Riscos de gás de soldagem com argônio

Pin
Send
Share
Send

A soldagem aumentou em popularidade ao longo dos anos. Do uso comercial e industrial aos projetos de bricolage em casa, muitas pessoas estão usando esse método de fusão de metais para formar uma união forte para todos os tipos de projetos. No entanto, a popularidade traz preocupações sobre a segurança dos materiais, equipamentos e gases utilizados na soldagem. Uma área específica de preocupação são os riscos associados ao gás de soldagem de argônio. O gás argônio é um gás de proteção que você pode usar ao soldar alumínio, magnésio ou titânio. Ele fornece recursos de arco estáveis, o que ajuda a eliminar respingos, além de qualidade e aparência consistentes da solda. Você também pode adicionar argônio ao CO2 gás de proteção para materiais de soldagem, como aço carbono.

Riscos de gás de solda por argônio: crédito: tcsaba / iStock / GettyImages

Precauções para soldar com gás argônio

O argônio é um gás inerte que é incolor, inodoro e não inflamável. Embora essa descrição possa fazer com que o gás argônio pareça inofensivo, existem definitivamente alguns perigos que acompanham o uso do gás de solda a argônio. Por isso é importante tomar as precauções necessárias.

Primeiro, não solde em espaços confinados sem ventilação. Ao soldar em ambientes fechados, verifique se existe um sistema de ventilação geral que ajude a reduzir a fumaça e os níveis de gás na área de trabalho. Você também deve usar proteção respiratória.

Se estiver ao ar livre, posicione-se para não respirar os vapores ou gases de solda. Mesmo quando você está ao ar livre, precisa se preocupar com a ventilação. Se possível, fique contra o vento ao soldar. Isso ajudará a reduzir a quantidade de exposição ao gás.

Ao armazenar gás argônio, use sempre recipientes de armazenamento, tubulações, válvulas e acessórios projetados para armazenamento e distribuição do gás. Armazene em uma área fresca, seca, bem ventilada, à prova de fogo e longe de materiais inflamáveis. Também é importante mantê-lo longe de fontes de calor e ignição, além da luz solar direta.

Riscos de soldagem com gás argônio

Mesmo que o gás argônio não seja tóxico, há riscos associados ao seu uso. O principal perigo para a saúde é asfixia ou asfixia por deslocamento de oxigênio.

Alguns dos outros riscos comuns da soldagem com gás argônio incluem:

  • Uma sensação ardente quando o argônio afeta seus olhos.
  • A inalação do gás pode causar tonturas, vômitos, excitação, respiração rápida, excesso de salivação, dores de cabeça, sonolência, picadas no nariz e na garganta e pode resultar em inconsciência.
  • A exposição crônica pode resultar em danos às células ganglionares da retina (tipo de célula primária mais próxima da retina, responsável por transportar informações vitais do olho para o cérebro) e no sistema nervoso central devido à presença de monóxido de carbono.
  • A exposição prolongada à fumaça de solda pode causar danos nos pulmões e vários tipos de câncer, incluindo pulmão, laringe e trato urinário.

Se você tiver algum destes sintomas, deve deixar a área imediatamente e encontrar ar fresco. Dependendo da gravidade dos sintomas, pode ser necessário procurar atendimento médico.

Pin
Send
Share
Send