Produtos Domésticos que Contenham Acetato de Sódio

Pin
Send
Share
Send

O sal cristalino incolor e inodoro conhecido como acetato de sódio é encontrado em uma ampla gama de produtos domésticos, de alimentos a roupas e cosméticos. O acetato de sódio serve a vários propósitos nessas capacidades, mas é usado principalmente para equilibrar os níveis de acidez do produto. O contato com grandes quantidades de acetato de sódio pode causar irritação nos olhos, pele e sistema respiratório, mas os produtos domésticos contêm quantidades tão pequenas da substância que podem tornar-se inofensivas.

O acetato de sódio é um popular agente tampão em alimentos e produtos cosméticos.

Laticínios, condimentos, carnes processadas e enlatados

O acetato de sódio é um aditivo alimentar comum, utilizado como agente antiaglomerante e envidraçado. Também é usado para diluir outros aditivos alimentares.

A lista de produtos alimentares comerciais que contêm acetato de sódio é extensa. Os produtos lácteos que freqüentemente contêm acetato de sódio incluem uma ampla variedade de bebidas à base de leite, leite condensado, queijo (amadurecido, não amadurecido e processado) e leite condensado. As carnes processadas que contêm acetato de sódio são mais frequentemente na forma de carnes deliciosas ou frios.

Condimentos como mostarda geralmente contêm acetato de sódio, além de vários legumes enlatados e produtos de cogumelos.

Cosméticos

A indústria de cosméticos utiliza acetato de sódio como agente tampão e neutralizante, o que significa especificamente que é usado para manter o nível de acidez desejado de um produto cosmético específico. Entre os muitos produtos cosméticos que contêm acetato de sódio estão os produtos de limpeza e hidratantes faciais, pós faciais, bronzeadores sem sol e cremes antienvelhecimento. Artigos de higiene pessoal, como sabão, também freqüentemente contêm acetato de sódio.

Têxteis

As indústrias têxteis usam acetato de sódio para ajudar a impedir que o material tingido desbote por causa de reações químicas. Uma substância que reage com o corante dessa maneira é conhecida como mordente. O acetato de sódio também ajuda a prolongar a vida útil dos tecidos, dissolvendo sais de cálcio dentro de um tecido, o que pode levar à eventual quebra do tecido.

O acetato de sódio também é usado no curtimento de peles para promover a absorção do material de curtimento em um couro a ser tratado. Qualquer produto de couro que você possui - seja na forma de estofos para roupas ou móveis - provavelmente contém acetato de sódio.

Pin
Send
Share
Send