Como funcionam as lâmpadas de óleo

Pin
Send
Share
Send

As lâmpadas a óleo podem ser uma das primeiras fontes de luz artificial portátil da humanidade, que remonta a 15.000 anos aC Hoje, uma lâmpada a óleo pode ser uma opção de decoração, uma fonte de iluminação de emergência em caso de falta de energia ou uma luz para atividades ao ar livre e camping. O mecanismo é simples: um pavio absorvente transporta combustível líquido que é consumido pela chama. Uma lâmpada a óleo que funcione corretamente produz mais luz que uma vela.

Lâmpadas simples a óleo de argila ainda são usadas em todo o mundo.

Tipos de lâmpada de óleo

Todas as lâmpadas a óleo têm os mesmos componentes básicos: um recipiente para combustível líquido e um pavio. O tipo que você usa depende da finalidade necessária e de seus gostos e necessidades pessoais. Lâmpadas de óleo modernas vêm em duas formas básicas.

  • Lâmpadas de pavio flutuantes - uma mecha fina é passada através de uma cortiça - ou outro material flutuante - e colocada em um recipiente de combustível ou uma mistura de óleo e água. As lâmpadas flutuantes de pavio são usadas principalmente como lâmpadas decorativas.
  • Lâmpadas de pavio ajustáveis ​​ou redondas ajustáveis - o pavio passa através de um queimador de metal diretamente para o recipiente de combustível. Ajustar a altura do pavio cria mais ou menos luz. Esse tipo de lâmpada a óleo geralmente possui uma chaminé ou globo de vidro para ajudar a proteger a chama.

As lanternas de acampamento clássicas também são um tipo de lâmpadas a óleo, onde o combustível líquido alimenta um manto de fibra envolto em vidro preso por uma armação de metal. Lâmpadas a óleo que seguem desenhos antigos se assemelham a bules de chá sem a tampa: elas têm um bico para o pavio e uma alça para transportar a lâmpada que também abriga o combustível.

Um olhar sobre o pavio

As mechas vêm em uma ampla variedade de tamanhos e formas. Eles geralmente são feitos de fibras naturais, como algodão, linho ou até cânhamo. O trabalho do pavio é transportar o combustível do recipiente para a chama. A ação capilar puxa o combustível líquido para o pavio, o que impede que o pavio se queime; a chama realmente queima logo acima da superfície do pavio. O calor queima o topo do pavio. O corte regular do pavio evita fumar e produz a chama mais limpa.

A forma do pavio geralmente é simples, dependendo do tipo de lanterna e da quantidade de espaço disponível para ela. Um pavio redondo geralmente produz uma queima mais limpa do que um pavio plano, mas estão disponíveis em tamanhos muito maiores que podem produzir mais luz. As mechas planas apresentam melhor desempenho quando cortadas em um ponto de forma triangular.

Tipos de Combustível

Uma lâmpada de óleo não funcionará sem combustível. Você pode fabricar uma lâmpada a óleo a partir de praticamente qualquer pavio de óleo e fibra natural, mas a maioria das lâmpadas a óleo modernas usa combustível líquido. A opção comercial mais comum é usualmente rotulada como óleo de lâmpada - basicamente parafina líquida. Os óleos feitos para lâmpadas e tochas externas geralmente incluem citronela ou outros aditivos para ajudar a perfumar a lâmpada e agir como repelente de insetos. Outra opção de combustível inclui o querosene, também chamado de querosene "branco claro" ou "água clara". As lanternas de querosene são mais usadas ao ar livre devido à sua fumaça.

Nas lâmpadas simples de pavio flutuante, ou nas lâmpadas de mão clássicas, quase qualquer forma de óleo funciona, embora o azeite seja um dos combustíveis mais usados.

Pin
Send
Share
Send