Meus soquetes de parede estão superaquecendo

Pin
Send
Share
Send

Os materiais que conduzem eletricidade também se opõem ao seu fluxo em algum grau. Esse fenômeno é conhecido como resistência, e todo condutor elétrico, por mais eficiente que seja, o exibe em algum grau. O fio de cobre é um bom condutor com baixa resistividade, mas a resistência aumenta com a diminuição do tamanho do fio, e um dos subprodutos da resistência é o calor. Lembrar esses fatos pode ajudá-lo a entender por que suas tomadas estão superaquecidas e o que fazer com isso.

A resistência elétrica produz calor.

Requisitos de fiação

O código elétrico é específico sobre a espessura do fio, também conhecido como medidor de fio, que você deve usar, com base no fluxo máximo de corrente esperado por ele. Para circuitos residenciais de 120 volts, o fio de calibre 14 é permitido para circuitos de 15 A ou menores, mas os circuitos com um fluxo de corrente maior devem usar o fio de calibre 12, que é mais grosso. Fios ainda mais grossos são necessários para circuitos de 240 volts que consomem mais de 20 amperes. Uma das principais razões para os requisitos de tamanho de fio é evitar o superaquecimento dos fios e os danos resultantes ao equipamento e a possibilidade de incêndio.

Tomada mal conectada

É necessário que os eletricistas instalem tomadas com o fio de bitola adequado, mas os proprietários geralmente modificam seus circuitos sem consultar os códigos e cometem erros no processo. Um desses erros foi estender o circuito a partir de uma tomada existente com um cabo de bitola menor que o de entrada. O fio menor cria um gargalo de eletricidade à medida que passa pela tomada em seu caminho ao longo do circuito, e a resistência extra aquece os terminais e a tomada. Nesse caso, você pode perceber que a tomada está ficando quente, mesmo que não esteja sendo usada.

Aparelhos de alta demanda

Uma tomada pode aquecer por um motivo relacionado quando você a utiliza para alimentar um aparelho que consome mais energia do que a tomada projetada para fornecer. Por exemplo, você pode estar usando uma tomada para fornecer um eletrodoméstico ou ferramenta elétrica e descobrir que ocasionalmente extrai mais do que o circuito pode suportar e desarma o disjuntor. Se você tentar remediar a situação simplesmente substituindo o disjuntor, a tomada ficará quente toda vez que o aparelho ou a ferramenta consumir mais eletricidade do que a tomada e os fios conectados a eles possam suportar.

Conexões frouxas

Conexões frouxas são responsáveis ​​por muitas tomadas e incêndios derretidos. Se um dos fios do terminal se soltar do parafuso do terminal, pode haver eletricidade entre o fio e o terminal. O ar tem uma resistividade mais alta que o cobre, e mais calor é produzido quando a eletricidade passa por ele, que é uma das razões pelas quais os raios costumam resultar em incêndios. Um plugue mal encaixado ou uma tomada solta também podem causar arcos. O calor de conexões frouxas raramente é benigno o suficiente para simplesmente aquecer a saída. Geralmente resulta em danos à tomada ou plugue.

Pin
Send
Share
Send