Fatores bióticos nos desertos

Pin
Send
Share
Send

Plantas e animais que vivem no deserto são condicionados a suportar temperaturas extremas com o mínimo de água. O número de espécies de plantas e animais tenazes o suficiente para sobreviver no deserto é de dezenas de milhares, o que é uma pequena fração comparada às centenas de milhares de espécies de plantas e animais que vivem na floresta tropical. Plantas e animais no deserto são biologicamente limitados em produtividade e diversidade devido à escassez relativa de nutrientes orgânicos.

Somente os fortes sobrevivem ao clima seco do deserto.

Plantas do deserto

Plantas do deserto e flores silvestres

As plantas tolerantes à seca no deserto incluem flores silvestres, cactos e suculentas, árvores, arbustos, gramíneas, arbustos de creosoto, choupos à beira-rio e salgueiros. Com água mínima, plantas do deserto, flores silvestres, árvores e arbustos utilizam a energia abundante do sol do deserto para produzir mais vida vegetal, o que serve para alimentar os animais e insetos do deserto.

Mamíferos do deserto

Os coiotes permanecem frescos em tocas no deserto.

Mamíferos do deserto, como ursos, linces, coiotes, raposas, veados-mula, guaxinins, coelhos, esquilos e esquilos, ficam frescos no pico do calor do deserto, escondendo-se nas árvores ou cavando tocas subterrâneas.

Leões da montanha e linces são os esquivos carnívoros do deserto, caçando veados, coelhos, pássaros, cobras e roedores principalmente à noite. Coiotes, raposas e guaxinins são onívoros que sobrevivem no deserto comendo cactos, sapos, sapos, peixes, coelhos, esquilos e qualquer outra coisa que eles possam eliminar.

Veados, coelhos e esquilos são herbívoros que comem raízes, tubérculos, gramíneas e peras espinhosas.

Pássaros e peixes do deserto

Os falcões sobrevivem caçando animais menores.

O deserto é o lar de uma variedade de pássaros, como falcões, corujas, avestruzes, pica-paus, cactos e abutres de peru (também conhecidos como urubus).

Os falcões e corujas do deserto são carnívoros que caçam pequenos mamíferos, insetos e outros pássaros principalmente à noite, enquanto os abutres de peru são carnívoros que se alimentam das carcaças mortas de outros animais. As avestruzes são onívoros que se alimentam de plantas, insetos, pequenos vertebrados e invertebrados. Pica-paus e cactos são onívoros que comem formigas, besouros e outros insetos, além de plantas e cascas de árvores.

Peixes do deserto vivem nas piscinas quentes que são remanescentes de lagos antigos. O filhote de cachorro do deserto é um peixe de corrente baixa no deserto que se alimenta de algas e geralmente morre quando as piscinas secam nos meses mais quentes. O deserto de Sonora tem mais de 100 espécies de peixes de água doce. Esses peixes vivem no pouco que resta de água autônoma dos rios que existiam um século atrás. Peixes como o peixe-boi vivem em corredeiras rasas de água a apenas 15 cm de profundidade sobre leitos de cascalho, alimentando-se quase exclusivamente de larvas de mosca. As terras desérticas de altitude mais baixa ainda mantêm grandes populações de peixes nativos, incluindo o peixinho superior, o peixe-agulha longo, o chim Yaqui, os otários do deserto, o otário de razorback e o chub de rabo de cavalo.

Répteis e anfíbios do deserto

Tartarugas sobrevivem no deserto comendo por plantas do deserto.

Os répteis e anfíbios do deserto, apaixonados pelo calor, incluem cascavéis, lagartos, sapos e tartarugas. As cascavéis comem lagartos, roedores e pequenos mamíferos, como coelhos. Sapos do deserto, como o sapo do deserto de Sonora, alimentam-se de insetos, aranhas e pequenos ratos. Lagartos do deserto, como o lagarto com chifres do Texas, comem vegetação, formigas, gafanhotos, insetos e pequenos animais. Tartarugas do deserto são herbívoros, embora ocasionalmente comam carniça e insetos.

Insetos e aranhas do deserto

As abelhas do deserto se alimentam de néctar da planta.

Insetos e aranhas que residem no deserto incluem abelhas, formigas, borboletas, vespas, mosquitos e aranhas viúvas negras. Abelhas e borboletas se alimentam do néctar da planta disponível. Vespas e aranhas-viúvas negras se alimentam de insetos e outras aranhas, enquanto as formigas comem o que conseguem.

Pin
Send
Share
Send