O que é madeira de cacto?

Pin
Send
Share
Send

Embora a madeira mais usada nos Estados Unidos venha de grandes árvores que embalam as florestas da América do Norte, a madeira vem de inúmeras fontes. Culturas localizadas em todo o mundo têm usado um amplo espectro de madeiras ao longo dos séculos para inúmeras finalidades. A madeira de cacto vem de várias fontes e forneceu vários usos a diferentes culturas ao longo dos anos. Um entendimento completo da madeira de cacto inclui a exploração de suas origens, biologia, usos e outras informações interessantes sobre o material.

: A madeira de cacto vem de ambientes áridos.

De onde vem a madeira de cacto

A madeira de cacto provém, de certa forma, de cactos. Vários tipos de cactos produzem madeira, embora, diferentemente dos produtores comuns de madeira, como pinheiros, ácer e carvalhos, a madeira do cacto esteja escondida atrás das camadas das plantas. Os cactos contêm camadas de espinhos que protegem os animais e, em alguns casos, o sol. Esses espinhos se prendem à pele grossa verde ou cinza do cacto, o que ajuda a reter a umidade, impedindo a transpiração ou a evaporação. Debaixo dessa pele, grandes espécies de cactos possuem corpos grossos de madeira, como os das pequenas árvores.

Biologia da madeira de cacto

Os cactos exibem tendências específicas através da madeira. Muitas espécies de cactos apresentam crescimento polimórfico da madeira. Isso significa que as plantas cultivam diferentes tipos de madeira em diferentes estágios de desenvolvimento. Todas as espécies grandes de cactos possuem madeira com um alto teor de fibras, o que torna a madeira extremamente forte. As plantas de cactos evoluem de tal forma que gerações sucessivas de plantas armazenam quantidades maiores de água em sua madeira do que seus pais. Armazenar água na madeira com o uso de embarcações especializadas aumenta a capacidade geral de armazenamento de uma planta e permite suportar períodos mais longos de seca que poderia, sem armazenar água dessa maneira.

Usos da madeira de cacto

Os fabricantes de móveis em regiões como o sudoeste americano usam madeira de cacto como material de construção, principalmente a madeira das espécies saguaro e cholla. Os artesãos fabricam cadeiras, mesas, relógios, luminárias, caixas e muito mais a partir desta madeira porosa. Os índios americanos Seri usavam madeira de cacto para fazer incêndios e também brocas de madeira usadas para criar faíscas para iniciar incêndios a partir de madeira de cacto. Geralmente, a madeira de cacto é coletada morta no chão do deserto para minimizar o perigo e o tremendo esforço de trabalho necessário para a retirada de madeira de um cacto vivo.

Fatos interessantes sobre madeira de cacto

Um estudo realizado por Art Gibson mostra uma correlação direta entre os tipos de fibra e o tamanho dos vasos de condução e armazenamento de água encontrados na madeira dos cactos e o hábito de crescimento das espécies de cactos. Quanto maiores os cactos, mais longos e amplos os vasos e fibras de água. Isso significa que as maiores plantas de cactos possuem a madeira mais forte e a capacidade de armazenar a maior quantidade de água, uma característica evolutiva óbvia que ajuda os cactos grandes a sobreviver em condições adversas. De acordo com um relatório do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, "Cross Border Waters", a alta demanda por madeira de cacto entre empreiteiros e carpinteiros no Novo México e no Arizona precipita o contrabando de madeira de cacto do México para os Estados Unidos. Enquanto muita madeira de cacto entra no país legalmente, muito mais entra ilicitamente e sem o conhecimento do tio Sam.

Pin
Send
Share
Send