Tipos de pára-raios

Pin
Send
Share
Send

Pára-raios são dispositivos usados ​​para parar raios de danificar sistemas de energia elétrica. Os sistemas elétricos modernos tendem a ser vulneráveis ​​a surtos de tensão de qualquer tipo, de modo que os pára-raios se tornam mais necessários. Os para-raios capturam picos de tensão na fiação elétrica e os desviam para os cabos de aterramento, que direcionam a corrente para o solo. Estão disponíveis vários tipos populares de para-raios.

Os pára-raios ajudam a evitar danos causados ​​por raios e outras mudanças atuais.

Protetores de abertura de trompa

Os pára-brisas de trompa são nomeados por suas duas hastes de metal em forma de chifre. Essas hastes estão dispostas em torno de um pequeno espaço de ar e a distância entre as duas hastes aumenta à medida que elas se elevam. As hastes são colocadas em isoladores de porcelana.

A buzina é conectada a dois fios diferentes: um é conectado à linha elétrica. Entre ele e a buzina existe uma resistência e uma bobina de estrangulamento. A resistência regula o nível de corrente permitido no pára-raios de uma só vez, e a bobina de estrangulamento aumenta a reatividade do pára-raios quando a frequência transitória ocorre. O outro fio está conectado a um terra, que transfere o excesso de eletricidade para o solo.

Pára-raios com várias lacunas

Os pára-brisas de múltiplas folgas são fabricados a partir de uma série de cilindros de metal. Esses cilindros são todos isolados um do outro e separados por intervalos de ar. O primeiro cilindro é conectado à linha elétrica, enquanto todos os outros cilindros são conectados ao solo através de uma resistência em série, que gradualmente gasta a energia da corrente. Algumas das lacunas entre os cilindros posteriores têm uma resistência de derivação que ocorre quando há excesso de tensão.

Pára-raios tipo válvula

Os pára-raios do tipo válvula são comumente usados ​​em sistemas elétricos de alta potência. Eles consistem em duas partes principais: uma série de falhas de ignição e uma série de discos de resistores não lineares. Os pára-raios do tipo válvula funcionam quando a tensão excessiva faz com que os intervalos de centelha se toquem e os resistores não lineares transportam a tensão para o solo. Quando o surto de excesso de energia termina, os resistentes afastam as fagulhas.

Pára-raios tipo pellet

Pára-raios tipo pellet são constituídos por tubos de vidro cheios de pellets de chumbo. As pastilhas são feitas de um interior de peróxido de chumbo revestido por óxido de chumbo. O óxido de chumbo não é fortemente condutor; peróxido de chumbo é. Quando o óxido de chumbo é aquecido, ele se torna peróxido de chumbo, dando à corrente um lugar para fluir. Depois que a corrente é transferida, o peróxido de chumbo muda novamente para óxido de chumbo. Esse tipo de pára-raios não é mais amplamente usado.

Pin
Send
Share
Send