Como resistente à água é a madeira de álamo?

Pin
Send
Share
Send

A madeira de álamo, o nome comercial da madeira proveniente do álamo ou tulipa amarela, é uma madeira comum, leve e adaptável. É usado para construir tudo, desde móveis e caixas a instrumentos musicais e brinquedos. Essa madeira também pode ser usada para muitos tipos de construção externa. O nível de resistência à água da madeira de álamo depende das condições da peça de madeira específica que você está usando.

O álamo produz uma madeira comum usada na construção ao ar livre.

Tratado versus não tratado

A madeira de álamo tratada é significativamente mais resistente à água do que a madeira não tratada. O tratamento da madeira a protege não apenas dos elementos, mas também de organismos prejudiciais à decomposição da madeira, de acordo com a Universidade de Minnesota. O cerne de choupo não tratado dura apenas três a quatro anos, em média. Comparado com outras madeiras duras, o álamo é uma das espécies mais difíceis de tratar devido à sua densidade. Muitos fabricantes usam métodos de tratamento alternativos, usando diferentes combinações de selador de superfície penetrante, emulsão de cera e selante de convés. Consulte um revendedor madeireiro experiente se você planeja usar esse tipo de álamo tratado ao ar livre.

Velho versus novo polar

A fabricação de madeira de álamo mudou ao longo dos anos, e a madeira contemporânea de álamo não tem a mesma qualidade daquela usada há muitas décadas. Essa madeira de álamo mais nova tende a ser menos resistente à água do que a madeira de álamo mais antiga, de acordo com a Universidade de Purdue. Os álamos jovens e de crescimento rápido contêm uma concentração maior de alburno do que as árvores mais antigas e de crescimento lento. O alburno é muito menos resistente à água e à decomposição do que o cerne. Essa madeira mais velha tende a ter uma cor mais escura do que a madeira mais nova, portanto, lembre-se disso ao comprar álamo resistente à água.

Encolhimento

A madeira de álamo é considerada intermediária em sua suscetibilidade ao encolhimento, de acordo com a Universidade de Purdue. Para evitar o encolhimento, a madeira de álamo deve estar condicionada ao teor de umidade a que será exposta ao longo do tempo e sempre presa com segurança. Use pregos laterais da haste do anel e parafusos acionados por energia para ajudar a evitar o encolhimento devido à umidade.

Uso externo

Se sua madeira de álamo é antiga ou nova, tratada ou não tratada, certos usos ao ar livre para essa madeira são mais adequados que outros devido aos riscos de danos causados ​​pela água. Em geral, a madeira de álamo não deve ser usada em estruturas que recebem muita exposição à chuva, como telhados, pisos de convés expostos, pontes e escadas externas. Aplicações comuns ao ar livre para madeira de álamo incluem tapume, persianas, tetos de varanda, colunas, persianas, soleiras, guarnições externas, ripas e grades. Verifique ocasionalmente a madeira exposta quanto a deterioração ou problemas relacionados ao clima.

Pin
Send
Share
Send