Quanto Freon um sistema aéreo central perderá com o tempo?

Pin
Send
Share
Send

Os sistemas centrais de ar condicionado utilizam uma variedade de refrigerantes, a maioria dos quais é genericamente chamada de "Freon". Embora a composição química do refrigerante tenha melhorado ao longo dos anos, ainda é uma ameaça ao meio ambiente e deve ser cuidadosamente contida no sistema. Um sistema vedado, que não deve ser reparado pelo proprietário, não se destina a vazar refrigerante durante sua vida útil. Infelizmente, para o meio ambiente e para as despesas dos proprietários, as unidades de CA provavelmente desenvolverão um pequeno vazamento em algum momento; no entanto, o refrigerante perdido pode ser substituído.

Crédito: Comstock / Comstock / Getty ImagesA unidade do compressor pode ser facilmente danificada por crianças e animais de estimação.

O que é Freon?

Freon é a marca de um refrigerante desenvolvido pela DuPont na década de 1920 como uma alternativa segura aos produtos químicos nocivos usados ​​nas unidades de refrigeração. À medida que o desenvolvimento do ar condicionado evoluiu, Freon se tornou o padrão da indústria. O produto, simplesmente chamado de "R-22", foi removido do mercado em 1987 devido a uma eliminação progressiva dos clorofluorocarbonetos que destroem a camada de ozônio. No momento da publicação, a DuPont fabrica o R-410A, que ainda é genericamente chamado de "Freon", mas na verdade é chamado de "Suva".

Freon Leaks

Freon, contido em um circuito fechado dentro do sistema CA, é adicionado quando a unidade é colocada online. Sem respiradouros e sem meios de evaporar fora de seus limites, o produto químico deve durar a vida útil da unidade. No entanto, vazamentos em sistemas CA são bastante comuns e geralmente ocorrem em um ponto de pressão e em locais que deixam a tubulação vulnerável. Se houver suspeita de vazamento, o primeiro local a procurar é a unidade de compressor localizada fora de casa. Esta unidade, que geralmente é um grande dispositivo redondo com ventilador, pode ser facilmente danificada por crianças, animais e cortadores de grama. Os reparos nesta unidade podem ser caros. Um problema muito maior ocorre quando um vazamento está dentro de uma parede. Isso geralmente ocorre porque os proprietários colocam pregos nas paredes de prateleiras ou penduram quadros e perfuram involuntariamente os tubos de cobre macio embutidos nas paredes.

Detecção de vazamento

A primeira indicação de um proprietário de um possível vazamento de Freon é a falta de energia de refrigeração do sistema CA. Procurar fluido de refrigeração escapado pode ser difícil, pois tende a evaporar rapidamente. Se o Freon estiver por perto, procure um líquido oleoso e levemente viscoso. Se o refrigerante tiver evaporado, procure resíduos brancos nos tubos da unidade ou próximos a ela. Um profissional de CA utiliza um dispositivo de farejamento eletrônico que pode identificar um vazamento e ajudar a determinar o curso de ação adequado. Pequenos vazamentos não são reparados, mas um selante é introduzido na linha junto com o refrigerante de substituição. Os principais vazamentos podem exigir a substituição de um ou mais dos componentes que compõem o sistema.

Quanto Freon há em uma unidade de HVAC?

Freon é medido em libras. Enquanto a unidade perfeita, operando sem nenhum tipo de falha, não perderá nenhum Freon, uma unidade que exija manutenção de qualquer tipo perde alguns Freon apenas por ter o manômetro do técnico de serviço conectado para uma verificação de pressão. A adição de refrigerante pode vazar das válvulas Schroeder localizadas no compressor devido a falha nas vedações de borracha. Quanto à quantidade de Freon em cada unidade que pode ser perdida devido a danos, a regra geral é 2 1/2 libras de refrigerante por tonelada de resfriamento. A tonelagem de uma unidade de CA determina seu tamanho e a quantidade de espaço que ela pode resfriar, com unidades de tonelagem maiores fornecendo maiores habilidades de resfriamento. Como Freon é um gás, números precisos variam com a temperatura e a pressão do ar.

Pin
Send
Share
Send