Qual é a função de um compressor em um sistema HVAC?

Pin
Send
Share
Send

O compressor é o coração da função de refrigeração dos sistemas de aquecimento, ventilação e ar condicionado (HVAC). O componente do condicionador de ar do sistema HVAC de um edifício é essencialmente um tipo de refrigerador que esfria e desumidifica o ar no edifício, garantindo conforto térmico aos ocupantes. A maioria dos compressores de HVAC parece uma caixa preta com linhas entrando e saindo dela.

Os condicionadores de ar grandes e pequenos dependem de um compressor para acionar o sistema de refrigeração.

Função Compressor

Os aparelhos de ar condicionado são dispositivos que transferem calor de um espaço fechado para o ar externo. O compressor acionado por motor em um sistema de ar condicionado alimenta todo o ciclo de transferência de calor. Os aparelhos de ar condicionado contam com dois fatos da natureza. Uma é que o calor flui de uma área de alta temperatura para uma área de temperatura mais baixa. A outra é que os gases sempre fluem de uma área de alta pressão para uma área de baixa pressão.

Ciclo de Ar Condicionado

O ciclo de transferência de calor começa quando o compressor aperta o refrigerante. Esta ação de compressão eleva sua temperatura bem acima da atmosfera circundante. A ação de compressão também pressuriza o refrigerante até o ponto de liquefação para que ele possa fluir através do sistema. O refrigerante quente, pressurizado e liquefeito flui para uma bobina do condensador, onde libera o excesso de calor para a atmosfera mais fria. Normalmente, um ventilador sopra ar através da bobina do condensador para facilitar a transferência do excesso de calor.

Fase de expansão

Depois de liberar o excesso de calor para a atmosfera, o refrigerante flui para uma bobina do evaporador, onde se expande para um gás à pressão reduzida no evaporador, localizado no espaço a ser resfriado. Essa expansão requer calor, que é extraído do ar no espaço fechado que está sendo resfriado. Isso aquece o refrigerante. O evaporador frio também extrai a umidade do ar. Um ventilador soprando através da bobina do evaporador facilita essa transferência de calor e umidade. À medida que o compressor empurra o refrigerante pressurizado quente em direção ao condensador, ele puxa o refrigerante vaporizado quente do evaporador para iniciar o ciclo novamente.

Tipos de Compressores

Dois tipos de compressor dominam os sistemas de climatização em edifícios: pistão e rolagem. O tipo de pistão usa pistões conectados a um eixo de manivela acionado por motor para puxar e comprimir o refrigerante. Os compressores Scroll usam um scroll orbital em um eixo de manivela excêntrico acionado por motor para sugar o refrigerante vaporizado e empurrá-lo para um scroll estacionário cujo volume diminui gradualmente para comprimir o refrigerante. Existem três formas de construção do compressor. As unidades hermeticamente seladas possuem motor e compressor selados dentro de uma carcaça de aço soldado. Eles não podem vazar, mas também não podem ser reparados. As unidades semi-herméticas colocam o motor e o compressor dentro de uma carcaça de aço cujas metades são seladas com uma junta e parafusos. Eles podem ser abertos para reparos, mas podem vazar refrigerante. Compressores abertos têm motor e compressor como unidades separadas, ligadas por um acoplamento. Essa variedade é encontrada em sistemas HVAC muito grandes.

Pin
Send
Share
Send