Como cuidar de móveis de pau-rosa

Pin
Send
Share
Send

Conhecida por sua notável coloração e densidade, o pau-rosa se tornou sinônimo de móveis de luxo. A alta demanda por espécies de pau-rosa, como o pau-rosa e o madagascar, ameaçou a extinção das árvores, levando a rígidas regulamentações comerciais e a preços mais altos do pau-rosa em geral. A raridade do pau-rosa faz do cuidado adequado um fator importante, principalmente em móveis mais antigos feitos de madeira, que não podem mais ser exportados do seu ponto de origem de qualquer forma.

Os móveis de luxo de estilo oriental são geralmente feitos de pau-rosa.

Fatores Ambientais

Uma madeira de lei que cresce em climas subtropicais em diferentes áreas do mundo, o pau-rosa é sensível ao meio ambiente. Os móveis de pau-rosa se expandem e se contraem quando os níveis de umidade mudam. Os móveis de pau-rosa bem feitos contêm carpintaria de lingüeta e ranhura que permite o movimento natural da madeira sem comprometer o acabamento ou a durabilidade dos móveis. Se não foi devidamente seco no forno antes da fabricação, pode ter uma aparência ondulada no acabamento, causada por encolhimento durante as mudanças de umidade. Verifique o acabamento dos móveis antes de comprar para garantir uma aparência suave e espelhada. O jacarandá indiano, também conhecido como madeira de Sheesham, possui irregularidades distintas no grão que o tornam mais suscetível ao movimento com umidade e mudanças sazonais.

Armazenamento e Colocação

Não guarde móveis de pau-rosa em porões com alta umidade ou sótãos com calor excessivo. Não coloque móveis de pau-rosa ao lado de fontes diretas de calor, como radiadores, lareiras, aquecedores ou fogões a lenha, pois o calor e a secura excessivos podem fazer com que a madeira se quebre e quebre. Evite a exposição prolongada à luz solar direta, que pode desbotar suas belas cores. Mova periodicamente os acessórios colocados na superfície dos móveis de pau-rosa para evitar a formação de manchas escuras por baixo.

Mantém isso limpo

O jacarandá é geralmente acabado com laca, que produz um brilho de alto brilho e ajuda a proteger a madeira do calor e da umidade. Remova a poeira com um pano macio e seco ou com um pano levemente umedecido, seguido de um pano seco para remover a umidade deixada para trás. Embora a laca seja resistente à umidade, o líquido borrado derrama imediatamente com toalhas de papel ou um pano limpo para evitar danificar o acabamento. Coloque as montanhas-russas sob as bebidas para evitar que os anéis de umidade das bebidas frias ou a transferência de calor das bebidas quentes, pois o calor excessivo também pode danificar o acabamento. Evite produtos de limpeza multiuso e à base de silicone.

Restaurando e Recondicionando

Aplique óleo em seus móveis de pau-rosa uma ou duas vezes por ano para restaurá-lo suavemente à sua aparência nova. Despeje uma pequena quantidade de óleo de móvel em um pano macio e limpo e esfregue-o sobre a superfície do móvel que trabalha com o grão da madeira. Se for usado muito óleo, ele adiciona um filme oleoso à superfície; portanto, tenha cuidado ao aplicá-lo. Adicione óleo aos móveis de pau-rosa na primavera e no outono, quando é mais provável que a umidade da casa mude. Aplique óleo apenas em pau-rosa de acabamento macio e não em móveis com acabamentos duros, como laca.

Pin
Send
Share
Send