Técnicas para paredes insonorizadas

Pin
Send
Share
Send

Crédito: RDP Interior ContractorsO isolamento de lã de rocha é um excelente material de isolamento acústico.

A menos que um prédio ou uma sala de um prédio esteja sendo construído especificamente para ficar quieto, a questão do isolamento acústico geralmente não surge até que os ocupantes se queixem. É mais fácil isolar o som durante a construção do que fazê-lo após o fato, mas existem produtos que permitem adicionar um isolamento sonoro eficaz sem remover o drywall. A melhor estratégia de isolamento acústico depende do nível de redução de ruído que você deseja obter e isso depende em parte da frequência da fonte de som. Materiais de isolamento acústico que filtram conversas em voz alta podem ser ineficazes contra ruídos de trânsito ou bateria.

Se tudo o que você deseja é bloquear o som das vozes de seus vizinhos para que você tenha uma boa noite de sono, poderá fazê-lo instalando uma camada extra de drywall especial ou pendurando cortinas à prova de som. No entanto, se seu objetivo é criar um casulo para se retirar de um mundo barulhento - ou criar um estúdio de gravação - você provavelmente precisará remover o drywall e adicionar materiais ao enquadramento.

Classificações de transmissão de som

A eficácia de um material à prova de som é quantificada pela sua classificação STC (Sound Transmission Class). Os fabricantes determinam isso em uma situação de teste na qual um sinal de intensidade conhecida é transmitido de uma sala através de uma barreira de espessura especificada para outra sala, onde a intensidade do som é medida em várias frequências diferentes. As medições produzem uma curva, porque a perda de transmissão varia com a frequência do som. A classificação STC de uma barreira específica é determinada comparando a curva com as curvas de referência STC padrão.

Alguns materiais podem filtrar os sons do canto, mas permitem que os sons graves passem.

Embora a classificação STC de um material isolante dê uma idéia de sua capacidade de isolamento acústico, ela não conta a história toda. O número STC considera apenas frequências abaixo de 125 Hz e muitos sons que causam reclamações, como ruídos de tráfego e sons graves provenientes de alto-falantes poderosos, vibram em frequências mais baixas do que isso. Alguns materiais são melhores para bloquear ruídos de baixa frequência do que outros, mesmo que eles tenham classificações mais baixas de DST. No final, a natureza do som que você deseja bloquear é o principal determinante do material isolante que você deve usar.

Quatro estratégias para redução de som

A física da transmissão do som através de uma parede é um pouco complicada, mas basicamente existem quatro métodos para reduzi-la e criar um ambiente mais silencioso em uma sala.

Aumentar massa. O som viaja mais facilmente através de um material leve do que através de um material denso. Materiais pesados, como vidro, concreto e metal, todos impedem a transmissão do som. Às vezes, basta adicionar uma camada extra de drywall a uma parede para reduzir o ruído a um nível confortável.

Absorva as vibrações. Uma camada de material absorvedor de som absorverá o som em uma parede da mesma maneira que um travesseiro absorve o som de um grito frustrado durante uma sessão terapêutica. O isolamento de fibra de vidro fornece algum grau de absorção sonora, mas o melhor absorvedor de som na parede é o isolamento de lã de rocha, que é denso enquanto ainda é poroso o suficiente para absorver vibrações.

Umedeça as vibrações. Materiais super densos, como o vinil de massa, resistem à vibração; portanto, quando as ondas sonoras passam por eles, a amplitude das ondas diminui. Esses materiais são eficazes para cobrir tubos e dutos barulhentos dentro da parede. O MLV é fornecido em rolos e você pode instalá-lo atrás do drywall.

O canal flexível separa o wallboard do enquadramento para reduzir a transmissão de som.

Desacoplar o revestimento da parede da moldura. O som passa através de uma parede porque os materiais da parede transmitem as vibrações. O som não terá um caminho direto através da parede se você separar o wallboard da moldura. Um método para conseguir isso é conectar canais metálicos resilientes aos pinos, o que permite que o drywall "flutue" e reduz sua capacidade de transmitir ondas sonoras. Ou você pode construir a parede com fileiras escalonadas de pinos dispostos de tal maneira que os revestimentos de parede de ambos os lados da parede sejam fixados em pinos diferentes.

Insonorização durante a remodelação

Uma combinação de técnicas otimiza a redução de som.

Você tem mais opções de isolamento acústico se estiver trabalhando com paredes descobertas ou construindo paredes do zero. Você pode combinar um método de absorção de som, como a instalação de isolamento de lã de rocha, com um método de dissociação, como canal resiliente ou pregos escalonados. Se você tiver acesso a dutos ou canos ruidosos, poderá cobri-los com um material de amortecimento de som, como o MLV, antes de instalar o isolamento. Ao cobrir as paredes, instale uma camada dupla de drywall ou um drywall à prova de som, que possui um núcleo pesado feito de metal ou algum outro material para adicionar massa extra. Em resumo, você pode aproveitar todos os quatro métodos de isolamento acústico para obter a máxima redução de som.

Insonorização pós-construção

A cola verde desacopla o drywall e absorve o som.

Muitos problemas de som surgem somente após a conclusão da construção. Vizinhos barulhentos podem se mudar para a porta ao lado ou um novo projeto habitacional pode trazer um aumento no ruído no bairro. Quando a realização de uma remodelação completa para redução de ruído é impraticável, a instalação de um novo drywall com cola de absorção de ruído geralmente é uma alternativa adequada. O drywall adiciona massa extra e a cola desacopla o drywall da superfície da parede, enquanto também atua como um absorvedor de som. A cola verde é a cola de absorção de som mais comum no mercado.

Uma única camada de drywall de 5/8 de polegada com uma carga de cola absorvente por trás pode produzir um STC de 52, que é considerado um bom isolamento acústico. Ruídos altos gerados por instrumentos musicais ou alto-falantes serão apenas sons fracos ao lado de uma sala com esse nível de isolamento acústico. Conversas e sons de ruído do tráfego provavelmente não serão ouvidos.

Métodos fáceis de insonorização

Os painéis de espuma colocados estrategicamente podem reduzir a transmissão de ruído de 25 para 30%.

As pessoas que procuram uma solução fácil de isolamento acústico que envolva pouca ou nenhuma reforma têm várias opções.

  • Painéis de espuma acústica. Painéis de espuma de borracha leve podem reduzir significativamente a transmissão de som através de uma parede. Esses painéis são fornecidos com adesivo temporário ou permanente e são fáceis de instalar, mas têm desvantagens. Eles não são decorativos e funcionam melhor quando instalados na sala em que a fonte do ruído está localizada. No entanto, eles podem fornecer rapidamente ajuda de emergência.
  • Cortinas à prova de som. Se você não quiser colar espuma nas paredes, pode pendurar cortinas. Tudo que você precisa é instalar uma haste na parede para pendurá-las. Você pode obter proteção sonora com cortinas regulares, mas as cortinas acústicas, feitas de lã resistente ao fogo ou de algum outro material, absorvem mais som do que as cortinas comuns e também fornecem isolamento térmico.
  • Partições acústicas. Talvez você não queira anexar nada às suas paredes. Nesse caso, as partições acústicas podem fornecer o alívio necessário para vizinhos ruidosos ou sons de tráfego. Algumas dessas unidades independentes têm um NRC (Coeficiente de Redução de Ruído) de 1,0, o que significa que absorvem todo o som incidente. Como eles não cobrem a parede inteira, você ainda ouvirá ruído, mas em um nível reduzido.
  • Uma estante de livros. Cobrir uma parede barulhenta com uma estante e enchê-la de livros pode ser uma maneira eficaz de bloquear os sons dessa parede. Pode ser mais fácil construir uma estante do que instalar um novo drywall e, se você cobrir a estante com cortinas acústicas, notará uma redução significativa de ruído na sala.

Pin
Send
Share
Send