Como fazer sabão dos tempos medievais

Pin
Send
Share
Send

Apesar dos equívocos comuns, as pessoas que viviam na época medieval tinham banheiras e sabão. Os dispositivos de fabricação de sabão datados dos anos 700 foram escavados na Arábia, e a Mappae Clavicula européia, escrita no início dos anos 800, inclui instruções para a fabricação de sabão. Com cuidado e alguma experimentação, os artesãos modernos podem recriar os sabonetes usados ​​nos tempos medievais.

Versão européia

Passo 1

Colete cinzas e espalhe-as sobre vime ou peneira. Limpe a panela completamente. Coloque a panela sob vime ou peneira. Derrame delicadamente a água quente sobre as cinzas, para que pingue na panela. Aqueça a água coletada. Despeje sobre as mesmas cinzas duas a três vezes para aumentar sua força e cor.

Passo 2

Quando bem esticado, ferva a lixívia por um longo tempo, até engrossar. Adicione o azeite e mexa muito bem. Se desejar, adicione limão. Deixe a lixívia ferver até ficar cozida e reduzida à espessura. Deixar arrefecer. Trabalhe o sabão com pá por dois a quatro dias até ficar bem coagulado e desidratado. Deixe de lado para uso.

Etapa 3

Sabão de sebo. Siga os mesmos passos acima, mas substitua o sebo por óleo. Adicione a farinha de trigo, se desejar. Deixe cozinhar a lixívia até a espessura. Adicione sal. Cozinhe a lixívia até secar.

Versão árabe

Passo 1

Meça 2 partes de álcalis e 1 parte de limão não triturado. Quebre o limão em pedaços do tamanho de castanha. Faça um furo no fundo de uma panela de cerâmica; selar bem o orifício com pano. Quebrar tijolos em pedaços e embalar em panela. Coloque o tecido em tijolos; cubra com álcali e limão. Adicione água igual a quatro ou cinco vezes o volume de submersão da panela. Coloque a panela em um local alto com a segunda panela vazia sob a saída. Deixe os ingredientes descansarem por um dia e uma noite. Saída aberta no segundo dia; permitir que o líquido filtrado flua para a panela vazia. Fechar o orifício. Despeje a água filtrada de volta na primeira panela; deixe descansar por outro dia e noite.

Passo 2

Divida o líquido transparente ao meio. Separe metade. Na metade restante, despeje uma quantidade igual de óleo de gergelim e bata fortemente com o batedor por 1 hora até ficar duro e grosso. Deixe a mistura fermentar por dois a três dias. Coloque sabão no caldeirão e coloque em fogo forte. Quando o sabão engrossar, adicione pequenas quantidades de água reservada. Continue aquecendo o sabão e adicionando água até obter uma granulação madura. Bata conforme necessário para evitar queima.

Etapa 3

Tire sabão do fogo; despeje em uma panela grande. Bata, adicionando água aos poucos. Substitua a mistura no caldeirão e volte ao fogo. Ao começar a secar, adicione água aos poucos, mexendo para evitar queimar. Continue até que toda a água reservada seja usada. Se desejar, adicione os perfumes escolhidos ao sabão durante o cozimento. Quando terminar, o sabão deve ser bem cozido com consistência da cola do sapateiro.

Passo 4

Espalhe o pano e coloque o molde sobre ele. Despeje o sabão no molde. Deixe o sabão por pelo menos uma noite e um dia ou até ficar sólido. Corte o sabão com a faca em pedaços de tamanho desejado.

Pin
Send
Share
Send