Dicas básicas de segurança de bricolage para reparos elétricos

Pin
Send
Share
Send

Não sacrifique a segurança ao fazer seus próprios reparos elétricos.

Trabalhar com eletricidade é perigoso. Essa é uma das razões pelas quais os eletricistas cobram mais do que a maioria dos outros empreiteiros, e o alto custo, por sua vez, motiva muitos proprietários a ignorar os profissionais e fazer sua própria instalação elétrica. Os departamentos de construção geralmente não têm objeções ao trabalho competente feito pelos proprietários em suas próprias propriedades, desde que todas as permissões sejam obtidas e as inspeções devidamente concluídas. E muitas tarefas básicas, como substituir tomadas ou instalar luzes, não requerem permissão. Se você acha que tem a habilidade e o conhecimento para fazer seu próprio trabalho elétrico, faça isso. Lembre-se de algumas diretrizes de segurança importantes para evitar ficar chocado ou iniciar um incêndio.

Dica 1: Desligue o disjuntor. Sempre.

crédito: Yourdel PerezColoque um disjuntor em direção à parte externa do painel para desligá-lo.

Desligue o disjuntor que controla o aparelho em que deseja trabalhar antes de descobrir os fios ou os terminais - mesmo que tudo o que você queira fazer seja apertar uma conexão frouxa em um interruptor ou aparelho de iluminação. Você pode estar usando ferramentas de cabo de borracha e luvas e sapatos de proteção, mas a ponta da sua chave de fenda não está isolada e pode causar um curto-circuito. O arco resultante é quente o suficiente para derreter o plástico e até começar um incêndio - e se você estiver em uma escada, poderá perder o equilíbrio por pura surpresa. Se o disjuntor estiver desligado, você não precisa se preocupar com alguém acidentalmente ligando o interruptor enquanto estiver no meio de uma conexão. Você trabalhará com mais calma e fará um trabalho melhor.

Dica # 2: leve um testador de voltagem e use-o

Verifique a voltagem para ter certeza de que a energia está desligada.

Antes de tocar em qualquer fio ou terminal exposto com sua chave de fenda ou alicate, teste a voltagem para garantir que a energia esteja desligada. Os circuitos em muitos lares, especialmente os mais antigos, costumam ser uma combinação de fiação original e fiação que foi adicionada após o fato, e os disjuntores podem ter erros de etiqueta. O disjuntor que você desligou pode não ser o que controla o equipamento que você está reparando. Testar o equipamento pode parecer uma etapa desnecessária, mas você ficará aliviado por não ter ido adiante às cegas se obtiver uma leitura positiva do testador quando não o esperava. Você não será a primeira pessoa a experimentar isso.

Dica 3: atualize o índice do painel

Manter o índice do painel atualizado ajuda a rastrear a causa de um disjuntor queimado.

O painel é o centro de controle dos circuitos elétricos da sua casa. Durante a instalação, é prática comum rotular os circuitos que cada disjuntor controla na porta do painel, mas essas etiquetas podem desaparecer ou desaparecer. Além disso, eles ficam desatualizados sempre que são feitas reformas elétricas. É uma boa idéia verificar novamente cada disjuntor para garantir que ele controla os circuitos que deveria e para atualizar o índice conforme necessário.

Você pode fazer isso desligando cada disjuntor por vez e observando quais dispositivos da casa são disparados. Antes de virar um disjuntor, verifique se seus sapatos estão secos ou, melhor ainda, se você está usando sapatos com sola de borracha. Fique de um lado ao ligar um disjuntor, caso ocorra um curto-circuito e o disjuntor acenda.

Dica # 4: Pratique a conexão de fios

Crédito: weerapatkiatdumrong / iStock / GettyImagesAs conexões perdidas podem ter sérias conseqüências.

Os interruptores e tomadas de serviço leve são fornecidos com terminais de aperto automático, mas você nem sempre pode confiar neles e nem os encontrará em dispositivos projetados para fios de bitola 12. Como você não pode evitar conectar os fios manualmente, é uma boa idéia aprimorar essa habilidade. Para obter uma conexão segura, você faz uma dobra no sentido horário na extremidade do fio usando um alicate, depois engancha o fio ao redor do terminal e aperta o parafuso. Como você está girando o parafuso no sentido horário, o fio será puxado ao redor do parafuso à medida que você o gira. Não cometa o erro de dobrar na direção oposta, ou a rotação do parafuso forçará o fio a sair do terminal, e a conexão frouxa resultante poderá superaquecer o dispositivo e iniciar um incêndio.

Dica # 5: obtenha suas ferramentas

Todas as ferramentas usadas para o trabalho elétrico devem ser isoladas.

O trabalho elétrico exige um conjunto de ferramentas específicas, incluindo alicates, decapadores, chaves de fenda e uma faca. Todos devem ter alças de borracha ou plástico para protegê-lo, caso você toque inadvertidamente um fio elétrico. Mantenha essas ferramentas em uma caixa de ferramentas dedicada, juntamente com outros suprimentos necessários, incluindo fita isolante, conectores de fio, um testador de voltagem e uma lanterna ou lâmpada principal. Você estará pronto para realizar pequenos reparos com segurança a qualquer momento.

Pin
Send
Share
Send