Por que a condensação no Windows acontece?

Pin
Send
Share
Send

Algumas pessoas se referem à condensação da janela como vidro suado, mas o fenômeno não tem muito a ver com o próprio vidro. A condensação é causada pela umidade do ar da sala, e a razão pela qual ela se transforma em névoa e gotículas de água na janela é simplesmente porque o vidro é mais frio que o resto da sala. Se as janelas fossem feitas de metal, a mesma coisa aconteceria e seria mais confusa, porque o metal enferruja.

O gradiente de temperatura na janela é responsável pela condensação e nebulização.

A física por trás da condensação não é complicada e, se você entender, poderá controlá-la melhor. Porque, sim, há coisas que você pode fazer para minimizar a condensação e preservar suas janelas e sua visão.

Formas de condensação da mesma maneira que a chuva

Você já reparou que o nevoeiro se forma apenas quando o ar é fresco, que a chuva tende a acompanhar uma queda de temperatura ou que o calor e a umidade andam de mãos dadas? O fato subjacente da natureza é que o ar quente pode reter mais umidade dissolvida do que o ar frio. Quando o ar quente e saturado esfria, a umidade se precipita como névoa ou gotas de chuva reais.

As coisas podem se tornar interessantes quando a condensação se transforma em gelo em suas janelas.

Esta é a razão exata pela qual a condensação se forma nas janelas. O vidro é uma interface entre o calor da sua casa e o ar frio do lado de fora e, quando o ar quente entra em contato com o vidro frio, a umidade se precipita. É como um mini sistema climático em suas janelas. Se suas janelas estiverem mal isoladas e o ar da casa estiver muito úmido, você poderá ter uma tempestade virtual no vidro em um dia frio. É por isso que um banho no banheiro em um dia frio pode fazer com que a umidade pingue literalmente das janelas no chão. Obviamente, se as temperaturas estiverem abaixo de zero, a condensação congelará e você receberá uma visita de Jack Frost.

Ocasionalmente, essa situação pode funcionar ao contrário. Em climas muito quentes e úmidos, pode ser o ar úmido do lado de fora e o ar fresco no ar-condicionado da casa. Nesse caso, a condensação pode aparecer na superfície externa do vidro. Você experimentou esse fenômeno exato se já viu óculos embaçarem quando sai de um ambiente frio e interno para um dia de verão muito úmido.

Por que a condensação é um problema

Uma certa quantidade de condensação da janela é normal em qualquer casa, especialmente durante o inverno. Você pode tomá-lo como um sinal de que o ar da casa está úmido o suficiente para mantê-lo saudável. O ar seco faz mal à pele e ao cabelo e pode causar problemas respiratórios. No entanto, muita coisa boa pode se tornar uma coisa ruim, e isso definitivamente é verdade para a condensação da janela.

A condensação excessiva pode danificar a moldura da janela, o peitoril e a parede.

Quando as gotas se formam no vidro e pingam no peitoril para formar poças, não demorará muito para que você tenha um problema de mofo. Se as suas janelas tiverem molduras de madeira, um pouco da água ficará atrás do peitoril ou do invólucro da janela, onde você não pode limpá-la e pode inchar a madeira, dificultando a abertura e o fechamento da janela. Com tempo suficiente, a madeira apodrecerá.

A condensação é particularmente indesejável quando se forma entre os painéis de uma janela de painel duplo. As janelas de painel duplo, também conhecidas como janelas isoladas, não devem formar condensação. Os painéis foram selados na fábrica para manter o ar úmido, e o espaço entre eles geralmente é preenchido com um gás inerte, como o argônio, para fornecer uma barreira térmica.

Quando a condensação se forma entre os painéis, significa que a vedação falhou e o buffer de gás vazou. As janelas embaçam, às vezes perdendo totalmente a transparência, e não há como restaurar a transparência, preservando o valor de isolamento da janela, exceto substituindo a janela inteira. Existem estratégias de reparo para desembaçar as janelas, mas elas não podem restaurar o valor do isolamento.

O vidro de painel duplo, também conhecido como vidro isolado, não deve formar condensação.

Dicas para controlar a condensação da janela

Quando a condensação fica fora de controle, é hora de fazer alguma coisa. Aqui estão algumas maneiras de manter o suor da janela em níveis gerenciáveis:

Reduza a umidade em casa. A umidade relativa média da casa durante os meses de inverno deve estar entre 40 e 50%. Ele sobe mais alto toda vez que você deixa a porta do banheiro aberta após o banho, seca um suéter de lã nas costas de uma cadeira ou usa um aquecedor de parede a propano. Se o seu sistema de ar central não estiver controlando a umidade ou você não tiver um sistema de ar central, precisará de um desumidificador.

Circule o ar pelas janelas. A condensação evapora mais rapidamente quando o ar está em movimento. Algumas maneiras de circular o ar incluem:

  • Deixar as portas de passagem internas abertas para que o ar possa circular livremente pela casa
  • Limpando seus filtros de retorno de ar para melhorar a circulação através do seu sistema de ar central
  • Executando ventiladores em torno de janelas com excesso de condensação
  • Deixando as janelas rachadas um pouco, se não estiver muito frio

Isole as janelas. Por padrão, o espaço entre a parede e a moldura da janela é preenchido com ar, e o ar não é um ótimo isolante térmico.

  • Reduza o gradiente de temperatura na janela removendo as tripas e enchendo as mantas de fibra de vidro ou pulverizando espuma isolante nas aberturas.
  • Quando as janelas estiverem secas, sele as folgas entre o vidro e a vidraça com calafetagem de silicone ou nova massa de vidraceiro.
  • Instale calafetagem nas janelas que se abrem.

Use janelas de tempestade. Se você mora em uma casa antiga, pode ter janelas de tempestade na garagem. Usa-os. É por isso que você os possui.

Além de controlar a condensação das janelas, as janelas de tempestade economizam energia.

Talvez você precise de janelas isoladas

Não há dúvida de que as janelas isoladas reduzem a condensação. Quando a temperatura externa é de 0 graus Fahrenheit, a temperatura interna de uma janela de painel duplo de faixa intermediária é de cerca de 44 graus F. Se você tem uma janela de alto desempenho, a temperatura pode chegar a 55 graus F, assumindo uma média temperatura ambiente entre 68 e 70 graus. Nenhuma temperatura é baixa o suficiente para gerar condensação significativa.

A condensação excessiva das janelas e as contas de alta energia são problemas relacionados, e as janelas isoladas tratam de ambos. Reduzem a perda de calor e diminuem sua conta de energia no inverno e retêm o ar fresco gerado pelo seu sistema de refrigeração no verão, o que economiza ainda mais dinheiro.

Você pode recusar o custo de substituir todas as janelas, considerando que o custo médio para substituir apenas uma está entre US $ 440 e US $ 690 ou mais, dependendo de onde você mora. Você não precisa substituir todos eles, apenas os que sofrem mais condensação, normalmente em salas menores, como quartos.

As considerações de design podem ser consideradas, considerando que pode ser difícil encontrar janelas que correspondam às que você possui. Porém, se uma janela estiver constantemente coberta com condensação e a sala parecer fria, alterar o design da sala para acomodar a nova janela poderá ser menos caro e mais eficaz do que atualizar o isolamento na sala.

Pin
Send
Share
Send