Como a chuva ácida afeta o granito?

Pin
Send
Share
Send

A chuva ácida é criada por poluentes do ar. O dióxido de enxofre, um subproduto do desenvolvimento industrial e da queima de combustíveis fósseis, combina-se com o óxido de nitrogênio, um poluente do ar criado pelos gases de escape de automóveis, fornos, caldeiras e motores. Os produtos químicos caem na terra como chuva ácida. De todas as pedras de construção, o granito é o menos suscetível à chuva ácida, porque sua composição é de feldspato e quartzo, os quais resistem a ataques de ácido. No entanto, o ácido encontrado na chuva, neve, neblina e poeira está começando a afetar alguns edifícios e estátuas de granito, leitos de lago de granito e a vida selvagem que eles contêm.

A chuva ácida está destruindo lentamente o granito outrora resistente.

Granito do Porto

A maioria dos edifícios na cidade do Porto, Portugal, são construídos em granito do Porto, encontrados em veias em todo o vizinho Vale do Duoro. A cidade é conhecida por seus altos níveis de poluição, o ar salgado soprando do Oceano Atlântico e sua chuva ácida. O granito do Porto está começando a mostrar efeitos da chuva ácida, pois muitos edifícios e estátuas históricas na cidade estão começando a se deteriorar. Parte da destruição também é causada pelo cimento Portland, usado para reparos nos edifícios e monumentos em granito. A chuva ácida deteriora o cimento e as costuras adjacentes tornam-se áreas de pool. Granito adjacente também é afetado.

Rio de Janeiro

O granito é a pedra mais utilizada na construção de edifícios no Rio de Janeiro. A poluição intensa cria uma fina crosta negra nas fachadas dos edifícios de pedra, incluindo os de granito. A área altamente traficada e a colocação de prédios em forma de desfiladeiro, além dos ventos salgados vindos do mar e da chuva ácida, combinam-se para intensificar o clima de alguns dos prédios mais importantes da cidade.

Lápides de granito

O granito é frequentemente usado para lápides nos Estados Unidos. A posição da pedra dentro do cemitério afeta diretamente sua deterioração. Calor do sol, crescimento biológico ao redor da lápide, ventos fortes, design da lápide e fator de chuva ácida no processo de deterioração. A deterioração é mais prevalente em granitos de granulação grossa que são aproximadamente polidos. As quedas e fendas abrigam poluentes presos. Quanto mais tempo a chuva ácida fica sobre o granito, mais rapidamente ela deteriora a pedra.

Granito na estrutura da Terra

Quando os leitos de lagos de água doce são feitos de solos e rochas contendo cálcio e magnésio, a chuva ácida é neutralizada e um nível alcalino saudável é mantido. A água e seus habitantes são intocados pelos efeitos da chuva ácida. O granito, com sua composição de quartzo e feldspato, forma grande parte da estrutura da Terra no nordeste dos Estados Unidos e Canadá. Muitos lagos cercados por rochas graníticas mantêm um alto nível ácido, porque o granito não neutraliza o ácido, e os baixos níveis alcalinos contribuem para a morte de peixes e organismos vivos.

Pin
Send
Share
Send