Qual é o aquecedor de ambiente com maior eficiência energética

Pin
Send
Share
Send

Os aquecedores de ambiente são de vários tipos, e existem várias maneiras pelas quais você pode julgar qual é o "melhor". Você pode classificá-los de acordo com a segurança, por exemplo, ou custo, ou qualquer outro número de outros critérios. No entanto, para esta discussão, focaremos especificamente em quais aquecedores são os mais eficientes em termos energéticos.

Aquecedores de ambiente modernos como este aquecedor de cerâmica têm controles termostáticos digitais e recursos de timer.

Nenhum aquecedor de ambiente é um substituto eficiente em termos de energia para um sistema de aquecimento central, mas o aquecedor certo pode ser uma maneira eficaz de aquecer um espaço pequeno e frio por um curto período de tempo ou aumentar um sistema de aquecimento central que não atenda completamente a tarefa de aquecer um espaço durante o tempo mais frio. Porém, diferentes tipos de aquecedores são excelentes em diferentes tipos de tarefas de aquecimento; portanto, o aquecedor mais eficiente para sua situação depende de como e onde você o usará.

O que se entende por "eficiência energética"

Nos termos gerais da física térmica, a eficiência energética é uma medida da proporção da quantidade de energia usada para alimentar um aquecedor de ambiente em comparação com a energia utilizável produzida pelo aquecedor. Ao comparar dois aquecedores que usam o mesmo tipo de fonte de energia - eletricidade, querosene, gás natural, madeira etc. - é possível medir quanto calor, medido em BTUs, é produzido para uma determinada quantidade de energia de entrada.

Além da pura física da termodinâmica, existem muitas maneiras de analisar a eficiência energética, e cada uma deve ser considerada na escolha de um aquecedor.

Combustíveis elétricos vs. petróleo

Em termos gerais, os aquecedores de ambiente que utilizam combustíveis à base de petróleo, como querosene, gasolina, óleo combustível, propano e gás natural, serão mais eficientes do que os aquecedores elétricos. Isso ocorre porque os combustíveis de petróleo geralmente queimam completamente. Aquecedores elétricos podem converter eletricidade de maneira bastante eficiente, mas gerar eletricidade em si é um processo bastante ineficiente. No geral, aquecedores elétricos serão menos eficientes que aquecedores a combustível de petróleo. É por isso que a maioria dos sistemas de aquecimento doméstico central usa gás natural ou gás de petróleo sempre que disponíveis.

Onde prático, aquecedores de ambiente a gás ou querosene são uma boa opção. Mas existem limitações em que eles podem ser usados ​​e requerem ventilação. De um modo geral, os aquecedores de ambiente elétricos são mais versáteis e mais seguros do que os vários aquecedores que usam formas de petróleo como combustível; portanto, a maioria dos proprietários de casas se inclina para os aquecedores elétricos ao fazer escolhas de aquecimento de ambiente.

Combinando a produção de calor com o espaço

O aquecedor de ambiente mais eficiente é aquele dimensionado adequadamente para o espaço que está sendo solicitado a aquecer. A produção de calor dos aquecedores de ambiente varia muito, geralmente entre 10.000 e 40.000 unidades térmicas britânicas (BTUs) por hora, e a produção de calor mais alta tem o custo de um maior uso de energia. Se você tiver apenas um pequeno espaço para aquecer, escolha um aquecedor que produz calor suficiente para aquecer adequadamente aquela metragem quadrada e nada mais.

Calor Radiante vs. Convecção

Os aquecedores de convecção usam ventiladores para criar circulação de ar que espalha seu calor pelo espaço em que estão aquecendo. Como eles movem o ar aquecido de maneira eficaz, os aquecedores de convecção aquecem as salas rapidamente, o que as torna eficientes quando usadas em espaços relativamente grandes. Aquecedores radiantes não usam ventiladores, mas irradiam seu calor passivamente para aquecer diretamente pessoas e objetos próximos a eles. Se você precisar se aquecer em um espaço pequeno por um curto período de tempo, um aquecedor radiante pode ser mais eficiente que um aquecedor de convecção, porque o aquecedor não gasta energia tentando aquecer um espaço grande ou acionar um ventilador.

Os aquecedores de ambiente podem ser de um tipo ou de outro, ou podem combinar características para fornecer calor radiante e por convecção. Por exemplo, alguns aquecedores podem ter elementos de aquecimento que irradiam calor, além de recursos de soprador que fornecem correntes de convenção para mover o calor pela sala.

Tipos de aquecedores elétricos

Radiadores a óleo

Um radiador elétrico a óleo é um aquecedor muito confiável e seguro.

Esse tipo de aquecedor de ambiente fornece calor radiante aquecendo um óleo especial dentro do radiador. Alguma corrente de convecção também é fornecida através das correntes naturais do aumento do ar quente. Esses radiadores são extremamente eficientes porque, uma vez aquecido, o óleo continuará irradiando calor até que esfrie completamente novamente. Isso é amplamente considerado como o mais eficiente em termos energéticos de todos os aquecedores de ambiente elétrico. Outra vantagem é sua operação silenciosa.

Aquecedores Micatérmicos

crédito: NewAirA micathermic é um novo design de aquecedor elétrico que cria calor radiante e convencional.

Aquecedores micatérmicos geram aquecimento radiante e por convecção através de um amplo painel para fornecer calor instantâneo seguro. O painel usa uma liga de mica e níquel, que fornece aos aquecedores uma força elétrica e mecânica excepcional e uma estabilidade de temperatura muito boa. Um aquecedor micatérmico não superaquece facilmente e aquece duas vezes mais rápido que os aquecedores de ambiente convencionais. Este é um aquecedor muito econômico.

Aquecedores de cerâmica

Aquecedores de cerâmica usam placas de cerâmica e defletores de alumínio para conduzir o calor que circula o ar quente por toda a sala. A vantagem deles é focar rapidamente o calor no local mais necessário. Embora um aquecedor de cerâmica forneça uma grande quantidade de calor, ele permanece frio ao toque.

Aquecedores radiantes tradicionais

Um aquecedor radiante tradicional terá um óbvio elemento de aquecimento brilhante.

Este é o aquecedor clássico conhecido por seu elemento de aquecimento brilhante, que geralmente é visível. Aquecedores radiantes também são conhecidos como aquecedores de quartzo ou aquecedores infravermelhos. Pode haver uma bandeja refletora para direcionar a radiação para a sala. Eles apenas aquecem objetos, não o ar na sala. Por esse motivo, eles são bastante eficientes em termos energéticos, mas aquecem de maneira desigual. Diante de um aquecedor radiante, você pode estar agradavelmente quente na parte da frente, mas ainda sentir frio na parte de trás. Aquecedores radiantes podem ficar muito quentes e podem representar um risco à segurança.

Termostatos e controles de potência

Um aquecedor de ambiente se torna rapidamente ineficiente se continuar tentando aquecer um espaço quando o espaço já estiver quente. Qualquer aquecedor equipado com um termostato economiza energia desligando o aquecedor quando o ar ao redor da unidade atingir a temperatura desejada. Os controles de potência ajustável permitem diminuir a produção de calor da unidade quando você não precisa operar com sua capacidade máxima. Por exemplo, alguns termostatos podem ser configurados em 750 watts ou 1500 watts.

Pin
Send
Share
Send