Algas vermelhas e banheiras de chuveiro

Pin
Send
Share
Send

As manchas rosadas freqüentemente encontradas nas paredes do chuveiro podem parecer mofo, bolor ou algas, mas a coloração avermelhada é geralmente o sinal de crescimento bacteriano. Provavelmente não são algas vermelhas - também conhecidas como Rhodophyta - que geralmente são encontradas em ambientes marinhos, e não em áreas internas de banheiros e chuveiros. Uma bactéria conhecida como Serratia marcescens é a culpada mais provável.

As bactérias podem prosperar com resíduos de sabão no banheiro.

Condições de crescimento

Serratia marcescens prospera em um ambiente úmido e úmido e come o resíduo de sabão e xampu. É um patógeno no ar, por isso pode chegar inicialmente através de janelas abertas durante os meses mais quentes e se instalar nas superfícies de chuveiros, pias de cozinha e até mesmo no prato de água para animais de estimação, se não for lavado regularmente.

Condições para erradicação

A erradicação total das bactérias não será fácil. Se ganhou um ponto de apoio no seu chuveiro, você precisará limpá-lo com um produto de limpeza formulado com alvejante à base de cloro. Se a bactéria se estabelecer profundamente no rejunte, o rejunte pode ter que ser substituído.

Medidas preventivas

Para manter o S. marcescens sob controle, planeje uma limpeza semanal consistente usando um limpador doméstico não abrasivo que inclua alvejante. Um produto químico mais suave, o vinagre branco, também pode ser eficaz.

Pin
Send
Share
Send

Assista o vídeo: larvas pretas no filtro (Pode 2024).