Por que o porão está vazando do chão?

Pin
Send
Share
Send

Poucas cenas colocam medo nos proprietários, como detectar água no piso do porão pela primeira vez, e com razão, porque isso pode ser um sinal de problemas maiores e deve ser levado a sério. Como e por que a água sai do porão pode variar, por isso é necessário um trabalho de investigação antes de entrar em pânico.

Por que o porão está vazando do chão? - Foto: Martin Deja / Moment / GettyImages

Vazamento de água do porão ou inundações?

Antes de entrar, avaliar o perigo. Qualquer plugue, tomada ou aparelho que esteja na água ou próximo a ela pode gerar eletricidade; portanto, desligue a fonte de alimentação, se necessário, e pegue uma lanterna para investigar.

Em seguida, verifique se a água está chegando acima do piso do porão e não cair dos tubos acima. Quando tiver certeza de que não está inundando a tubulação, é hora de descobrir a causa do vazamento.

Causas comuns de inundações

Existem algumas perguntas a fazer logo de cara.

  • Sua área é conhecida por problemas de água subterrânea com porões e fundações?
  • Ultimamente houve chuva forte ou neve derretendo rapidamente?
  • Poderia haver um cano da cidade estourado ou construção por sua propriedade?
  • Houve ventos ou outros problemas climáticos que poderiam ter mudado para onde suas calhas estão despejando água da chuva?
  • Alguma tubulação sob o concreto estourou?

Água subterrânea e lençol freático

Quando não é de canos e encanamentos, a principal causa das águas subterrâneas subterrâneas é o aumento do lençol freático. O lençol freático é onde a saturação da água começa no solo, mas o lençol freático não é estático, o que significa que sobe e desce dependendo do clima e das estações do ano. O lençol freático próximo a um lago, por exemplo, é muito mais alto e mais próximo da superfície do solo do que em um planalto ou área deserta, e sobe muito mais rápido em condições de mau tempo, como após inundações ou derretimento sazonal da neve.

O que acontece com as inundações e o derretimento da neve é ​​que a saturação da água continua a aumentar, de modo que o nível de água no solo continua subindo até que finalmente encontre a superfície do solo. Se o seu porão estiver no caminho e houver deficiências estruturais ou rachaduras no concreto, então o seu porão se tornará o caminho de menor resistência, e a água subterrânea vai para lá.

O aumento das águas subterrâneas causa pressão hidrostática e isso faz com que o solo empurre as paredes e o piso do porão. Isso pode formar fissuras no concreto do porão, principalmente nas estações chuvosas, e é por isso que geralmente há água no porão depois da chuva.

Pontos de entrada de água

Quando as águas subterrâneas e as inundações são os problemas que causam o problema da água do porão, pode ser difícil identificar de onde a água está entrando no porão. A pressão hidrostática faz com que a água procure o caminho mais fácil para o seu porão. Então, o que está falhando e onde? Coisas como mofo, eflorescência, mofo e manchas podem sugerir de onde vem ocorrendo um problema de água há mais tempo, mas elas não estarão lá se esse for um novo problema para você.

Aqui estão alguns locais de entrada que podem ser a fonte de seus problemas de água:

  • Poços de janela: Estes são projetados para ajudar a entrar mais luz no porão, mantendo o solo e a água longe da janela. Infelizmente, eles podem ficar entupidos ou cheios de detritos com o tempo e, se não estiverem drenando bem, eventualmente a água passará por deficiências na construção.
  • Rachaduras na parede: Isso pode ser sério. Uma rachadura na parede pode ser um problema estrutural com a fundação, e tudo em sua casa depende da integridade de sua fundação. Se a água entrar na fenda e a temperatura cair, ela poderá congelar e expandir ainda mais a fenda. Embora o cimento hidráulico seja considerado uma solução de remendo muito boa, pode-se obter muita tranquilidade consultando um profissional para garantir que a integridade da fundação não seja comprometida.
  • Favo de mel concreto: Se o concreto foi pouco misturado antes de ser derramado para a sua fundação, podem formar bolsas de ar que eventualmente cedem sob pressão hidrostática, fornecendo pontos de entrada de água de todos os tamanhos em pontos aleatórios.
  • Juntas de argamassa: Especialmente em casas mais antigas, a argamassa pode eventualmente desmoronar ou deteriorar-se, perdendo a resistência à água. Por um lado, esse é um problema que pode ser reparado. Por outro lado, isso pode significar vários vazamentos, e cada um é bastante difícil de diagnosticar, pois as rachaduras podem ser pequenas e difíceis de localizar.

Lidar com a água no porão

O reparo de vazamentos no porão pode ser caro. Se houver rachaduras no piso do porão, e é por causa da pressão hidrostática, a boa notícia é que ela pode ser atenuada, mas será cara. A solução é instalar a telha de drenagem, é quando o concreto é cortado para instalar uma rede de tubulações que direciona o acúmulo de água para longe de possíveis pontos de entrada em seu porão. Alivia a pressão e salva sua laje.

Impermeabilização de paredes e piso de concreto é uma opção. Existem produtos que você pode aplicar, mas é muito trabalhoso, pois você precisará corrigir todas as rachaduras primeiro e depois esfregar os fios e limpar todas as superfícies para que a prova adira adequadamente. Não é tão eficaz a menos que o exterior seja feito também, o que deve ser completado por um equipamento de impermeabilização profissional.

Soluções externas para porões com vazamentos

Quando o problema não está surgindo do lençol freático, isso significa que está descendo para o porão, e uma grande causa disso é danos causados ​​pela água no choro e no perímetro. O primeiro culpado pode ser calhas entupidas. Os detritos que impedem a drenagem adequada das calhas podem significar que a água está transbordando e escorrendo pelo perímetro da sua casa e encharcando o solo pelas paredes do porão.

Depois disso, considere a classificação. O campo da propriedade está saindo da casa ou indo até ela? Um paisagismo simples pode significar que você altera o caminho que a água percorre, simplesmente afastando-a de sua casa e salvando o dia.

Chorando ou falhas de drenagem de ladrilhos também podem ser um problema. É improvável que o comprimento do ladrilho de chumbo falhe, mas é possível que você tenha seções entupidas e não funcionais, fazendo com que a água se acumule ao longo da parede naquela área e resultando em problemas no piso. Os problemas de fornecimento no ladrilho de choro são uma solução mais complicada e podem precisar de intervenção de empreiteiros especializados em reparos em fundações.

Mantenha seu encanamento

Linhas de esgoto e água são grandes culpados danos à água de qualquer tipo nas residências, pois podem entupir e voltar, causando vazamentos de água ou resíduos. Pior ainda, eles podem quebrar e quebrar sob pressão, criando um reparo muito caro. Seja proativo para evitar isso e faça com que uma empresa de encanamento libere suas linhas a cada 18 a 24 meses. Os sinais de alerta são quando a água começa a escorrer lentamente, ou você ouve borbulhar nos canos.

Não lave os lenços, mesmo que eles afirmem ser laváveis. Nunca derrame gorduras, óleos, amidos ou moagens de café nos ralos. Não coloque nada maior do que uma ervilha na pia da cozinha.

Embora possa parecer inconveniente não derramar coisas pelo ralo, a reparação de encanamentos pode ser um dos problemas mais caros que uma casa pode enfrentar, dependendo de sua abrangência. A prática de bons hábitos com o que acontece pode ajudar a impedir o que sai ou aumenta.

Pin
Send
Share
Send