Técnicas para pisos de isolamento acústico

Pin
Send
Share
Send

Dois tipos de som podem passar pelo piso e dificultar a vida das pessoas que vivem no andar de baixo. O primeiro é ruído de impacto, como o som de sapatos andando em madeira ou móveis sendo arrastados pelo chão. O segundo é ruído aéreo, incluindo o som de uma TV, sistema de som, conversas altas e o estranho concerto operístico do chuveiro. Um sistema eficaz de controle de som do piso deve atender aos dois tipos de som.

Crédito: The Soundproofing StoreO isolamento acústico geralmente requer camadas de materiais diferentes.

Assim como nas paredes de isolamento acústico, o melhor momento para isolar o piso é durante a construção inicial, quando as vigas são expostas e o subpiso ainda não foi fixado. Atualmente, é bastante fácil instalar materiais que amortecem as vibrações de impacto e outros materiais que absorvem o som transmitido pelo ar diretamente na estrutura do piso. O próximo melhor momento é durante a instalação de um novo revestimento de piso, quando você pode instalar uma ou mais camadas de material de isolamento acústico de dupla finalidade.

Se você não planeja fazer nenhum trabalho no chão, ainda pode fazer insonorização simplesmente com carpete no chão. De fato, o carpete é de rigueur em algumas residências antigas de vários níveis, como as famosas casas de pedra da Nova Inglaterra. Muitos proprietários incluem uma cláusula de arrendamento que exige que os inquilinos mantenham carpetes em 85% dos pisos da unidade. O carpete cria uma insonorização surpreendentemente boa. Não é tão bom quanto um sistema de isolamento acústico dedicado instalado durante a construção do piso, mas você pode melhorar instalando uma barreira de absorção de som embaixo dele.

Tipos de materiais para isolamento acústico de pisos

Está disponível uma grande variedade de materiais de isolamento acústico, e a melhor opção depende de vários fatores, incluindo:

  • Fase de construção
  • Nível desejado de isolamento acústico
  • Tipo de ruído
  • Despesas

A insonorização perfeita é o ideal, e muitas vezes você precisa se contentar com algo menos do que perfeito, especialmente se estiver insonorizando um piso que já foi construído. No entanto, você pode se aproximar do ideal se estiver em posição de incorporar mais de um material de isolamento acústico ao piso, incluindo materiais que separam camadas de madeira para impedir a passagem de vibrações de impacto e materiais absorventes que amortecem as vibrações transportadas pelo ar .

Isoladores de Joist

crédito: Os isoladores CowJoist à prova de som são projetados para caber em vigas padrão firmemente sem prendedores.

Se você ainda estiver construindo o piso, considere instalar isoladores de vigas em cima das vigas antes de parafusar o subpiso. Os isoladores de vigas separam as vigas do subpiso real e impedem a transmissão do som do impacto. Esses isoladores também podem absorver uma certa quantidade de ruído no ar, mas são melhor utilizados em conjunto com um material de enchimento instalado entre as vigas.

Dicas

Se o piso já estiver construído, você ainda poderá incorporar isoladores de vigas em uma segunda camada de subpiso que fica na parte superior do piso original. Quando usados ​​dessa maneira, os isoladores vão para o fundo das vigas que formam o novo piso.

Canal resiliente

O canal resiliente separa o drywall do teto das vigas.

Canal resiliente é um tipo de tira de metal plana em forma de C que desacopla o drywall do teto ou da parede das vigas ou pregos, fornecendo uma camada extra de atenuação da vibração. Eles podem ser instalados para reduzir a transmissão de som no teto ou na parede. Canais resilientes são instalados conectando um flange plano na base do "C" às vigas. O drywall é então parafusado nas superfícies superiores planas dos canais, o que permite que toda a camada de drywall flutue para longe das vigas.

O canal resiliente foi desenvolvido pela United States Gypsum, fabricante do Sheetrock, e é uma das opções originais de isolamento acústico. Por si só, o canal resiliente não é extremamente eficaz, mas é barato. Funciona melhor quando usado em conjunto com outros métodos de isolamento acústico.

Enchimento acústico

crédito: Noise StopAcoustic filler é o melhor material para absorver ruídos aéreos.

O enchimento acústico é um material em folha que geralmente é instalado antes da conclusão do subpiso, embora também possa ser instalado em um piso acabado, removendo o drywall do teto abaixo e instalando o material contra a parte inferior do subpiso. O enchimento acústico parece com isolamento térmico e, de fato, é semelhante. Se você preferir instalar lã de rocha nas cavidades da viga como alternativa, obterá aproximadamente o mesmo nível de isolamento acústico. Você pode até usar mantas de fibra de vidro como material de enchimento que absorve o som, mas não funciona tão bem. Diferentemente do isolamento térmico, o preenchimento acústico possui várias classificações de isolamento acústico, para que você possa escolher o nível de isolamento acústico mais adequado.

Isolamento acústico

Uma barreira ao impacto substitui a cobertura padrão de madeira e laminados.

Se estiver instalando um novo revestimento de piso, você poderá instalar uma camada de isolamento acústico embaixo dela, antes da instalação. Esse material de subpastilha vem em várias espessuras e densidades e amortece efetivamente as vibrações de impacto. Você pode instalar esse material em pisos de madeira e laminados e, se você comprar o material certo, também em pisos de azulejo. O piso inferior do piso de cerâmica adere ao subpavimento e é classificado para aceitar uma camada de argamassa de camada fina padrão na superfície exposta.

Adesivo de amortecimento de ruído

Crédito: O adesivo amortecedor AcoustiGuardNoise separa folhas de madeira compensada ou drywall com uma camada de absorção de vibração.

Os adesivos viscoelásticos, dos quais o Green Glue é o exemplo mais conhecido, desacoplam camadas de madeira compensada ou drywall para impedir a transmissão de vibrações. A melhor maneira de usar esse material é espalhá-lo no subpiso existente e colocar outra folha de material no subpiso. A Cola Verde cria um pequeno espaço entre as camadas, o que reduz a transmissão do som. Você também pode espalhá-lo no teto abaixo do piso e cobri-lo com uma folha extra de drywall.

Dicas

A empresa que fabrica cola verde também vende fita que você pode instalar nas partes superiores das vigas do piso antes de fixar o subpiso. Esta fita é uma alternativa aos isoladores de vigas. A empresa também fabrica calafetar à prova de som para selar as bordas do piso sob os rodapés e em volta das aberturas de ventilação.

Isolamento acústico de um piso existente

Se seu piso ainda estiver em construção, você poderá incorporar qualquer um desses métodos de isolamento acústico, mas suas opções para um piso existente são mais limitadas. Você obterá os melhores resultados se for possível remover e substituir o drywall do teto abaixo do piso. Nesse caso, você pode empregar um ou todos os seguintes métodos:

  • Encha as cavidades entre vigas com isolamento acústico ou térmico.
  • Instale isoladores de vigas ou fita de vigas nas vigas expostas.
  • Aparafuse o canal resiliente às vigas.
  • Instale uma camada dupla de drywall, separada por uma aplicação generosa de adesivo antitérmico.

Se a demolição estiver fora de questão, você ainda poderá instalar uma camada extra de drywall no teto abaixo, usando adesivo. O volume extra do novo drywall, juntamente com o amortecimento de ruído fornecido pelo adesivo, reduz bastante a transmissão de vibrações de impacto.

Colocar uma almofada de absorção de som embaixo do tapete é uma solução fácil de isolamento acústico.

Se você estiver procurando uma solução rápida com o mínimo de esforço de remodelação, espalhe carpetes espessos no chão. A pilha de carpete espesso absorve o ruído aéreo enquanto amortece os sons de passos e outros impactos. Se você já tem um tapete favorito, mas não é muito espesso, coloque uma camada de absorvente de som embaixo dele. Você encontrará uma seleção desconcertante de produtos de baixo revestimento, incluindo látex e espuma, poliuretano colado e borracha de waffle. Os melhores materiais para insonorização são as fibras sintéticas, a juta e as almofadas de feltro, porque são mais densas e espessas do que outros materiais.

Dicas

A espessura ideal do estofamento do tapete é 7/16 polegadas. Qualquer coisa além disso cria problemas de instalação e provavelmente não fornecerá isolamento sonoro suficiente para garantir a solução desses problemas.

Pin
Send
Share
Send