Características da arquitetura contemporânea

Pin
Send
Share
Send

Arquitetura contemporânea é um termo amplo que muitas pessoas consideram qualquer arquitetura dos dias atuais. A arquitetura contemporânea é distinta de outros movimentos arquitetônicos, como arquitetura fascista, arquitetura moderna, arquitetura clássica ou arquitetura federalista. A arquitetura contemporânea possui várias características distintas que podem ajudar os espectadores a identificá-la.

Características arquitetônicas contemporâneas da arquitetura / iStock / GettyImages

O que é arquitetura contemporânea como conceito?

De um modo geral, arquitetura contemporânea pode ser considerada a arquitetura do presente dia. Ao falar sobre arquitetura, é típico classificar diferentes tipos de arquitetura em diferentes "movimentos" arquitetônicos. Arquitetura clássica, arquitetura brutalista, arquitetura federalista e arquitetura gótica são exemplos de movimentos arquitetônicos particulares. Esses movimentos estão quase todos ligados a um período histórico específico.

A arquitetura contemporânea, por outro lado, não é um movimento arquitetônico. É uma ideologia abrangente preocupada com a arquitetura que reflete as opiniões e valores do presente e tem como objetivo romper com o passado. Isso significa que arquitetos contemporâneos têm como princípio norteador o desejo de criar arquitetura que rompa com tradições, estilos e padrões do passado. Mais do que qualquer valor, a arquitetura contemporânea é sobre inovação.

Porque a arquitetura contemporânea não é um movimento que reflete um momento histórico particular, é livre para ser o termo genérico para qualquer coisa que reflita o momento contemporâneo. Em retrospectiva, certa arquitetura que na época era considerada contemporânea pode, após reflexão, ser vista como um exemplo de um movimento ou tendência de estilo particular. Dessa forma, é difícil identificar um tipo de estilo até que tenha passado tempo suficiente para identificar tendências no pensamento e no design.

Quais são as características da arquitetura contemporânea?

Diferente da arquitetura barroca ou gótica, que possui elementos de design ou floresce que são facilmente reconhecíveis e distinguíveis, a arquitetura contemporânea não tem um "estilo". Dito isto, no entanto, existem certos princípios, valores de design e até materiais que são a província da arquitetura contemporânea e isso pode ser usado para ajudar a identificar e descrever o trabalho.

A alma da arquitetura contemporânea é inovação, novidade e novidade. Isso não significa novidade como no puro capricho, embora certamente haja espaço para o capricho na arquitetura contemporânea. Novel neste caso significa vontade de experimentar o novo, de experimentar coisas que nunca foram experimentadas antes em termos de materiais, luz, espaço e forma. A arquitetura contemporânea geralmente apresenta o uso de materiais de construção não convencionais ou o uso de materiais industriais em um espaço doméstico.

A sustentabilidade também é uma preocupação do arquiteto contemporâneo. Em vez de habitações ornamentadas que usam recursos caros para produzir e danificar o meio ambiente, arquitetos contemporâneos favorecem o uso de materiais como concreto, metal, madeira sustentável e frequentemente recuperava material existente para construção. Superfícies duras como vidro, metal e aço são materiais populares para arquitetos contemporâneos.

O que é distinto na arquitetura contemporânea?

Além dos materiais, a forma atual da arquitetura contemporânea se distinguiu. O uso de linhas curvas, espaços arredondados e uma divergência do domínio da linha reta caracterizar a arquitetura contemporânea. Linhas limpas e minimalismo são palavras de ordem da arquitetura contemporânea. Enquanto os elementos gritantes do minimalismo são mais frequentemente associados à arquitetura moderna, a arquitetura contemporânea também tem ecos do movimento minimalista.

Janelas grandes e muitas delas são características da arquitetura contemporânea. Como a arquitetura clássica posicionava principalmente janelas no centro das paredes e as usava para olhar para fora, o arquiteto contemporâneo usa grandes painéis de vidro para criar oportunidades de luz natural, aquecimento solar passivo e sensação de abertura mesmo nos meses frios. Janelas de escritórios, clarabóias e grandes janelas acima da cabeça oferecem luz e uma sensação de abertura ao mundo exterior, o que aumenta a conexão com a natureza.

Formas que evocam o mundo natural e que não são exclusivamente funcionais são características da arquitetura contemporânea. Linhas limpas, espaços abertos e falta de barulho e ornamentos são as marcas da arquitetura contemporânea. Plantas baixas abertas e uma configuração tipo loft para grandes espaços, comerciais e domésticos, são outros exemplos do estilo.

Como a arquitetura contemporânea aborda a natureza?

Outra característica popular e distinta da arquitetura contemporânea é a relação da estrutura com o mundo natural. Historicamente, quando um edifício era construído, pretendia-se conquistar o meio ambiente ou afirmar o morador da casa ou o domínio do proprietário da construção sobre a paisagem. Isso é particularmente verdadeiro na arquitetura durante o período colonial, que seria colocado no topo de uma colina ou em algum outro local visível.

A arquitetura contemporânea se preocupa com situando edifícios no mundo natural de maneira a torná-los parte do ambiente ou leva em consideração o ambiente ao planejar a estrutura.

A habitação ecológica é apenas um componente da e **arquitetura contemporânea focada no meio ambiente. ** A idéia de usar materiais naturais e construir de uma maneira que não afete negativamente o ambiente de vida é importante na arquitetura contemporânea. Igualmente importante é um design que irá complementar e parecer harmonioso com o ambiente natural, criando uma sensibilidade contínua que faz parecer que o prédio pertence a esse local.

Muitos arquitetos contemporâneos tente usar o ambiente natural como um elemento em arquitetura. As vistas podem ditar a colocação de janelas ou paredes. A direção do nascer e do pôr do sol pode influenciar a localização dos quartos, onde estão os painéis solares e como o espaço externo é utilizado para a recreação.

Quais são alguns materiais de arquitetura contemporânea?

A arquitetura contemporânea depende, em certa medida, dos materiais tradicionais, como madeira, tijolo, alvenaria e concreto, mas de uma maneira diferente. Materiais expostos, como tijolo ou concreto, anteriormente considerados "industriais", aparecem em residências e escritórios e oferecem um choque de minimalismo que também cria calor. Design estranho floresce como entalhes elaborados, molduras de gesso e outros elementos exigentes são eliminados em favor da simplicidade.

Em termos de arquitetura comercial contemporânea, muitas estruturas comerciais ostentam o que poderia ser chamado de arquitetura "animada". São elementos não estáticos, que interagem com os transeuntes, usuários do espaço e do mundo natural. Esses recursos podem ser tão simples quanto padrões dramáticos de iluminação externa e tão complexos quanto elaborados recursos hídricos e projeções que se movem e reagem aos acontecimentos do lado de fora.

Vidro, metal e concreto são três dos materiais mais populares da arquitetura contemporânea. Em vez de utilizar a madeira como base para um edifício ou uma estrutura, a arquitetura contemporânea se apóia mais fortemente nessas superfícies planas e duras, com madeira usada mais como acento do que como material de construção principal.

Quais são algumas características das casas contemporâneas?

Casas contemporâneas e espaços públicos e comerciais contemporâneos compartilham algumas características. Mas, diferentemente dos espaços públicos, as casas foram projetadas para oferecer privacidade, intimidade e versatilidade de uso. Além do uso de materiais não tradicionais, atenção à geometria e muita luz natural, existem várias outras características contemporâneas do estilo da casa.

Minimizando paredes internas é uma marca registrada do design contemporâneo da casa. Os quartos que parecem fluir um para o outro são comuns, e barreiras que incluem portas de correr em vez de paredes pesadas são típicas. este cria um senso de unidade entre os vários espaços da casa e também oferece a oportunidade de ficar conectado com membros da família que podem estar em salas diferentes.

Outra característica comum do estilo contemporâneo da casa é uma telhado plano. Historicamente, a maioria das casas é construída com um telhado inclinado, o que cria a forma triangular pontiaguda no topo mais associada às casas americanas. A arquitetura contemporânea favorece um telhado plano. Isso é visto com muita frequência na arquitetura moderna de meados do século, mas se estende à arquitetura contemporânea. Além de fornecer uma estética limpa, rooves planos geralmente apresentam uma saliência que atua como um toldo, tornando o espaço externo utilizável.

Pin
Send
Share
Send