Que tipo de tinta deve ser usada em móveis inacabados?

Pin
Send
Share
Send

Dizer que uma peça de mobiliário está inacabada significa que ela não foi lixada completamente e não foi selada, manchada ou pintada. Não há grandes diferenças no tipo de tinta usada nessas peças de madeira inacabadas em relação às peças de madeira acabadas. A única diferença está na preparação de cada peça para pintura. Muitas tintas são adequadas para todos os móveis de madeira. Algumas tintas são preferidas a outras porque são mais fáceis de usar e mais fáceis de limpar.

Tipos

A tinta interior à base de água, brilhante ou semibrilhante, látex / acrílica é uma escolha comum para móveis inacabados. As tintas de esmalte à base de óleo também podem ser usadas como uma tinta atraente e durável para móveis inacabados. No entanto, a limpeza de tintas à base de óleo é uma tarefa muito maior do que para tintas à base de água.

Recursos

A tinta látex / acrílica brilhante é aplicada a móveis inacabados com um pincel após a secagem do primer. Essa tinta também pode ser coberta com uma camada transparente para proteger o trabalho de pintura. Com ou sem este revestimento superior, a tinta com acabamento brilhante seca até um brilho. O esmalte brilhante é aplicado de maneira semelhante ao látex e seca para um acabamento duro e brilhante.

Benefícios

A tinta látex à base de água continua sem problemas e é fácil de limpar enquanto molhada. Acabamentos com brilho ou semibrilho são mais fáceis de limpar quando secos do que com acabamento fosco; poeira e manchas limpam com bastante facilidade, um recurso muito importante para os móveis, que serão tocados, movidos e manipulados. O esmalte à base de óleo é durável e resiste à sujeira.

Preparação da superfície

Móveis inacabados devem ser lixados e preparados antes de aplicar qualquer tinta. O lixamento suave oferece um visual contemporâneo e um trabalho de areia mais áspero confere aos móveis uma aparência mais rústica. O Primer é necessário para evitar que a tinta seja absorvida pela madeira, que é naturalmente porosa.

Suprimentos Necessários

Para aplicar tinta de látex (ou esmalte) em móveis inacabados, você precisa de uma lixa para lixar os móveis, o primer e os pincéis. Um pano ou jornal para proteger o piso embaixo dos móveis também é uma boa idéia.

Pin
Send
Share
Send