Bananeira e seus usos

Pin
Send
Share
Send

A banana (Musa spp.) Não é tecnicamente uma árvore, mas uma erva grande. As bananas são cultivadas na produção de frutas em larga escala em climas quentes, mas as bananas ornamentais com hábitos de crescimento variados e características de frutas são comumente cultivadas como plantas de casa em climas temperados. Com um cuidado cultural adequado e condições ambientais aceitáveis, as bananas devem ser capazes de produzir frutas que, dependendo do tipo específico de banana, sejam palatáveis. As bananeiras também podem ser usadas para diversos fins não alimentares.

As bananeiras podem ser usadas de várias maneiras.

Descrição

Diferentemente das árvores, a banana tem um pseudostem suculento e suculento que emerge de um corpo carnudo no solo, do qual crescem vários ventosas. A bananeira tem folhas macias e macias, dispostas em espiral ao redor do caule. Dependendo da espécie ou híbrido, as folhas podem ter até 9 pés de comprimento e podem ser inteiramente verdes ou variadas. Flores masculinas e femininas são carregadas em um cluster na ponta do caule; flores femininas acabam amadurecendo até os frutos da banana.

Cuidados culturais e ambientais

As bananas preferem solos ricos e férteis e um local ensolarado e protegido. Essas plantas prosperam em condições uniformemente quentes ou quentes. O crescimento das plantas diminui se as temperaturas caírem abaixo de 60 graus Fahrenheit, e danos irreversíveis ao congelamento podem ocorrer abaixo de 32 graus. Ventos fortes podem causar trituração e secagem de folhas e podem derrubar plantas. As bananeiras requerem água em abundância e sofrerão se o solo secar; no entanto, eles não são tolerantes a inundações. Cada haste produz apenas flores e frutos uma vez; portanto, a haste ativa deve ser cortada para permitir que novos ventosas surjam.

Pragas e doenças comuns

As bananeiras, cultivadas em ambientes fechados ou em uma plantação, podem ser incomodadas por várias pragas e patógenos. Os nemátodes são frequentemente um grande problema e são melhor controlados com nematicidas, arados repetidos e exposição ao sol ou rotação de culturas. Além disso, os cormos devem ser desinfetados em soluções de água quente antes do plantio. Outras pragas de banana incluem o gorgulho preto e várias espécies de tripes e ácaros. Vários fungos, bactérias e vírus podem atacar bananeiras, causando o desenvolvimento de sintomas que variam de manchas ou estrias de folhas a frutos ou raízes podres.

Usos alimentares

Todas as bananeiras podem produzir frutos comestíveis, mas o sabor, a semente, a cor, o tamanho e outras características do fruto dependem da espécie ou variedade. As bananas podem ser descascadas e consumidas cruas, descascadas ou descascadas, transformadas em um purê adequado para bebês e usadas de várias outras maneiras. Além das frutas altamente versáteis desta planta, os caules descascados podem ser picados e adicionados a saladas ou cozidos no vapor com outros vegetais.

Usos não alimentares

As folhas de bananeira são comumente usadas como plantas, para embrulhar alimentos e como sombra para os olhos ou para proteção contra chuva. O pseudo-banana pode ser utilizado para sua fibra. A polpa pode ser usada para fabricar corda, papel, tapetes e outros artigos, mas o pseudostem geralmente é mais valioso economicamente se for picado e deixado em um campo pelo seu conteúdo de matéria orgânica. Todas as partes da banana têm valor medicinal. Por exemplo, as flores podem ser cozidas e consumidas por diabéticos ou usadas para bronquite, disenteria e úlceras. A seiva da planta pode ser tomada internamente ou aplicada externamente a picadas e mordidas. As folhas jovens podem ser usadas como cataplasma para irritações da pele. As raízes, as cinzas das cascas e folhas e a mucilagem das sementes também servem a propósitos medicinais em algumas regiões e culturas.

Pin
Send
Share
Send

Assista o vídeo: Amarre uma Casca de Banana Assim por uma Semana e Veja o que Acontece com Seu Corpo (Pode 2024).