Que tipo de vácuo eu preciso para o tapete felpudo?

Pin
Send
Share
Send

Os tapetes felpudos eram populares nas décadas de 1960 e 1970, quando a textura nos espaços e nos escritórios era a moda. Esses tapetes são confortáveis ​​e ajudam a abafar o ruído, o que os torna ideais para residências e espaços para várias famílias com muito tráfego de pedestres. No entanto, a pilha alta do tapete felpudo recolhe mais poeira e requer aspiração e manutenção regulares para mantê-lo limpo. Por esse motivo, é melhor investir em um vácuo com uma configuração de pilha alta dedicada.

Que tipo de vácuo eu preciso para o tapete felpudo?

O que é um tapete felpudo?

O tapete felpudo é definido como qualquer tapete ou tapete com uma pilha alta ou profunda. A pilha é a parte do tapete que se destaca da superfície do piso, criando a textura do tapete. Um tapete felpudo é macio para os pés e cria uma espécie de almofada no chão. O carpete felpudo pode ser um tapete de área simples e simples ou um assunto de parede a parede.

O carpete felpudo pode vir em uma variedade de materiais, cores e espessuras. A característica definitiva de todos os tapetes felpudos é a pilha profunda. Os tapetes tradicionais, como um tapete persa ou um pano, têm uma pilha muito baixa. Alguns revestimentos de piso, como o tapete de boas-vindas padrão, têm uma pilha alta e grossa feita de material denso e grosso. Embora esses tapetes não sejam per si, eles são construídos com os mesmos princípios dos tapetes felpudos, com a pilha grossa agindo como cerdas para a parte inferior dos sapatos.

Os tapetes felpudos são glamourosos e divertidos, mas requerem mais manutenção do que um tapete tradicional. Eles também podem ser mais caros. O custo, mais a manutenção, pode ser um fator de dissuasão para quem não deseja investir muito tempo e energia na limpeza de algo com a regularidade necessária para a limpeza de um carpete alto.

Qual é a história do tapete felpudo?

Para muitas pessoas, a estética dos tapetes e carpetes felpudos está mais associada às décadas de 1960 e 1970. No entanto, o fato é que os tapetes felpudos eram populares já na Grécia Antiga. Em 331 a.C., os tapetes felpudos - então chamados tapetes Flokati - eram populares na Turquia e nas regiões centrais da Ásia.

Os tapetes Flokati foram projetados com um objetivo duplo, para manter os pés quentes e confortáveis ​​o suficiente para ficarem sentados durante a noite. Os primeiros tapetes Flokati eram tecidos à mão e feitos de pêlo de cabra. Atualmente, o tapete felpudo é feito de muitos tipos diferentes de fibras, mas a chave é que ele tem uma pilha profunda. É essa qualidade - mais do que fibra, cor ou padrão - que define o estilo.

Durante as décadas de 1960 e 1970, o carpete felpudo experimentou um ressurgimento da popularidade, com estrelas de cinema alinhando suas casas com o tecido. A tendência cedeu na década de 1980 a um tapete de pilha baixa refinado e luxuoso com uma sensibilidade minimalista. No entanto, na década de 2010, uma versão mais modesta do shag se tornou popular novamente.

Quais são os prós e contras do tapete felpudo?

Os aspectos positivos do carpete felpudo são numerosos se você é alguém que gosta de uma escolha arrojada de design. Um tapete felpudo é sua própria decoração e permite que o resto da sala seja mais modesto em seu design, a fim de dar ao tapete seu foco frontal e central. No entanto, existem pontos negativos em possuir um tapete felpudo também, e os proprietários devem decidir o que é mais importante para eles.

Além do apelo visual muito óbvio que o carpete felpudo empresta a uma sala, esse estilo de carpete também torna um espaço confortável. Sentar-se em um tapete felpudo é muito mais confortável do que sentar em um tapete baixo, e para proprietários com pouco espaço para sentar, isso pode ser um benefício. Os principais contras do carpete felpudo estão relacionados à limpeza e manutenção. É por isso que o vácuo adequado para tapetes felpudos é fundamental.

A coloração é um problema para os tapetes felpudos porque as fibras longas tornam muito mais difícil a limpeza. As longas fibras dos tapetes felpudos também retêm poeira e sujeira mais facilmente do que os tapetes de pilha baixa e tendem a ficar mais sujos por mais tempo. Além disso, os tapetes felpudos também tendem a derramar. Isso pode significar encontrar pedaços das fibras do tapete espalhadas pela sala, o que pode fazer uma casa parecer mais bagunçada do que deveria.

Qual é o melhor vácuo para carpetes de alta pilha?

O melhor vácuo para carpetes felpudos também é o melhor vácuo para qualquer carpete alto. Tapetes com estacas longas ou altas podem criar muitas dificuldades para os proprietários que desejam manter uma casa limpa. E os problemas com os vazios são muitos, pois nem todos os vazios são criados iguais.

Um vácuo com sucção muito poderosa será sugado até a base do tapete, onde também não pode limpar as fibras. Também apresenta o risco de puxar com muita força o shag e rasgá-lo. No entanto, do outro lado da moeda, um vácuo com sucção fraca não fará nada para chegar à base do tapete, onde os leões compartilham poeira e detritos. Os fatores críticos de um vácuo de tapete felpudo são o peso do vácuo e o grau de sucção.

Um vácuo pesado será muito difícil de mover sobre um carpete alto, e é muito provável que as rodas do vácuo fiquem presas nas fibras do carpete e dificultem sua manobra. Geralmente, um vácuo pesado também possui uma cabeça que é muito difícil de manejar, tornando difícil direcioná-la no necessário movimento para frente e para trás. Um vácuo leve com sucção média e uma escova macia é uma ótima opção.

Como limpar um tapete Shag

Embora muitas avaliações de tapetes felpudos lhe digam que não são as coisas mais fáceis de limpar, isso pode ser feito e vale a pena. O cuidado adequado e a aspiração do seu tapete felpudo ou de pêlo alto garantirão uma ótima aparência nos próximos anos. A primeira coisa que você deseja fazer é coletar os detritos grandes demais para o vácuo. Frequentemente, pequenos objetos, moedas ou outros itens podem ficar alojados na pilha de felpa e passar despercebidos até que entupam ou quebrem o vácuo.

Depois de limpar todos os itens grandes do tapete, é uma boa ideia sacudi-lo para fora, deixando qualquer coisa solta na superfície. Se você tem carpete felpudo de parede a parede ou um tapete muito grande, isso pode não ser uma opção. No entanto, se você tiver um tapete de área pequeno o suficiente para ser enrolado e levado para fora, é uma etapa recomendada. Depois de concluir essas duas etapas preparatórias, você estará pronto para aspirar.

Conecte o aspirador de pó e ligue-o, certificando-se de que esteja com uma configuração de sucção média. Mova a cabeça do aspirador sobre o tapete em todas as direções. Isso ajudará a garantir que você receba pedaços de poeira e sujeira que de outra forma não seriam capturados porque estavam enterrados sob a pilha do tapete.

Limpeza profunda de um tapete felpudo

Se você está acostumado a varrer o tapete toda semana, mais ou menos, é provável que não tenha uma tonelada de restos de restos. No entanto, ainda é uma boa idéia dar uma boa sacudida de vez em quando em um tapete felpudo. Se você puder fazer isso sozinho, pegue o tapete do lado de fora e sacuda-o. Você provavelmente ficará surpreso com a quantidade de poeira, sujeira e detritos liberados. Se o seu tapete for grande, pode ser útil pedir a um amigo ou parceiro que segure a outra extremidade do tapete para que você possa agitá-lo juntos.

Especialistas dizem que os tapetes felpudos precisam ser limpos em profundidade pelo menos 3 ou 4 vezes por ano. Não fazer isso significa que você corre o risco de acumular sujeira e bactérias que podem danificar seu tapete e sua saúde. Isso é particularmente preocupante para famílias com animais de estimação ou crianças pequenas que podem encontrar sujeira endurecida no tapete felpudo e colocada na boca. Além disso, os tapetes felpudos podem começar a sentir um odor após toneladas de tráfego de pedestres, derramamentos e elementos ambientais.

Se o seu tapete felpudo não tiver borracha nas costas e não for um tapete de parede a parede, é provável que você sinta-se à vontade para jogá-lo na máquina de lavar. Lave-o em temperatura baixa no ciclo suave com água muito fria. Depois de terminar, você pode deixar o tapete secar durante a noite. Certifique-se de que ele esteja em um local onde haja muita ventilação e possa ficar completamente seco antes de colocá-lo novamente no chão. Isso ajudará a evitar mofo e outros problemas.

Lavar um tapete Shag

Se o seu tapete felpudo tiver um revestimento de borracha ou você tiver um tapete de parede a parede, obviamente não poderá jogá-lo na máquina de lavar. Nesse caso, você precisará lavar o seu tapete com shampoo. Lavar um tapete com shampoo pode ser feito de duas maneiras. Você pode contratar um serviço para vir e limpar seus tapetes ou pode fazer isso sozinho. Muitas lojas de artigos para a casa permitem que os clientes aluguem o limpador a vapor e o xampu necessários para limpar os tapetes

Depois de lavar o tapete, você precisa ter certeza de que está aspirando toda a umidade associada. Isso é crítico, principalmente se o seu tapete felpudo tiver uma pilha profunda. Deixar a umidade ou o xampu em um tapete felpudo é uma receita para mofo e bactérias, que ninguém quer e pode causar outros problemas de saúde. Depois de terminar de lavar o tapete, certifique-se de deixá-lo secar. Abra portas e janelas e alugue um ventilador, se necessário. Não deixe que membros da família ou animais de estimação andem no tapete até que esteja 100% seco.

Spot de limpeza de um tapete Shag

Algumas vezes por ano, é provável que você derrame ou derrame algo em seu tapete felpudo. Embora isso seja frustrante e difícil, não entre em pânico. Provavelmente é muito tratável. Para manchas de proteína, como sangue, matéria orgânica, resíduos de cães ou suor, use um limpador à base de peróxido para tratar a mancha. Borrife o limpador e deixe-o penetrar na mancha. Seque cuidadosamente com um pano branco e enxágüe a área afetada com água fria. Não use água quente em uma mancha de proteína, pois provavelmente a colocará no tecido.

Manchas como tinta, vinho tinto e chocolate podem ser tratadas com limpador de carpetes, água gaseificada e um pouco de sal. Aplique esses solventes na área manchada e permita que ela penetre na mancha. Depois de um tempo, limpe a mancha com um pano macio e depois enxágüe com uma pitada de sal e água gaseificada. Se a mancha não for completamente removida, talvez você precise que um limpador de carpete profissional a trate. No entanto, se o tapete felpudo for de cor escura, como azul ou vermelho ou cinza, você poderá descobrir que a mancha se mistura com a cor e não é um problema.

Pin
Send
Share
Send