Como você testa um curto-circuito em um fio elétrico?

Pin
Send
Share
Send

Um curto-circuito na sua fiação é um problema significativo. Na melhor das hipóteses, o curto elétrico pode causar flutuações de energia que podem afetar sua eletrônica de várias maneiras. Na pior das hipóteses, esse mesmo curto torna-se um risco de incêndio ou choque do qual você pode não estar ciente até que seja tarde demais. Se houver um curto circuito na fiação, ele precisará ser resolvido imediatamente. Se você não tem certeza de onde está o curta ou se existe algum, existem maneiras de testar um curta e descobrir.

Crédito: Spiderstock / iStock / GettyImagesComo você faz um teste de curto-circuito em um fio elétrico?

O que é um curto-circuito?

Antes de começar a solucionar problemas de um curto-circuito, você precisa saber exatamente o que é um curto-circuito e como eles ocorrem. Essencialmente, um curto é um caminho alternativo para a eletricidade dentro de um circuito, seja na placa-mãe de uma peça de eletrônica ou na fiação de uma casa. Quando a eletricidade flui por esse caminho alternativo, os componentes dentro do circuito podem receber pouca eletricidade para funcionar corretamente, enquanto outros recebem demais. Os arcos de eletricidade também podem danificar os materiais circundantes porque o caminho alternativo não é blindado da maneira que o circuito real é.

Como ocorrem os shorts?

Existem várias causas para curtos-circuitos. Os shorts geralmente ocorrem quando o isolamento de um fio é danificado, mas também pode ocorrer quando as conexões são corroídas ou as conexões dos fios não estão devidamente presas. Alguns curtos-circuitos são resultado de um projeto defeituoso da fiação, embora muitos ocorram ao longo do tempo, pois a fiação ou as conexões são danificadas ou soltas. Shorts não são necessariamente resultado do contato direto entre fios ou componentes, embora possam ser. Um curto-circuito também pode resultar de fios ou componentes muito próximos um do outro, pois a eletricidade pode circular entre os dois.

Localizando um Short

Encontrar um fio curto requer que você saiba primeiro que ele está lá. Às vezes, os sinais de um curto são fáceis de detectar, como problemas com o sistema de aquecimento e refrigeração, porque de repente não há voltagem no termostato. Outras vezes, os únicos sinais de um curto são um cheiro breve, como fios em chamas, ou um leve som de estalo que você está por perto para ouvir.

Se você suspeitar de um curto, procure sinais físicos de um. Isso inclui cheiros ardentes, queimaduras visíveis ou metal derretido nos fios, pontos quentes na parede ou na cobertura de um componente elétrico, sons crepitantes ou estalados, luzes tremeluzentes ou outros sinais de tensão inconsistente. Se você tiver acesso a uma, uma câmera infravermelha pode ajudá-lo a encontrar uma pequena, pois poderá detectar pontos quentes, mesmo que estejam dentro de paredes ou inacessíveis.

Teste e reparo

Se você acha que possui um curto, mas não tem certeza, use um multímetro, definido como resistência ou continuidade, ou equipamento de teste elétrico semelhante para confirmar a tensão na área em que você suspeita que o curto seja. Sinais de um curto incluem resistência abaixo do esperado devido ao desvio da corrente da área. Se você tiver acesso ao curto e experiência em lidar com a fiação, poderá reparar o curto substituindo os fios ou reparando o isolamento. Apenas certifique-se de desligar a energia ou desconectar o dispositivo em curto primeiro. Se você não tem treinamento ou experiência em trabalhar com eletricidade, é melhor ligar para um eletricista e deixar um profissional cuidar do problema.

Pin
Send
Share
Send