Riscos ocultos à saúde em sua casa

Pin
Send
Share
Send

Mantenha sua casa limpa e saudável com algumas mudanças simples nas tarefas domésticas.

Surpreendentemente, alguns dos itens que trazemos para nossas casas para melhorar nossas vidas podem realmente nos prejudicar. Por exemplo, muitos produtos de limpeza para uso doméstico, formulados para manter nossas casas livres de germes e sujeira, são potencialmente perigosos quando manuseados incorretamente. Talvez menos óbvio, mesmo a esponja onipresente da cozinha pode estar fazendo mais mal do que bem. Vamos fazer um rápido inventário de algumas coisas que podem estar em sua casa e considerar algumas alternativas mais saudáveis. Vamos começar com essa fragrância adorável e acolhedora que pode estar poluindo o ar interno.

Velas perfumadas

Durante o outono e o inverno, muitos de nós encontram conforto no brilho quente da luz de velas e na fragrância que acompanha especiarias, florestas ou flores. O uso ocasional de velas perfumadas é bom. No entanto, se você estiver queimando velas regularmente, especialmente em locais fechados, a qualidade do ar fica comprometida com fuligem e outros produtos químicos. Isso é especialmente problemático para pessoas com asma ou doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC). Quando você estiver queimando velas, coloque-as em uma sala bem ventilada ou use um ventilador. Além disso, ao trocar o filtro do forno, verifique se há acúmulo de fuligem escura. Definitivamente, isso é um indicador de que há muita fuligem no ar. Como alternativa, queime velas não perfumadas que produzem menos fuligem ou use velas que funcionam com bateria que imitam chamas tremeluzentes.

Desodorisadores

Uma fragrância é poderosa porque nosso cérebro vincula os aromas às memórias de pessoas, eventos e lugares. Por exemplo, o perfume dos lilases pode transportá-lo imediatamente para o jardim de uma pessoa especial. Portanto, colocar um purificador de ar em sua casa pode ser uma ótima maneira de se reconectar com boas lembranças. No entanto, os purificadores de ar podem conter formaldeído, ftalatos ou benzeno. As pequenas quantidades emitidas em uma casa bem ventilada não representam um risco imediato para a saúde, mas com o tempo podem ter um efeito prejudicial, causando dores de cabeça ou náusea, e podem agravar a asma. A maneira natural de refrescar o ar interno é simplesmente abrir uma janela. Caso contrário, tente adicionar fragrância pulverizando ou difundindo óleos essenciais orgânicos.

Limpadores domésticos

Armazene com segurança produtos de limpeza para evitar envenenamentos acidentais e queimaduras químicas.

A fonte mais comum de envenenamento acidental em crianças é o produto de limpeza doméstica. Para evitar intoxicações, guarde os produtos de limpeza em uma prateleira alta ou use trancas de segurança para crianças. Mesmo se você não tiver filhos, tenha cuidado ao armazenar esses produtos para estar preparado se uma criança visitar sua casa. Para realmente minimizar o risco de envenenamento ou exposição perigosa a produtos de limpeza agressivos, considere usar produtos de limpeza naturais alternativos em sua casa.

Às vezes, é difícil saber quais produtos realmente representam um problema. Por exemplo, uma lenda urbana afirma que um Swiffer® WetJet ™ representa um sério risco à saúde de cães e gatos. No entanto, os toxicologistas veterinários da Sociedade Americana para a Prevenção da Crueldade contra Animais revisaram a alegação e declararam que os ingredientes são seguros para uso em animais de estimação. De fato, mesmo que os animais de estimação bebessem grandes quantidades da solução, eles só experimentariam uma perturbação intestinal menor temporária. A lista a seguir revela os reais riscos à saúde.

Limpadores cáusticos

As pessoas geralmente escolhem usar produtos de limpeza cáusticos - aqueles que contêm ingredientes como alvejantes que queimam tecidos vivos por ação química - porque são eficazes. No entanto, produtos de limpeza não tóxicos que não dependem de ingredientes estão prontamente disponíveis.

Algumas empresas formulam seus produtos com ingredientes não tóxicos, como ácido cítrico, e não alvejante, para que nossas casas sejam mais seguras e o impacto ambiental seja mínimo.

Pacotes de detergente descartáveis

Infelizmente, um perigo sensacionalista é verdadeiro: os adolescentes estavam mordendo pacotes de detergente cáustico de uso único (pods) enquanto estavam sendo gravados em vídeo ou transmitidos ao vivo - um flagrante uso indevido do produto. No entanto, crianças pequenas também foram feridas pela ruptura de pacotes pré-medidos de roupas e de lavar louça. De fato, várias crianças morreram após ingerir pacotes de detergente que confundiram com doces. As cápsulas de detergente devem ser mantidas fora da vista e do alcance das crianças e armazenadas no recipiente original com uma tampa de segurança para crianças. Como alternativa, compre um líquido engarrafado ou detergente seco porque o envenenamento acidental é muito menos comum. O conteúdo ainda é cáustico e requer armazenamento cuidadoso; no entanto, eles são menos atraentes para as crianças.

Armazene o detergente para a roupa fora da vista e do alcance de uma criança.

Amônia

As soluções de limpeza com alta concentração de amônia podem irritar rapidamente o nariz, a garganta e os pulmões quando a fumaça é inalada e queimam a pele e os olhos em contato. Normalmente, os produtos de limpeza domésticos têm uma concentração mais baixa de amônia para reduzir o risco de uma reação, mas use esses produtos com cuidado em uma sala bem ventilada ou use o vinagre branco como alternativa.

Água sanitária

Alvejante com cloro é um produto criado a partir de hipoclorito de sódio e hidróxido de sódio. Não é feito de cloro elementar, que é um ácido muito forte. Normalmente, as pessoas usam alvejante ao lavar roupas ou desinfetar as superfícies da cozinha e do banheiro. Ao usar alvejante ou um produto que contenha alvejante, sempre siga as instruções impressas na etiqueta. Mais é não Melhor! Para desinfetar as superfícies da cozinha, dilua apenas uma colher de sopa de água sanitária em um galão de água. Armazene o alvejante longe das crianças em um armário com trava de segurança, pois o alvejante é o ingrediente mais comum do produto que prejudica as crianças. Alternativas de lixívia incluem peróxido de hidrogênio, bicarbonato de sódio, vinagre branco e suco de limão.

Frascos de spray

Em 2010, produtos de limpeza para uso doméstico em frascos de spray - especialmente produtos que contêm alvejante - causaram mais lesões às crianças. Se uma etiqueta fornecer instruções para chamar o controle de envenenamentos ou tratamento de emergência, considere perigoso, especialmente para crianças. A melhor opção é procurar produtos de limpeza alternativos que contenham ingredientes mais seguros, como aqueles rotulados como uma opção mais segura pela Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos. Evite produtos de limpeza que tenham aplicadores de spray e sempre guarde os produtos na embalagem original.

A Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos avalia produtos, e aqueles que atendem aos seus padrões para famílias e animais de estimação mais seguros recebem o rótulo Safer Choice.

Intoxicação alimentar

Vinte por cento das doenças transmitidas por alimentos resultam dos alimentos que preparamos e comemos em nossas casas. Evite a contaminação armazenando os alimentos adequadamente e tomando cuidado durante o manuseio e a preparação. Lave bem as mãos antes e depois de manusear os alimentos. Use duas tábuas de corte separadas: uma para carne crua e outra para frutas e legumes. Especialmente, observe os seguintes itens comuns da cozinha que abrigam bactérias nocivas e, em seguida, tome medidas para reduzir o risco de doenças graves.

Esponja de cozinha

As esponjas de cozinha contêm a maior quantidade de bactérias ativas em uma casa inteira. É provável que coletem bactérias das superfícies da cozinha, as incubem e depois espalhem as bactérias de volta nas superfícies da cozinha. A partir daí, as bactérias podem eventualmente entrar no corpo humano a partir de alimentos ou mãos contaminados. Para reduzir o risco de doença, use toalhas de papel em vez de uma esponja para limpar as superfícies após o cozimento. Você pode desinfetar uma esponja usada para lavar a louça, mas depois de uma semana, substitua-a porque a desinfecção não é mais eficaz. Use um dos seguintes métodos para higienizar uma esponja.

  • Coloque uma esponja em uma panela com água fervente, tampe a panela e ferva por cinco minutos.
  • Sature uma esponja com água e aqueça no microondas por um minuto (esponja de esfregar) ou dois minutos (esponja de celulose). Tenha cuidado ao remover a esponja quente do forno de microondas. (Observe que algumas esponjas podem queimar em um forno microondas de alta potência.)
  • Adicione uma esponja a uma carga normal da máquina de lavar louça e use a opção Secagem a quente.
  • Mergulhe uma esponja em vinagre branco com força total por cinco minutos e depois enxágue.
Uma esponja de cozinha precisa ser higienizada diariamente e substituída semanalmente.

Geladeira

Ironicamente, os refrigeradores projetados para armazenar alimentos com segurança podem abrigar E. coli, salmonela, listeria, fermento e mofo. Siga as instruções do fabricante do refrigerador para limpar regularmente seu modelo específico.

  • Compartimento de carne: Carne crua, aves, frutos do mar e alimentos prontos para consumo entram em contato direto entre si e com o próprio compartimento. Para evitar a propagação da contaminação, mantenha toda a carne apenas no compartimento, separe-os de outros alimentos refrigerados e limpe o compartimento regularmente. Cinco microorganismos são comumente encontrados aqui: E. coli, salmonela, listeria, fermento e mofo.
  • Compartimento de vegetais: Os produtos crus - principalmente os folhosos - são a maior fonte de doenças transmitidas por alimentos. Você precisa lavar o produto e o compartimento onde está armazenado. Este compartimento é frequentemente contaminado com salmonela, listeria, fermento e mofo.
  • Distribuidor de gelo e água: Levedura e mofo encontram condições favoráveis ​​para crescer nessas áreas. Quando adicionados a alimentos ou bebidas, eles estragam mais rapidamente.
  • Selos de porta de geladeira: As vedações das portas costumam conter listeria, fermento e mofo.
Evite a intoxicação alimentar, seguindo as diretrizes de saneamento para eletrodomésticos e utensílios.

Utensílios de cozinha e recipientes de armazenamento

  • Espátula de borracha: Se a espátula se separar em duas partes, separe-as sempre que for limpa. Uma espátula de borracha pode abrigar E. coli, fermento e mofo.
  • Abridor de lata: Lave após cada uso. Pode abrigar E. coli, salmonela, fermento e mofo.
  • Cortador de pizza: Lave bem após o uso. Pode abrigar E. coli, fermento e mofo.
  • Recipientes para armazenamento de alimentos com selo de borracha: Lave e seque bem após cada uso. O selo pode abrigar salmonelas, fermento e mofo.

Liquidificador

Um liquidificador é um dos itens mais germinativos da sua cozinha, porque a junta geralmente não é bem limpa e seca. Pode abrigar E. coli, salmonela, fermento e mofo.

Vitaminas, suplementos e medicamentos

Cada vez mais, crianças pequenas estão acidentalmente ingerindo medicamentos prescritos, vitaminas e suplementos de saúde, causando intoxicação farmacêutica. A resposta óbvia é manter essas substâncias em um armário fora do alcance de uma criança e protegido com uma trava de segurança. De preferência, escolha um armário na cozinha em vez de um quarto ou banheiro, onde a criança não é tão monitorada de perto. Mantenha comprimidos e cápsulas na embalagem original à prova de crianças.

Crianças costumam confundir vitaminas, suplementos e medicamentos com doces.

Plantas Domésticas

As plantas domésticas são populares porque adicionam beleza natural e podem até limpar o ar interno. No entanto, algumas plantas são tóxicas para animais de estimação e pessoas se ingeridas.

  • Muitas lâmpadas de mola, como narcisos, são tóxicos se ingeridos. Uma criança pode facilmente confundir uma lâmpada com uma cebola ou chalota. A ingestão causa problemas estomacais intensos, batimentos cardíacos irregulares, pressão alta e até morte.
  • A Lírio da páscoa é altamente tóxico para gatos. Comer uma pequena quantidade pode causar insuficiência renal e morte. No entanto, a planta não é venenosa para os seres humanos.
  • UMA Lírio da paz é tóxico se consumido em grandes quantidades. Mantenha-o longe de animais de estimação ou crianças pequenas.
  • Todas as partes do palma sagu são tóxicos para pessoas e animais quando ingeridos. Os sintomas incluem vômitos e diarréia, e pode causar insuficiência hepática.
  • Oleandro é um arbusto de florescência indoor popular. Todas as partes são extremamente venenosas e podem ser fatais se consumidas. Tome cuidado durante a poda para evitar ingerir acidentalmente a seiva.
  • Hera inglesa pode causar sérios problemas se ingerido em grandes quantidades por pessoas e animais de estimação. Os sintomas incluem irritação da pele, ardor na garganta, febre e erupção cutânea. Como a planta tende a se arrastar, mantenha-a no alto do chão.
  • Philodendrons e pothos são plantas vinha muito populares que são tóxicas para seres humanos e animais de estimação quando consumidas. Os sintomas incluem inchaço nos lábios, língua e garganta, além de vômitos e diarréia. Mantenha a planta elevada longe do chão.
  • Dieffenbachia é uma planta doméstica comum porque cresce bem em condições de pouca luz. Infelizmente, se consumida, a seiva faz com que a língua queime e inche perigosamente. Grandes quantidades podem ser fatais para pessoas e animais de estimação.
A dieffenbachia é um exemplo de uma planta de casa popular que representa um risco para animais de estimação e crianças que são tentadas a comer suas folhas e caules.

Baterias de botão

Surpreendentemente, pessoas de todas as idades foram envenenadas engolindo pilhas de botões, como as usadas em cartões de felicitações, brinquedos e outros eletrônicos portáteis. As crianças pequenas também os colocam no nariz e nos ouvidos. Quando ingerida, uma bateria queima rapidamente através das vias aéreas, atingindo o coração e a cavidade torácica. Depois que a bateria é removida, as cicatrizes podem causar problemas de saúde a longo prazo e algumas pessoas morrem. Como precaução, não dê cartões para crianças pequenas que contenham baterias e sempre guarde as pilhas fora do alcance de uma criança.

Pesticidas

Os pesticidas domésticos, incluindo repelente de insetos e repelente de pulgas e carrapatos para animais de estimação, são uma das principais causas de envenenamento infantil. Siga as instruções no rótulo e lave bem as mãos após o uso de pesticidas. Armazene esses produtos em um armário fora do alcance de crianças.

Armazene os medicamentos e as pulgas e carrapatos do seu animal de estimação e repelentes fora do alcance de uma criança.

Pin
Send
Share
Send