Como limpar uma pia da cozinha

Pin
Send
Share
Send

Pias de cozinha ficam notoriamente sujas com restos de comida de cozinhar o jantar e lavar a louça. De fato, estudos mostram que eles são a área mais germinativa de uma cozinha. Se você não lavar a pia regularmente - o que significa pelo menos semanalmente -, você poderá abrigar bactérias, mofo ou bolor na cozinha sem nem mesmo saber. Porém, como muitas coisas, como você limpa a pia da cozinha depende do material de que é construída.

Como limpar uma pia de cozinha

Manutenção diária

Não importa que tipo de pia você tenha, remova os restos de comida e limpe a bacia e a torneira diariamente com um detergente neutro e água. Você ainda vai querer fazer uma limpeza profunda semanalmente com base no material da pia, mas isso deve manter as bactérias no mínimo e ajudar a manter o acabamento, independentemente do material da pia.

Pias de porcelana e cerâmica

Porcelana e cerâmica são alguns dos materiais mais comuns usados ​​em pias e os mais fáceis de limpar também. Simplesmente molhe a pia com água morna, salpique bicarbonato de sódio na pia e esfregue com um pano ou esponja até formar uma pasta. O bicarbonato de sódio pode remover manchas, espuma de sabão e resíduos de alimentos, além de dar brilho à pia. Lave cuidadosamente toda a pia com água, removendo todos os resíduos de bicarbonato de sódio e depois seque com um pano limpo.

Para manchas difíceis, os produtos de limpeza de cozinha comerciais podem ser usados ​​de acordo com as instruções do fabricante. Evite usar produtos de limpeza abrasivos e palha de aço para evitar arranhões na superfície.

Pias de aço inoxidável

Além da limpeza diária com detergente, as pias de aço inoxidável também devem ser lavadas bem após cada uso, para evitar corrosão, pois ácidos e sais podem danificar o acabamento. A limpeza semanal pode ser feita usando o mesmo processo usado para pias de porcelana e cerâmica. Como o aço inoxidável é particularmente propenso a manchas, você pode usar um pano embebido em vinagre ao longo da superfície, conforme necessário, para remover manchas.

Para limpar manchas minerais difíceis, mergulhe as toalhas de papel em vinagre e forre toda a bacia com as toalhas. Deixe as toalhas descansarem por até meia hora e depois jogue-as fora antes de limpar cuidadosamente a pia com água e sabão para remover qualquer resíduo de vinagre. Seque a pia imediatamente para evitar criar mais manchas.

Se você tiver manchas particularmente difíceis, também pode usar um limpador comercial de aço inoxidável. Sempre siga as instruções do fabricante ao usar esse limpador e certifique-se de enxaguar e secar bem a pia depois. Sempre evite usar produtos de limpeza abrasivos, alvejantes, amônia, palha de aço ou esponjas abrasivas em pias de aço inoxidável ou poderá danificar o acabamento.

Pias de ferro fundido

Como o aço inoxidável, as pias de ferro fundido devem ser lavadas após cada uso. Além disso, pode ajudar a secar completamente a pia com um pano limpo após a lavagem. Essas pias podem ser limpas com o mesmo processo semanal de bicarbonato de sódio usado para pias de porcelana e cerâmica.

Produtos de limpeza abrasivos sempre devem ser evitados em ferro fundido. É difícil remover manchas de aplicação sem usar algo que possa danificar a superfície; portanto, tente evitar manchas. Não deixe a louça suja na pia por um longo período de tempo e evite deixar saquinhos de chá ou moinhos de café na pia.

Dissipadores de cobre

Embora o bicarbonato de sódio e o vinagre funcionem bem na maioria das pias, a pátina do cobre pode ser danificada por coisas tão suaves quanto o bicarbonato de sódio e o vinagre. A boa notícia é que uma lavagem diária com sabão neutro é tudo que você precisa para uma pia de cobre. Suas propriedades antibacterianas naturais cuidam de todos os germes.

Pias de pedra e pedra composta

Como a pedra é porosa, ela pode absorver líquidos, portanto, produtos de limpeza ácidos e químicos devem ser evitados a todo custo, pois podem danificar facilmente a pedra. Em vez disso, use um detergente neutro e água morna para limpar a pia toda vez que a usar e seque imediatamente.

Desinfecção da pia

Para desinfetar uma pia de porcelana, cerâmica, aço inoxidável ou ferro fundido, despeje várias xícaras de vinagre na bacia entupida. Em seguida, mergulhe toalhas de papel suficientes no vinagre para cobrir toda a pia. Uma vez saturados, coloque-os sobre toda a pia, incluindo a torneira e a calafetagem, e deixe-os por 20 minutos. Em seguida, retire as toalhas, jogue-as fora e lave a pia novamente com água e sabão para remover o vinagre restante.

Não use vinagre em pias de cobre ou pedra. O cobre é naturalmente desinfetante; portanto, desde que a pia seja mantida limpa, você não precisa se preocupar com desinfecção adicional. Para desinfetar pedras, adquira um desinfetante comercial e use de acordo com as instruções do fabricante.

Calafetagem de limpeza

Use bicarbonato de sódio e um pouco de água para fazer uma pasta e use uma escova de dentes velha para limpar o lacre em volta da pia, a torneira e as abas de drenagem no fundo da bacia. Lave a escova de dentes e adicione novo bicarbonato de sódio regularmente, pois essas áreas podem ficar muito sujas. Se você tiver uma pia de cobre ou pedra, tome cuidado para não colocar bicarbonato de sódio na bacia. Enxágue bem após a limpeza.

Drenos Sanitizantes

É sempre uma boa idéia higienizar seu ralo pelo menos uma vez por mês para evitar que germes desagradáveis ​​subam pelos canos. Para higienizar, misture 1 colher de chá de água sanitária com 1 litro de água e despeje no ralo. Se você tiver qualquer coisa, menos uma pia de porcelana ou cerâmica, convém usar um funil para evitar que o alvejante danifique o acabamento da pia. Esse processo também pode ser usado para limpar qualquer armadilha de alimentos, filtros ou drenos que você possa ter também.

Pin
Send
Share
Send

Assista o vídeo: Urgente: Como deixar pia de mármore nova novamente INCRÍVEL (Abril 2024).