Dicas de manutenção para um campo de drenagem séptica

Pin
Send
Share
Send

Debaixo de cada campo de drenagem, há uma rede de canos enterrados.

Um dos encantos de viver em um ambiente rural é que sua casa provavelmente será atendida por um sistema séptico. Seu sistema pode funcionar por anos sem causar problemas ou até ser perceptível, mas se você o usar de forma incorreta ou negligenciá-lo, lembrará sua presença com sinais que seu nariz pode detectar. Os odores podem vir do tanque, mas com mais frequência vêm do campo de drenagem, que é o término do sistema e seu componente mais sensível e importante. Evite que isso aconteça, entendendo como o sistema funciona, para que você saiba o que é necessário para manter seu campo de drenagem aberto e feliz.

Design séptico

O tanque é a barriga de um sistema séptico e o campo de drenagem é o sistema de eliminação.

Para tratar adequadamente os resíduos e esgotos, um sistema séptico precisa de dois componentes principais. O primeiro é um tanque para coletar esgoto bruto e o outro é um campo de drenagem. A água entra no tanque pelo sistema de encanamento e basicamente fica estagnada lá. A matéria sólida cai no fundo do tanque e o líquido, que permanece no topo, flui para o campo de drenagem. À medida que esse efluente penetra no solo, os patógenos e as impurezas são removidos e, no final do processo, a água residual purificada entra no lençol freático.

A maioria dos sistemas sépticos são alimentados por gravidade. O tanque está localizado em uma elevação mais baixa que a casa, e o campo de drenagem está em uma elevação ainda mais baixa. Quando a topografia ou o design do edifício não permitem esse tipo de sistema, uma bomba de transferência pode estar localizada na casa ou no tanque séptico para manter a água circulando. A presença de uma bomba, que pode ficar obstruída por detritos insolúveis, torna o sistema séptico ainda mais sensível e vulnerável a bloqueios.

Digite espuma, lodo e graxa. Se tudo o que um sistema séptico precisa lidar com o lixo do banheiro, o tanque pode digerir a maior parte e a água que sai para o campo de drenagem é relativamente clara. No entanto, graxa, óleo e resíduos de cozinha fornecem uma reviravolta indesejada na trama. A graxa e o óleo não se misturam à água e formam uma camada de espuma que permanece na superfície da água do tanque e pode fluir para o campo de drenagem. Essas impurezas se depositam no solo, ligando as partículas do solo e transformando o solo em argila. O campo de drenagem torna-se progressivamente menos capaz de processar águas residuais que, em vez de absorverem, formam piscinas com odor na superfície ou próximas a ela. No final deste conto sombrio, o solo fica saturado e o campo de drenagem deve ser realocado.

Tratamento séptico começa em casa

Derramar graxa pelo ralo pode entupir seu campo de drenagem, bem como seu triturador de lixo.

Seu campo séptico pode estar a centenas de metros de distância de sua casa, mas é afetado pelo que você faz na cozinha, nos banheiros e na lavanderia. Se você pensa no seu triturador de lixo como um repositório de graxa para cozinhar, corre o risco de entupir as artérias dessa parte tão importante do seu sistema de encanamento. O mesmo acontece toda vez que você lava um objeto grande e insolúvel, como uma fralda, em um dos banheiros. Assim como seu próprio sistema digestivo, uma fossa séptica pode lidar apenas com resíduos biodegradáveis. Aqui está uma pequena lista dos itens mais importantes e não importantes para manter a saúde do seu campo de drenagem.

Faz:

  • Lembre a todos que usam o banheiro para lavar apenas resíduos e papel higiênico.
  • Mantenha um balde de lixo próximo à pia da cozinha e use-o para resíduos de alimentos gordurosos, oleosos e ricos em amido.
  • Faça o seu tanque bombear regularmente. Os profissionais recomendam fazê-lo a cada três anos ou quando a camada de lodo - que você pode medir inserindo um longo poste pela porta de acesso - é mais de um terço da profundidade total do tanque.
  • Desvie o escoamento da sua casa ou de outras partes da sua propriedade para longe do campo de drenagem. O excesso de água retarda o processo de percolação e aumenta as chances de falha no campo de drenagem.
  • Verifique o funcionamento da sua bomba de transferência com freqüência, se você tiver uma.

Não faça:

  • Dirija no campo de drenagem. Seu carro comprimirá o solo e poderá quebrar um dos tubos de drenagem.
  • Construa no campo de drenagem. Uma certa quantidade de evaporação mantém o campo de drenagem saudável e qualquer estrutura que você colocar no campo, incluindo os conveses, reduz a metragem quadrada aberta à atmosfera.
  • Plante árvores ou arbustos com 30 metros do campo de drenagem. As raízes são atraídas pelos canos de drenagem e, se começarem a crescer dentro deles, você provavelmente terá que cavar os canos para remover as raízes. É bom - e até desejável - plantar grama ou flores silvestres, porque a cobertura do solo reforça o solo e evita a erosão.
  • Despeje líquidos insolúveis, como tinta, na pia ou lave-os no vaso sanitário. Muitos desses líquidos são mais leves que a água e acabam obstruindo o campo de drenagem.

E os aditivos sépticos?

Em vez de introduzir aditivos, considere bombear seu tanque com mais frequência.

Um sistema séptico funciona melhor quando você coloca apenas o que foi projetado para lidar, o que inclui resíduos humanos e papel higiênico degradável. Pesquisas mostraram que a introdução de enzimas para acelerar a digestão pode reduzir a camada de escória, quebrando graxas e óleos, mas isso pode realmente ser ruim para o campo de drenagem. A camada de espuma contém graxas e óleos e, quando se decompõe, é mais provável que esses contaminantes prejudiciais atinjam o campo de lixiviação. Em vez de jogar aditivos no vaso sanitário, é uma idéia melhor bombear o tanque com mais frequência.

Esta não é uma questão clara, e alguns proprietários optam por usar aditivos. Se você é um deles, esqueça os contos das esposas que recomendam fermento, estrume de frango ou carne de hambúrguer. Os melhores aditivos são as enzimas, que ajudam na digestão ao decompor a matéria orgânica em moléculas menores que podem ser eliminadas. Nunca introduza produtos de limpeza que contenham compostos ácido sulfúrico ou clorídrico ou hidróxido. Esses produtos químicos poderosos podem destruir os tubos e, mesmo que isso não aconteça, eles acabam contaminando as águas subterrâneas.

Pin
Send
Share
Send