alvejante à água, que não possui os ingredientes tóxicos do alvejante à base de cloro. Se você usar um alvejante com oxigênio em pó, dissolva-o completamente em água antes de adicioná-lo à fonte.

A limpeza regular da fonte deve manter as algas no mínimo. Se você tem um crescimento regular de algas, um simples algicida comercial ou de bricolage pode fazer o truque para interromper ou retardar o crescimento, para que você possa desfrutar da água clara da fonte.

Pin
Send
Share
Send

Assista o vídeo: Removendo algas com sal grosso (Abril 2024).