Tipos de planos de construção

Pin
Send
Share
Send

Qualquer edifício é um arranjo extremamente complexo de elementos estruturais, sistemas mecânicos e acabamentos. Para que os construtores transformem a idéia de um arquiteto em um edifício real, é necessário um conjunto completo de vários tipos diferentes de planos de construção. As autoridades locais de construção também exigem planos adequados antes de emitir uma licença de construção, portanto, um conjunto completo de planos é um requisito legal e prático.

Crédito: Jupiterimages / Creatas / Getty ImagesUma planta baixa mostra a organização dos quartos de um edifício.

Plantas de Chão e Fundação

Uma planta baixa é essencialmente uma visão aérea de um edifício ou adição, com o telhado e os andares superiores removidos, como se o espectador estivesse olhando para o edifício de cima. Uma planta mostra a localização das paredes externas e internas; também mostra tipicamente a localização das principais características do edifício, como escadas, portas, janelas, instalações sanitárias e principais aparelhos. As plantas baixas também incluem nomes e dimensões dos quartos, além de informações adicionais, como metragem quadrada e altura do teto. Um plano de fundação é semelhante a uma planta baixa, mas um plano de fundação mostra detalhes da estrutura da fundação, incluindo paredes e lajes, rodapés e postes de apoio.

Planos de enquadramento

Como uma planta baixa, uma planta de estrutura é uma visão aérea de uma estrutura, mas uma planta de estrutura mostra detalhes dos membros estruturais do edifício, incluindo vigas, treliças, vigas de teto e piso e vigas e cabeçalhos de suporte. Os planos de estrutura são usados ​​para ajudar os construtores a entender e apresentar as estruturas complexas de telhados e pisos.

Planos Mecânicos

Os planos mecânicos também se assemelham às plantas, pois geralmente são desenhados do ponto de vista aéreo, mas os planos mecânicos mostram a localização e as especificações dos sistemas mecânicos do edifício. Os planos mecânicos individuais podem mostrar detalhes da fiação elétrica da estrutura, sistema de aquecimento e ar condicionado e dutos, linhas e medidores de gás e encanamento. Os planos também normalmente incluem a localização de aparelhos relevantes, detectores de fumaça com fio e outros equipamentos permanentes que dependem do sistema mecânico representado.

Seções transversais e elevações

Seções transversais e elevações são vistas laterais da estrutura, como se o espectador estivesse ao lado do edifício. As elevações mostram o exterior do edifício e fornecem informações sobre portas, janelas, coberturas e acabamentos externos. Eles também podem mostrar detalhes da inclinação do terreno ao redor da fundação do edifício. As seções transversais são vistas em corte, como se o prédio tivesse sido cortado pela metade do telhado até o nível do solo ou abaixo. As seções transversais são usadas para mostrar detalhes do enquadramento e da estrutura interior da estrutura. Eles são úteis porque permitem a inclusão de membros estruturais verticais que não são visíveis em vistas aéreas.

Plano do site

Um plano de site é uma visão aérea que mostra a construção no contexto geral mais amplo de todo o site. Um plano do local inclui informações sobre limites e dimensões do lote, sistemas de esgoto e séptico, serviços de utilidade pública, alterações de nível e elevação, sistemas de drenagem, paisagismo e pavimentação.

Pin
Send
Share
Send