Galvanizado vs. Aço laminado a frio

Pin
Send
Share
Send

Todos os aços são ligas de carbono e ferro, mas diferentes produtos siderúrgicos podem variar em sua composição ou no processo usado para fabricá-los. Dois tipos de aço que você encontrará frequentemente são aço galvanizado e laminado a frio. Cada tipo é preparado através de um processo diferente, e eles têm seus próprios méritos e aplicações.

O aço galvanizado oferece maior resistência à corrosão.

Galvanização

O aço galvanizado por imersão a quente (HDG) geralmente é chamado de aço galvanizado, embora o nome completo seja mais correto. Os produtos de aço HDG são preparados mergulhando um produto de aço em uma cuba de zinco fundido. Uma fina camada de zinco adere à parte de aço e é rapidamente oxidada pela atmosfera circundante. O zinco tem um potencial de redução da oxidação muito menor que o ferro, o que significa que reage com o oxigênio no ar com muito mais facilidade, portanto, protege o aço por baixo e prolonga consideravelmente sua vida útil.

Laminação a frio

A laminação é um processo que molda o aço para torná-lo mais adequado ao uso pretendido. Como o próprio nome indica, a laminação a frio ocorre a uma temperatura em que o aço já recristalizou, embora ainda possa estar bastante quente em relação à temperatura ambiente. Nesse processo, o aço passa entre conjuntos de rolos que o apertam levemente para alterar sua forma. Dependendo do tipo de rolo que você escolher e como eles estão dispostos, é possível produzir formas como cilindros, vigas em I e folhas.

Comparação

A laminação a frio e a galvanização não são mutuamente exclusivas e, de fato, o aço laminado a frio pode ser galvanizado. Isso ocorre porque a laminação a frio é uma técnica para formar o aço, enquanto o HDG é uma técnica para tratá-lo para protegê-lo da corrosão. O aço galvanizado geralmente tem uma resistência à corrosão muito melhor, embora seja menos adequado para condições de alta temperatura. Embora possa ser danificada ou arranhada com bastante facilidade, a camada de zinco continuará a fornecer proteção contra corrosão, apesar dos danos à sua superfície.

Força

Embora o aço laminado a frio possa ser galvanizado, os produtos que você compra feitos de aço galvanizado também podem ter sido formados por meio da laminação a quente. Comparado à laminação a frio, o aço laminado a quente possui maior resistência ao escoamento e menor deformação dos grãos, porque a laminação a frio esmaga o aço de modo que a "estrutura de grão" microscópica se assemelhe a uma forma oval. O aço laminado a frio possui força direcional superior, o que é valioso para determinadas aplicações de alta carga. O aço laminado a frio também possui um acabamento superficial superior ao aço laminado a quente.

Pin
Send
Share
Send