Fatos da árvore de Baobá

Pin
Send
Share
Send

O baobá é uma das árvores mais antigas e estranhas da natureza. Capaz de viver por milhares de anos, essa árvore decídua possui uma estrutura de crescimento peculiar, que consiste em um tronco maciço em forma de garrafa e copa relativamente esparsa. Nativo de Madagascar, África e Austrália, o baobá cresce em climas tropicais e semi-tropicais, experimentando pouca ou nenhuma temperatura congelante.

Crédito: ANTITESI / iStock / Getty Images Árvores de Baobá em Madagascar

Identificação

Crédito: Frederic Brosset / Hemera / Getty Images Considerado uma "árvore da vida" sagrada na África, o baobá é destaque em "O Rei Leão", de Walt Disney.

O baobá (Adansonia digitata) é uma árvore composta por nove espécies nativas das savanas secas e quentes da Austrália, África e da ilha de Madagascar. A árvore cresce 40 a 75 pés de altura e tem um tronco medindo 35 a 60 pés de diâmetro. A datação por radiocarbono calcula a idade de alguns baobás como tendo mais de 2.000 anos.

Os baobás começam a florescer aos 20 anos de idade, ficando cobertos no meio do verão com flores brancas e do tamanho de pires, com estames roxos e inchados. Emitindo um forte odor almiscarado à noite, as flores atraem morcegos e vários insetos. As sementes estão localizadas em vagens, e o fruto resultante é cinza, peludo e semelhante a uma cabaça, parecendo ratos pendurados.

Recursos

Crédito: Pierre-Yves Babelon / iStock / Getty Images Árvores de Baobá em Madagascar

O tronco grosso do baobá é macio e carnudo e muitas vezes cheio de cavidades, tornando a árvore o lar de uma grande variedade de animais, incluindo vários pássaros, lagartos, esquilos, sapos, cobras, escorpiões, aranhas e insetos. As cavidades da árvore são grandes o suficiente para acomodar seres humanos. O explorador missionário David Livingstone descreveu em um relatório um baobá cujo tronco oco abrigava de 20 a 30 homens. Outro baobá serviu como prisão da cidade em Queensland, Austrália.

Usos

Crédito: Zwilling330 / iStock / Getty ImagesBaobab na Tanzânia

O baobá é cultivado como uma espécie de árvore em parques e usado como uma árvore de rua em áreas tropicais do mundo, como Índia e América do Sul. Em suas terras nativas, todas as partes da árvore incomum são usadas. Na África, a polpa é transformada em uma bebida semelhante à limonada, as folhas ricas em vitamina C são comidas e as raízes são cozidas e comidas ou usadas para fazer corante vermelho. A casca interna da árvore fornece uma fibra forte usada para fazer cordas, roupas e cordas para instrumentos musicais. Canoas também são esculpidas no tronco da árvore.

Requisitos crescentes

Crédito: KarelGallas / iStock / Getty Images

O baobá exige um local de sol pleno com muito espaço para crescer. A árvore tolerante à seca precisa de uma boa drenagem para prosperar. Evite regar o baobá durante os períodos chuvosos do ano.

Lore

Crédito: William Wang / iStock / Getty ImagesGrupo de baobás

Diz a lenda que o baobá parece assim porque o diabo arrancou a árvore do chão e a empurrou de volta para a terra de cabeça para baixo, deixando as raízes da árvore no ar, de acordo com William Chaney, da Universidade de Purdue.

Pin
Send
Share
Send