Por que as tomadas de parede esquentam?

Pin
Send
Share
Send

As pessoas usam tantos aparelhos domésticos que funcionam com eletricidade que é fácil tomar essa fonte de energia como garantida. Quando as pessoas ligam um interruptor ou conectam algo a uma tomada, esperam que o dispositivo funcione. Eles não dão muita atenção à fiação elétrica em sua casa, a menos que algo dê errado. Uma das coisas que pode ser problemática é uma tomada que fica quente ao toque.

Evitar fazer coisas que aquecem as tomadas é uma parte importante da segurança contra incêndio.

Tomadas de parede

As tomadas de parede geralmente têm um par de soquetes. Se os soquetes tiverem três orifícios - duas fendas e um orifício arredondado - a tomada será aterrada, embora as casas mais antigas possam ter saídas não aterradas sem o orifício circular.

Aviso de saída

Se qualquer parte de uma parede elétrica estiver quente ou se a parede ao redor estiver, pare de usar a tomada e chame um eletricista para fazer o check-out. Uma saída quente representa um risco de incêndio e pode acender um incêndio. Quando uma tomada fica quente, significa que a energia total usada pelos aparelhos elétricos conectados a essa tomada excede a capacidade da fiação para transportar a carga. Em outras palavras, a tomada está sobrecarregada. Por exemplo, quando se trata de aparelhos elétricos de alta potência - incluindo aparelhos como forno de microondas, torradeira, forno de convecção, frigideira elétrica ou ferro de waffle - conectar mais do que o aparelho a uma única tomada geralmente resulta em sobrecarga. Conectar os cabos de extensão a uma tomada e depois conectar muitos itens elétricos à extensão também pode sobrecarregar a tomada e aquecê-la.

Noções básicas de tomada

Os circuitos elétricos são classificados em amperes. Por exemplo, se você tivesse 100 ampères de energia entrando na caixa do disjuntor doméstico, toda a fiação poderia suportar até 240 volts de eletricidade. Isso significa 24.000 watts de potência. Aparelhos elétricos, desde lâmpadas até secadores de cabelo e fornos de microondas, são classificados de acordo com a quantidade de watts de eletricidade que eles usam. As tomadas em sua casa são conectadas em grupos ou circuitos em interruptores individuais nas caixas do disjuntor. Esses disjuntores podem suportar 15 ou 20 amperes cada. Um circuito de 15 A pode suportar 3.600 watts de demanda, enquanto um circuito de 20 A pode suportar 4.800 W. Se você conectar dispositivos elétricos a tomadas de um disjuntor que excedam essa potência, sobrecarregará o circuito e as tomadas da parede ficarão quentes.

Noções básicas de fiação

A fiação doméstica é de alumínio ou cobre. Você pode saber qual deles possui removendo a placa externa que cobre a tomada e observando as extremidades expostas dos fios elétricos conectados à tomada. Coloque o interruptor na caixa do disjuntor de energia elétrica na posição desligado para que essa tomada desconecte a energia antes de remover a tampa da tomada. Quando você olha para dentro da tomada, se vir fios prateados, a fiação é de alumínio, enquanto os fios amarelos ou de cor cobre são de cobre. Como os fios de alumínio tendem a se soltar quando aquecem, procure fios soltos que possam não estar conectados corretamente. Mas peça a um eletricista que cuide de todos os problemas.

Pin
Send
Share
Send

Assista o vídeo: Tomada esquentando e derretendo! O que fazer? (Abril 2024).