Como remover o amarelecimento em pisos de vinil

Pin
Send
Share
Send

O piso de vinil, uma alternativa sintética ao linóleo, é um dos materiais mais fáceis de limpar, mas o amarelecimento pode ser problemático. Geralmente ocorre sob os tapetes de borracha, e o calor gerado pelo sol brilhando diretamente sobre o tapete é o culpado. O calor gera uma alteração química irreversível no material do revestimento de cloreto de polivinila. Se você agir enquanto a mancha ainda estiver clara, poderá remover parte dela.

Deixe o sol entrar

A maneira mais simples de curar o amarelamento é expor a mancha à luz solar. Remova o tapete que estava cobrindo o chão e use espelhos, se necessário, para direcionar os raios do sol para o local em questão. Isso nem sempre funciona, mas é uma solução indolor e não envolve o uso de nada que possa prejudicar o piso. Se você escolher essa opção, aguarde pelo menos dois meses para trabalhar antes de tentar limpar fisicamente o amarelecimento.

Esfregue com um abrasivo suave

Um método mais rápido para remover o amarelamento - desde que não penetre muito fundo - é esfregue com um abrasivo suave, como bicarbonato de sódio. Varra ou aspire toda a sujeira da área afetada e umedeça com água limpa. Polvilhe bicarbonato de sódio sobre a área e deixe-o por 10 a 15 minutos e depois esfregue-o vigorosamente com um pano macio e não abrasivo. Talvez você precise repetir esse tratamento várias vezes antes de notar uma diferença.

Adicionar um limpador ácido

A ação de limpeza pode ser mais eficaz se você use bicarbonato de sódio em conjunto com suco de limão; o ácido cítrico atua como um limpador suave que não afeta o acabamento do piso. Misture uma solução de 2 partes de suco de limão para 1 parte de bicarbonato de sódio em uma tigela; mexa para fazer uma pasta e aplique a pasta com uma esponja não abrasiva. Depois de esfregar bem o local, enxágue com água limpa e seque. Como quando você esfrega com bicarbonato de sódio puro, pode ser necessário repetir esse tratamento várias vezes.

Prevenção do amarelecimento

Os fabricantes de pisos de vinil estão cientes dos problemas associados ao uso de carpetes com revestimento de borracha e desaconselham. Em vez disso, eles aconselham os consumidores a use tapetes de vinil ou tecidos. Você deve procure a palavra "colorfast" em qualquer carpete que você esteja pensando em usar, para não ficar com manchas de tinta ou tinta, o que pode ser tão difícil de remover quanto amarelar. Se você não conseguir remover o amarelecimento que ocorreu sob um tapete de borracha e substituir o piso não estiver dentro do seu orçamento, a única alternativa é cobrir o local com um tapete maior que não cause mais danos.

Pin
Send
Share
Send

Assista o vídeo: Como tirar o amarelado do tênis - Deixar tênis branco novamente (Abril 2024).