Onde os móveis Ikea são fabricados?

Pin
Send
Share
Send

crédito: Image © IKEAU uma sala da IKEA.

A IKEA é a maior varejista de móveis do mundo, mas não fabrica os móveis que vende. Embora a maioria dos produtos da IKEA seja projetada na Suécia, grande parte da fabricação real ocorre na China e em países em desenvolvimento, como Vietnã, Malásia e Mianmar, e também em países da Europa Oriental, como Romênia e Polônia. Ao todo, algo como 1.350 fornecedores em 52 países são responsáveis ​​pelo fornecimento de móveis de estilo sueco da IKEA.

Inventivo desde o início

O negócio de móveis da IKEA teve início no final da década de 1940, quando Ingvar Kamprad, fundador da empresa e já um jovem empreendedor, começou a vender por correspondência os móveis produzidos pelos fabricantes locais. À medida que seus negócios cresciam, Kamprad conseguiu suplantar a publicidade local e a propaganda boca a boca com um catálogo de produtos para móveis. Enquanto ainda operava como uma empresa de pedidos por correio, em 1953, a IKEA abriu seu primeiro showroom de móveis. Os clientes podiam ver por si mesmos a qualidade e o valor antes de fazer o pedido. Em 1956, a IKEA começou a projetar seus próprios produtos de móveis exclusivos e nessa decisão está a diferença que diferencia a IKEA de outros varejistas de móveis de baixo custo.

Em vez de vasculhar o mundo em busca de produtos econômicos adequados para vender, a IKEA começa com especificações de design e um objetivo de preço e, em seguida, solicita soluções de fabricantes que possam atender a essas especificações e a esse objetivo. Dado o mercado mundial da IKEA, o incentivo é poderoso e muitas vezes leva a novos processos de fabricação inovadores e usos efetivos dos materiais. A constante expansão da IKEA para novos mercados e as economias em constante evolução dos países onde a IKEA procura obter seus produtos significa que as particularidades do que é fabricado e de onde é fabricado estão mudando continuamente.

crédito: Imagem © IKEAIKEA estação de sono e estudo.

Em busca da sustentabilidade

Os custos de mão-de-obra são um fator, é claro, mas assim é garantido o acesso a um suprimento confiável de matérias-primas, especialmente madeira e produtos de madeira. A IKEA é o terceiro maior consumidor de madeira do mundo. De olho no futuro e um reconhecimento da grande demanda de recursos de madeira que a produção de móveis da IKEA acarreta, a IKEA Holding adquiriu uma floresta de 25.000 acres no Condado de Lowndes, Alabama. A floresta do Alabama será gerenciada pela Campbell Global, com sede em Portland, Oregon, líder em investimentos sustentáveis ​​em florestas.

A manutenção sustentável e responsável dos recursos de madeira tem sido uma preocupação e um objetivo do gerenciamento da IKEA. As origens verificáveis ​​da madeira serrada são problemáticas quando a madeira passa por vários corretores e nos países em desenvolvimento a fiscalização local da extração ilegal de madeira pode ser frouxa ou inexistente. O Grupo IKEA também possui mais de 250.000 acres de terras florestais na Romênia e nos Estados Bálticos. Ao possuir e gerenciar suas próprias florestas, a IKEA pode otimizar sua saúde e produtividade a longo prazo, garantindo a proveniência sustentável de seu suprimento de madeira.

O império da IKEA de mais de 350 lojas espalhadas por 41 países significa que as despesas de envio são destacadas em considerações de custo. É por isso que distribuir a manufatura em todo o mundo faz sentido, mesmo a produção de alguns móveis na América do Norte, onde os custos de mão-de-obra são mais altos, mas a madeira é abundante e a proximidade com os principais mercados é vantajosa.

Pin
Send
Share
Send