As diferenças entre aspersores verticais e pendentes

Pin
Send
Share
Send

A diferença básica entre os sprinklers verticais de prevenção de incêndio e os sprinklers pendentes é a posição que cada um assume em um cano de água. Um aspersor vertical, como o próprio nome indica, fica no topo da tubulação, enquanto um tipo de pendente fica pendurado no cano. Esses dois tipos de aspersores, no entanto, apresentam diferenças mais leves do que seu arranjo operacional oposto.

Crédito: Aj_OP / iStock / Getty Images Imagem de um sistema de alarme por aspersão.

Configuração

Devido à sua configuração específica, os sprinklers verticais e pendentes são classificados como sprinklers de distribuição. Ambos usam um design que lhes permite pulverizar água em um padrão semelhante a partir de suas respectivas posições. Um aspersor vertical, no entanto, vem com um defletor de água no topo, para que a água que sai do orifício atire para cima e depois se espalhe em um padrão circular. Como um pendente fica pendurado na tubulação, seu defletor de água é colocado na parte inferior, mas a água se espalha no mesmo padrão circular que o de um aspersor vertical.

Visibilidade

Aspersores verticais, usados ​​principalmente em armazéns ou grandes edifícios estruturais, não se escondem atrás do teto. Os aspersores pendentes, utilizados principalmente em escritórios ou edifícios residenciais, podem ser visíveis ou não. Quando ocultos, os aspersores pendentes se escondem sob o teto sob uma tampa especial que cai quando a temperatura ambiente sobe para um nível prescrito. Se a temperatura continuar a subir, a cabeça pendente oculta cai automaticamente e começa a borrifar água.

Cobertura eficaz

Aspersores verticais são usados ​​principalmente em locais onde obstruções podem bloquear o jato de água durante um incêndio, e sua altura lhes permite direcionar a água em torno de possíveis obstáculos. Uma desvantagem é que a tubulação em um aspersor vertical pode se tornar um obstáculo à cobertura efetiva do fluxo de água durante a operação. Os aspersores pendentes são usados ​​principalmente em edifícios de escritórios, onde as obstruções ao spray de água são mínimas.

Velocidade

Os aspersores verticais e pendentes distribuem a água de maneira circular. Esse padrão de fluxo de água radial começa entre o orifício do aspersor e o defletor em um aspersor pendente e entre o orifício e um pouco acima do defletor no tipo vertical. Essa configuração tende a dar aos aspersores pendentes uma velocidade de fluxo mais alta em comparação com as colunas verticais, embora não significativamente, de acordo com um estudo de 2002 publicado pelo Laboratório de Pesquisa em Construção e Incêndio do Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia. Os aspersores modernos de modelos verticais começaram a resolver esse problema para combinar a resposta da taxa com a dos aspersores pendentes.

Pin
Send
Share
Send