Pontas de lixamento para pontos apertados na madeira

Pin
Send
Share
Send

Pode ser difícil encontrar espaços apertados, normalmente porque blocos e lixadeiras maiores não cabem nos cantos. Lixar espaços apertados depende de ferramentas pequenas e personalizadas que você pode criar para si mesmo. Lixar com as pontas dos dedos pode causar bolhas e poeira, por isso use bandagens nos dedos e uma máscara contra poeira.

A lixa certa

O grão é o aspecto mais subestimado ao lixar madeira. Verifique a parte de trás da lixa quanto ao tamanho ou ao grão, o mais comum deles é 100. Remove cola, arranhões, quedas, estrias, manchas e vernizes sem ir muito fundo. A lixa mais pesada, como a 80, pode causar arranhões ou quedas difíceis de remover. Lixas de grão mais alto, como 180, não removem o material com rapidez suficiente e tendem a polir sem lixar. A qualidade para todos os fins da lixa de grão 100 é a melhor escolha para espaços apertados.

Sanding Wedges

A cola é o suspeito usual preso em espaços apertados. Ele escorre cantos, bordas e costuras quando você está montando um projeto. Ele passa despercebido até você adicionar mancha, depois fica óbvio. Alguns marceneiros dobram a lixa ao redor da ponta de uma espátula para lixar a cola dos cantos. Isso é bom para painéis maiores e aplicações mais amplas, mas as facas de massa são muito largas e flexíveis para realizar qualquer coisa em espaços apertados. Corte ou forme um pedaço de madeira de 1/4 por 3/4 de polegada por 3 cm em uma cunha longa e afiada. Dobre a lixa sobre a ponta afiada e use-a para lixar dentro de cantos apertados. A cunha funciona de maneira semelhante a uma ferramenta cirúrgica, permitindo lixar em movimentos curtos e focados, com alguma força por trás deles. Corte a cunha menor, se necessário. Quando terminar, coloque a cunha ou as cunhas em uma gaveta para facilitar o acesso.

Lixa dobrada

Dobre um pedaço de lixa de 100 grit em uma borda afiada, como uma faca. A borda da lixa é rígida e fina o suficiente para caber nos espaços mais apertados. Segure-o entre os dedos e o polegar, empurrando e puxando a borda dobrada para frente e para trás com movimentos curtos. Segure a borda na diagonal no canto e use-a como uma lâmina de mini-serra para uma abordagem mais focada. Se a borda estiver desgastada ou cheia de detritos, dobre a lixa novamente para obter uma borda nova. Para lixar pontualmente, enrole um pedaço de lixa em um cilindro apertado e use-o como um lápis ou passador, torcendo o final, para lixar um único ponto de cola seca ou material de enchimento de madeira.

Lixar passador

Cavilhas funcionam bem para esculturas, pergaminhos ou qualquer espaço apertado que não esteja em conformidade com uma curva ou curva estrita de 90 graus. Comece com um passador de 3/8 de polegada; se for muito pequeno, mova-se para um passador de 1,2 cm. Enrole uma lixa ao redor do passador uma vez, deixando as bordas dobradas da lixa para usar como alça. Se não houver espaço suficiente para o cabo da lixa, envolva completamente o passador com lixa e segure-o no meio, usando as pontas dos dedos para controlá-lo. Cavilhas envoltas em lixa funcionam particularmente bem para canais - linhas côncavas - ou curvas ou locais apertados em qualquer lugar desafiam aplicações ou métodos normais de lixamento.

Lixa pegajosa

Lixa pegajosa é uma inovação contemporânea em lixa. A lixa pegajosa tem um suporte destacável que permite grudar em quase tudo. Use uma tesoura para cortar a lixa para caber em qualquer tipo de cunha, cavilha ou ferramenta. Dobre duas peças juntas para criar uma pequena ferramenta semelhante a uma serra para lixar pontos apertados. Lixa pegajosa é resistente e durável. A rigidez ajuda a aumentar a pressão em locais apertados quando a lixa tradicional não a corta.

Ferramentas elétricas

A maioria das lixadeiras elétricas é grande demais para caber em espaços apertados. Algumas das ferramentas oscilantes menores têm extremidades triangulares projetadas para lixar ao longo de cantos e bordas. Corte um pedaço de lixa grudenta para encaixar o triângulo e coloque-o no canto. Lixadeiras elétricas maiores podem ser usadas moldando uma base de madeira com uma extremidade estreita para encaixar nos cantos. Este tipo de lixagem é agressivo e remove o material mais rapidamente do que o método manual.

Pin
Send
Share
Send

Assista o vídeo: Como lixar madeira - Dicas Empoeirados (Pode 2024).