Como salvar um arbusto lilás moribundo

Pin
Send
Share
Send

Um arbusto lilás moribundo pode parecer fraco ou produzir apenas algumas flores da primavera. Isso geralmente é causado por crescimento excessivo e má nutrição das plantas, que podem ser remediadas com podas pesadas e medidas para garantir que o solo contenha nutrientes vitais. Às vezes, no entanto, a causa da morte pode ser um problema maior, envolvendo doenças ou infestações por pragas. Isso também pode ser resolvido com a detecção precoce.

Poda e fertilização podem salvar lilases moribundos.

Passo 1

Retire os galhos e folhas mortos, juntamente com a cobertura morta, da base quando você notar que o arbusto parece insalubre no início da primavera, após o início da estação de crescimento.

Passo 2

Teste o solo para ver se é muito ácido ou com falta de cálcio. A escala de pH mede se o solo é mais alcalino ou ácido; uma pontuação menor que 7,0 na escala de pH é ácida, enquanto algo maior que 7,0 é alcalino. Os arbustos lilás não se saem bem em solo ácido, portanto, se o seu teste de solo retornar uma pontuação ácida, você deverá ajustar seu nível de pH. Adicione 5 libras. de calcário por 100 pés quadrados de solo para aumentar o nível de pH em 1,0 ponto. Para diminuir o nível de pH, adicione agulhas de pinheiro, folhas desfiadas, enxofre, serragem ou turfa. Geralmente, você deseja que o nível de pH seja em torno de 7,0, mas é aceitável que o solo de matagal lilás seja um décimo de ponto ou mais alto que isso.

Um testador de solo barato pode ser comprado em um viveiro de plantas ou centro de jardinagem.

Etapa 3

Inspecione o arbusto em busca de pragas e doenças. As ratazanas e os ratos são as maiores pragas dos arbustos lilás, especialmente no inverno, quando se escondem sob cobertura e mastigam a casca e os caules inferiores. Os arbustos lilás também são suscetíveis a algumas doenças, sendo o oídio o mais comum. Isso ocorre em clima quente e úmido e imediatamente deve ser tratado duas a três vezes por semana com um fungicida de uso geral. Casos com grandes surtos exigirão a eliminação de todos os ramos infectados.

Passo 4

Apare os galhos não saudáveis ​​após selecionar cuidadosamente os cinco galhos mais fortes e amarrá-los livremente na base. Usando tesouras de jardim, corte todos os outros galhos a cerca de 2,5 cm do chão. Tenha cuidado para não puxar ou arrancar os membros saudáveis. Remova a corda dos arbustos restantes.

Etapa 5

Fertilize o arbusto lilás. Use um fertilizante com uma proporção de 5-10-5 nitrogênio-fósforo-potássio em plantas mais velhas que não estão florescendo. Você também pode usar um fertilizante 0-15-0 ou 0-45-0. Fertilize uma vez na primavera e outra no outono, cavando alguns buracos no solo ao lado de cada planta lilás e adicionando 1 xícara de fertilizante a cada buraco. Use 2 xícaras se a planta for mais alta que um metro e meio. Evite o excesso de fertilização, pois isso também pode causar a morte da planta.

Etapa 6

Garanta que a planta tenha uma drenagem adequada. Os lilases não devem ser regados em excesso, pois muita água pode afogar a planta. Também é importante que o arbusto não fique submerso, pois não prosperará em solo seco. Preste atenção ao solo e às folhas do arbusto lilás para determinar se é necessária mais água. Se as folhas estiverem murchas ou dobradas, é necessário regar. Ou raspe a borda superior do solo para verificar a umidade. Se estiver seco, você pode regar o mato. Adicione água suficiente para o solo absorver sem poças.

Etapa 7

Preste atenção para novos brotos nos galhos na primavera seguinte. Nesse ponto, a planta pode precisar ser fertilizada novamente, mas se novos brotos estiverem crescendo e a planta parecer saudável, nenhum fertilizante adicional será necessário.

Pin
Send
Share
Send