Como cultivar um pessegueiro a partir de estacas

Pin
Send
Share
Send

Árvores de pêssego (Prunus persica) trazem beleza o ano inteiro com suas folhas, flores e frutas. A maioria dos pessegueiros é cultivada por enxerto ou brotamento para ajudar a melhorar sua resistência a doenças, embora também cresçam de maneira confiável a partir de mudas. Os pessegueiros cultivados em corte podem não ter a resiliência das árvores enxertadas, mas ainda podem produzir frutos e flores com as mesmas características da árvore-mãe.

O clima certo

Os pessegueiros precisam de um certo número de horas de frio por ano para dar frutos. Eles crescem bem nas zonas de resistência 5b a 8b das plantas do Departamento de Agricultura dos EUA, embora se saiam particularmente bem nas zonas 6 a 7 do USDA, onde as temperaturas caem abaixo de 45 graus Fahrenheit por um período de tempo adequado.

Ao fazer estacas de pêssego, verifique se elas são de uma árvore com bom desempenho em sua área.

Tipos de corte de pessegueiro

Os pêssegos enraízam com maior confiabilidade a partir de estacas de madeira colhidas no inverno, embora algumas cultivares também enraizem a partir de estacas de madeira macia ou semi-folhosas colhidas no verão.

Um exemplo é o pêssego 'Redhaven' (Prunus persica 'Redhaven', zonas USDA 5 a 8), que é uma variedade de pedras livres conhecida por sua carne amarela perfumada e pele avermelhada. Cresce melhor a partir de estacas frondosas, semi-folhosas, colhidas no final do verão.

Tomando estacas de pêssego

UMA Corte de 4 a 6 polegadas com um caule reto e muitos nós de folhas ao longo de seu comprimento, é a melhor opção para enraizar pessegueiros. As estacas de madeira devem ser totalmente sem folhas, com casca marrom e nós endurecidos. As estacas de madeira macia geralmente têm um caule dobrável e verde, enquanto as estacas de madeira semi-folhosa são verdes e folhosas na ponta, com casca ligeiramente endurecida na base.

Faça o corte em um ângulo de 45 graus e retire os dois conjuntos mais baixos de folhas, se for um corte macio ou semi-duro. O hormônio de enraizamento fornece o impulso necessário para que as estacas de pêssego sejam enraizadas, mas a força do hormônio varia de acordo com a estação.

  • Estacas de madeira precisa de uma queda de cinco segundos em 0,4%, ou 4.000 partes por milhão, líquido do hormônio de enraizamento, ou um pó de 0,8%, ou 8.000 partes por milhão, em pó de enraizamento.
  • Madeira macia ou estacas semi-duras se beneficiam de um pó de 0,25%, ou 2.500 partes por milhão, de hormônio em pó enraizado.

Meça 1 ou 2 colheres de sopa de pó de hormônio de enraizamento, às vezes chamado de talco, e aplique-o nos nós das extremidades e das folhas cortadas usando um pincel macio, depois descarte a porção usada. Para o hormônio líquido, coloque-o em um recipiente descartável e descarte o excesso depois de saturar a extremidade cortada do corte. Use luvas de borracha, mangas compridas e óculos de proteção ao trabalhar com hormônio de enraizamento e evite inalá-lo.

Enraizamento de estacas de pêssego

As estacas de madeira dura e semi-dura ou de madeira macia compartilham necessidades semelhantes ao fazer o enraizamento.

Passo 1

Encha o recipiente com meio estéril e úmido, como uma mistura de turfa em partes iguais e areia ou perlita. Use um recipiente de 1 galão com vários orifícios de drenagem na parte inferior.

Passo 2

Cole a extremidade cortada e tratada com hormônios das estacas no meio até que um terço inferior seja enterrado. Verifique se o corte está na vertical e pressione o meio contra a haste firmemente.

Etapa 3

Conjunto estacas de madeira ao ar livre contra uma parede voltada para o sul, onde as temperaturas ficam acima de 18 graus Celsius ou as coloque em uma moldura fria em áreas com invernos frios.

Conjunto estacas de madeira macia ou semi-madeira em uma área protegida e levemente sombreada. Cubra a panela com um saco plástico transparente que seja grande o suficiente para cobrir as estacas sem descansar contra ela e faça uma fatia de 2,5 cm para deixar a umidade escapar. Proteja o corte do sol direto.

Passo 4

Mantenha o meio úmido, mas não encharcado ou encharcado, como a raiz das estacas de pêssego. Misture estacas de madeira macia e semi-folhosa com água de um frasco de spray todos os dias e sacuda qualquer acúmulo de umidade dentro do saco plástico antes de colocá-lo de volta no lugar.

Etapa 5

Verifique as raízes em quatro semanas, puxando com cuidado a base do corte para sentir resistência. As estacas de madeira enraízam-se um pouco mais devagar e podem levar até seis semanas.

Cuidados posteriores e transplantes

As estacas de pêssego precisam de tempo para desenvolver um sistema radicular denso e saudável antes de transplantá-las para o jardim. Mova as mudas para vasos individuais de 1 galão, com orifícios de drenagem, e coloque-as em terra comum. Cultive-as em uma área iluminada e protegida por pelo menos uma temporada inteira e depois transplante-as em uma cama ensolarada com solo de drenagem rápida na primavera.

Espace os pessegueiros maiores com 15 a 20 pés de distância e os cultivares mais compactos ou anões com 10 a 12 pés de distância.

Pin
Send
Share
Send

Assista o vídeo: O Rei das Mudas de Pêssego, Ameixa e Nespera, aprenda (Pode 2024).