Quanto tempo vive uma bananeira?

Pin
Send
Share
Send

As bananeiras têm aparência de árvore, mas não são árvores. As plantas são perenes herbáceas e, como tal, não vivem tanto quanto a maioria das árvores. Desejáveis ​​por sua aparência tropical e saborosas frutas, as bananeiras prosperam em solo rico e úmido e com luz solar completa. Infelizmente, eles não toleram muito bem a temperatura ou os extremos ambientais e podem sofrer nematóides; tudo o que pode afetar a vida média de uma bananeira.

O "tronco" de uma bananeira é na verdade folhas bem embrulhadas.

Como as bananas crescem

Entender a vida de uma bananeira significa entender como ela cresce. As bananeiras crescem nos rizomas, que são raízes grossas, carnudas e horizontais. Eles são semelhantes aos bulbos de flores e às vezes são chamados de cormos. O rizoma lança um caule, que cresce e amadurece por um período de vários meses. As folhas empurram através do centro deste caule, que é realmente composto pelos caules das folhas. Eles emergem pelo topo, seguidos pelas flores e frutos jovens, que acabam amadurecendo em bananas maduras.

Período de tempo

Leva de nove a 12 meses para que uma bananeira produza uma flor depois de plantada, e são necessários mais dois a três meses para que as bananas amadurecem depois disso. Quando esse ciclo é concluído, a planta mãe morre. Por esse motivo, pode-se dizer que, em média, de acordo com o ciclo de crescimento, uma bananeira vive por 13 meses. No entanto, a planta mãe, ao produzir bananas, também está produzindo filhotes, ou minúsculas plantas de bebê que crescem em torno da base da planta principal.

Considerações

Outros brotos menores crescem a partir do rizoma, juntamente com o broto principal. Estes são chamados filhotes, ventosas ou bananeiras. Os produtores comerciais geralmente os removem para que a planta principal possa crescer grande e forte. Os filhotes podem ser plantados ou doados. Depois que a planta mãe morre, geralmente existem vários filhotes novos que já surgiram ou logo surgirão do rizoma. Uma delas será escolhida pelo produtor para amadurecer em uma nova planta. Assim, mesmo que a planta mãe tenha morrido, o rizoma continua a viver e produzirá uma nova brotação para substituí-lo, como uma tulipa, narciso ou outra flor de bulbo.

Problemas

As bananeiras cultivadas comercialmente geralmente produzem brotos saudáveis ​​do rizoma por cerca de seis anos, de acordo com a Universidade de Purdue. Portanto, pode-se dizer que uma bananeira vive por seis anos, se você considerar o rizoma a planta. Infelizmente, muitas coisas podem reduzir a vida de um rizoma. Os nemátodes podem reduzir pela metade a vida de um rizoma de banana. Isso acontece frequentemente em áreas tropicais, a menos que os campos de banana sejam cuidadosamente mantidos. Nos Estados Unidos, nemátodos do solo são muito menos comuns. Muita água no solo pode fazer com que o rizoma apodreça. Outros fatores podem afetar a própria planta. Os ventos derrubam facilmente as bananeiras e as temperaturas congelantes impedem o crescimento da planta. Temperaturas quentes (cerca de 100 graus Fahrenheit) impedirão a planta de florescer ou produzir bananas.

Pin
Send
Share
Send

Assista o vídeo: O PERIGO DAS BANANEIRAS VOCÊ SABIA DESSA? (Abril 2024).