Como fazer chá de adubo

Pin
Send
Share
Send

O chá de adubo é um estimulador de plantas líquido rico em nutrientes e bactérias, feito de composto comum, água e alguns outros ingredientes. O chá "acabado de fazer" pode ser adicionado diretamente ao solo ou pulverizado na folhagem de suas plantas. Entre outros benefícios, ajuda as plantas a absorver nutrientes do solo, melhora a estrutura do solo, promove o crescimento das raízes e ajuda a prevenir doenças. O chá de adubo é orgânico e seguro para frutas e hortaliças. Também é suave o suficiente para mudas. O melhor de tudo é que é fácil fazer seu próprio chá de composto e requer apenas alguns suprimentos baratos. Cada lote leva de um a três dias para fermentar e produz cerca de 2 1/2 galões de chá líquido, que você aplica imediatamente às plantas.

O chá composto pode ser aplicado com um pulverizador de jardim.

O que entra no chá de adubo?

O chá de adubo é carregado com bactérias aeróbicas, fungos, nematóides e protozoários - todos bons mojo para as plantas. E, assim como existem maneiras incontáveis ​​de fazer adubo, quase duas receitas de chá de adubo são exatamente iguais. Alguns são mais ricos em bactérias, outros têm mais fungos; alguns são fabricados por 24 horas, outros por 72; alguns até começam com vazamentos de verme em vez de adubo comum. Como na maioria das criações de jardinagem, experimentação prática é o nome do jogo.

Use adubo maduro e bem misturado para o seu chá. - Foto de Jonas Rönnbro / iStock / GettyImages

Para começar com uma receita básica de chá e um método de fermentação, você precisará de um balde de 5 litros, um aerador de aquário (bomba de ar) e alguns tubos e borbulhantes. O aerador e os borbulhadores são usados ​​para fornecer dois ingredientes essenciais: oxigênio e agitação. Juntos, esses elementos liberam os micróbios benéficos do composto e dão vida às bactérias. Outro ingrediente chave é algum tipo de bactéria alimentar - muitos jardineiros gostam de usar melaço. Além disso, você tem a opção de adicionar micronutrientes, como hidrolisado de peixe, alga marinha (extrato de algas marinhas) ou pó de rocha, que geralmente são vendidos em centros de jardinagem. Alguns jardineiros adicionam ingredientes extras ao chá acabado; outros os adicionam à bebida borbulhante.

Depois de ter o equipamento básico e ter tentado alguns lotes, você pode experimentar diferentes materiais de compostagem, aditivos para alimentos micróbios, tempos de fermentação e outros fatores para criar uma mistura personalizada de chá adaptada ao gosto de suas plantas.

Coisas que você precisa

  • Dois baldes de 5 galões (ou um de 5 galões e um de 3 galões)

  • Aerador para aquário

  • Tubo de plástico flexível (vendido com aeradores)

  • Válvula de encaixe em T e / ou gangue (conforme necessário; vendido com aeradores)

  • Pedras de ar ou outros borbulhadores

  • Adubo (maduro)

  • Melaço não ensacado

  • Stick para mexer

  • Filtro

crédito: aerador WalmartAquarium, tubos e pedras de ar.

Como Fazer Chá Composto Aerado

Etapa 1: Configurar o aerador e os borbulhadores

Use tubos de plástico flexíveis para prender duas ou mais pedras de ar (ou outro tipo de borbulhador do aquário) ao aerador do aquário. Lembre-se de que a bomba de ar deve ser conectada a uma tomada elétrica. As pedras de ar atingem muito o fundo de um balde de 5 galões.

Dicas

Escolha uma combinação de aerador e borbulhador que seja suficientemente forte para criar uma fervura quando o balde estiver cheio de água e composto. O chá de compostagem fermenta melhor com agitação bastante vigorosa, em oposição a bolhas finas. Uma bomba de tamanho pequeno a médio com duas ou três pedras de ar geralmente funciona bem.

Etapa 2 Desclorar a água

A maioria dos suprimentos de água da cidade contém cloro para a saúde pública, mas isso é ruim para o chá de composto. Se você tiver água da cidade, declorá-la primeiro. Encha um balde de 3 ou 5 galões com água, coloque as pedras de ar no balde e borbulhe a água por cerca de uma hora. O cloro evapora da água durante esse período. Como alternativa, você pode deixar a água repousar por 24 horas sem agitação. Se você tiver água de poço, pode pular esta etapa, pois ela não foi clorada.

Etapa 3 Preparar o chá de adubo

A preparação do chá pode levar de 24 a 72 horas, dependendo do composto usado e da taxa de aeração. Se a mistura começa a cheirar mal (não é doce e terroso), significa que os organismos anaeróbicos assumiram o controle e o lote ficou ruim. Isso pode ocorrer quando você borbulha o chá por muito tempo. Descarte uma mistura ruim (você pode derramá-la no chão, mas não perto de plantas) e recomeçar.

  1. Coloque as pedras de ar no fundo de um balde limpo e vazio de 5 litros.
  2. Encha o balde até a metade com composto maduro.
  3. Adicione água a alguns centímetros da parte superior do balde. Idealmente, a água deve ser de 55 a 80 graus F.
  4. Ligue o aerador para começar a agitar e arejar a mistura.
  5. Adicione 2 colheres de sopa de melaço não ensopado e mexa toda a mistura com um palito. Se as pedras de ar flutuarem durante a agitação, empurre-as de volta para o fundo do balde.
  6. Adicione comida de peixe, algas ou outros ingredientes, conforme desejado.
  7. Borbulhe o chá continuamente por 24 a 72 horas, mexendo a mistura três ou quatro vezes por dia.
  8. Desligue as bolhas e deixe o composto assentar no balde por 20 ou 30 minutos.
  9. Despeje o chá através de uma peneira ou meia de nylon para coar os sólidos, transferindo o líquido para o outro balde.

Como usar o chá de adubo

Use todo o chá de compostagem o mais rápido possível depois de prepará-lo. As bactérias aeróbicas vivem apenas cerca de quatro horas após a aeração parar. Despeje o chá completo em um regador de plástico ou em um pulverizador de bomba de plástico. O plástico é melhor porque as bactérias podem ser afetadas por alguns metais. Se você usar um pulverizador, verifique se o chá está bem coado, para que não haja detritos para entupir o bico do pulverizador.

Qualquer pulverizador de jardim de plástico padrão é adequado para a aplicação de chá de composto.

Aplique o chá no solo ao redor de suas plantas ou pulverize as folhas diretamente. É melhor aplicar o chá quando está nublado ou à noite, porque o sol direto pode danificar algumas bactérias do chá. Também funciona bem para aplicá-lo quando o solo está úmido após uma chuva.

Pin
Send
Share
Send