Pontas da manutenção da porta da garagem

Pin
Send
Share
Send

Crédito: alabn / iStock / GettyImagesAs portas de garagem contribuem para a aparência geral de muitas casas.

Além da fachada frontal da sua casa, a porta da garagem pode ser a parte mais visível da sua casa da rua. Mesmo que não seja, a porta da garagem é certamente uma das mais utilizadas, pois é aberta e fechada centenas de vezes por ano. E esse treino significa que as portas requerem um certo nível de manutenção de rotina para mantê-las com boa aparência e operar com eficiência. Uma porta bem mantida também pode ajudar a manter o abridor da porta da garagem em boas condições.

É uma boa ideia revisar o manual que acompanha a porta e o abridor. Se você não os tiver, poderá encontrá-los online. O manual indicará cabos e molas que estão sob alta tensão e não devem ser ajustados por ninguém além de um técnico treinado em portas de garagem. E o manual deve indicar a manutenção de rotina que os proprietários devem praticar.

Aqui estão algumas tarefas de manutenção que você pode executar. No que diz respeito a um cronograma, planeje verificar os recursos de segurança do abridor de portas e testar o balanço da porta pelo menos algumas vezes por ano; alguns fabricantes recomendam uma verificação mensal. Dobradiças lubrificantes e similares são tarefas anuais.

Faça uma inspeção visual

Inspecione periodicamente sua porta visualmente para ver como ela está se comportando. As portas de madeira com tinta descascada devem ser lixadas para remover a tinta danificada e repintadas. Areia e áreas enferrujadas nobre nas portas de metal e repintar.

Inspecione as partes de trabalho da porta por dentro. Procure algo que não pareça correto, como cabos desgastados ou molas, polias e rolos que pareçam danificados. Estes podem ser sinais precoces de problemas emergentes que mais tarde podem precisar de atenção profissional. Você pode apertar os parafusos soltos que encontrar com uma chave de caixa, mas não toque em nada pintado de vermelho ou com uma etiqueta de aviso anexada. Esses fixadores podem ser conectados a um componente que está sob alta tensão. Consulte um técnico qualificado da porta da garagem se alguma dessas peças precisar de atenção.

Verifique o tempo na parte inferior da porta. Inspecione quando a porta estiver levantada e novamente quando estiver fechada. Se a remoção do tempo for quebradiça e houver lacunas ou se estiver faltando completamente, substitua-a. Este é um trabalho que a maioria dos proprietários pode fazer por si próprios.

Remova folhas e outros detritos que se acumulam nos trilhos da porta. Muitas pessoas aplicam graxa nas esteiras, mas isso não é necessário. A graxa não ajuda a porta a funcionar melhor, e sujeira e detritos se prendem à graxa.

Certifique-se de apertar os parafusos ou porcas soltas.

Verifique o equilíbrio da porta

Uma porta adequadamente equilibrada não desliza para cima ou para baixo sozinha. Uma porta desequilibrada pode ser perigosa e pode causar estresse no abridor da porta da garagem. Teste-o primeiro desconectando a energia do abridor da porta e desconectando a porta do mecanismo do abridor. Levante a porta manualmente até o nível da cintura e solte-a. Uma porta que está em equilíbrio não continuará a subir ou cair no chão. Aquele que continua em movimento precisa ter suas molas ajustadas por um técnico de porta de garagem.

Verifique os recursos de segurança

Os abridores de portas de garagem fabricados nos últimos 25 anos devem ter um mecanismo de reversão automática e sensores fotoelétricos.

Mecanismo de reversão

Para garantir que o reverso automático esteja funcionando, abra a porta. Coloque um objeto pequeno, como uma madeira 2 x 4, no limiar da porta. Feche a porta usando o controle remoto ou o interruptor de parede. Quando a porta bate no objeto, a porta deve inverter e abrir completamente. Caso contrário, chame um profissional ou consulte o manual do proprietário para obter conselhos sobre como ajustar a porta.

Sensores fotoelétricos

Deve haver um sensor montado perto da parte inferior de cada pista. Eles estão ligados um ao outro por um raio invisível. Quando algo quebra a viga, a porta não fecha. Feche a porta usando o controle remoto ou o interruptor na parede e acene uma vassoura entre as duas vigas. A porta deve inverter o curso. Caso contrário, tente limpar as lentes dos sensores. Eles estão localizados em uma garagem perto do chão, e tendem a se sujar.

Se ainda houver algum problema, os sensores podem estar desalinhados. O manual deve fornecer instruções sobre como alinhar corretamente. Como último recurso, você pode ligar para um técnico.

Lubrifique as dobradiças e os rolos

A menos que o fabricante da porta ou do abridor da porta diga o contrário, a graxa de lítio branca é um bom lubrificante para dobradiças e rolos. Não lubrifique os rolos de nylon. Algumas pessoas lubrificam as molas da porta, mas a maioria dos fabricantes cuida disso na fábrica, e essa lubrificação deve durar tanto quanto a porta. Para ter certeza, consulte o manual para recomendações.

Sobre uma vez por ano, lubrifique as dobradiças e os rolos. Mas sempre mantenha as trilhas livres de detritos.

Manutenção de abridores

Assim como a porta, verifique se todas as porcas e parafusos no abridor da porta da garagem estão firmemente presas. Verifique o manual - algumas unidades de corrente e parafuso precisam ser lubrificadas uma vez por ano. E é uma boa ideia trocar as baterias da unidade regularmente.

Verifique a corrente nos abridores de corrente. Às vezes, eles começam a ceder após o uso repetido. Se a corrente afundar cerca de 1/2 polegada abaixo do trilho, ela deve ser apertada ou danificar o motor. E se a corrente afundar tanto, provavelmente é muito barulhenta durante a operação e ficará mais silenciosa após o aperto da corrente.

  1. Desconecte a energia elétrica e use a substituição manual para desconectar o abridor da porta.
  2. Procure um esticador com duas porcas que conecta as extremidades da corrente. Uma porca é uma contraporca e arruela e a outra alivia ou aperta a tensão na corrente.
  3. Solte a contraporca e ajuste a tensão na corrente com a outra porca.
  4. Aperte a contraporca. A corrente deve andar cerca de 1/4 a 1/2 polegada acima da parte inferior do trilho.

Passando por essa rotina simples de inspeção e manutenção anualmente, e você evitará os problemas mais sérios que exigem um técnico. As portas da garagem não exigem muita manutenção, mas se você prestar atenção a alguns detalhes, a porta e o abridor durarão anos.

Pin
Send
Share
Send