Diferenças entre esponjas artificiais e naturais

Pin
Send
Share
Send

As pessoas usam esponjas artificiais e naturais são para muitos propósitos. Os usos mais comuns incluem lavagem de louça, banho, limpeza doméstica, lavagem de carros e artesanato. Qualquer um dos produtos pode ser usado com resultados semelhantes, mas muitos consumidores têm uma preferência. Aqui estão alguns pontos a serem considerados ao decidir qual o tipo que você deseja usar em sua casa.

Diferenças entre esponjas artificiais e naturais

Artificial

Uma esponja artificial.

Uma das preocupações em torno das esponjas artificiais é que elas contribuem para a degradação do meio ambiente. O ingrediente principal em muitas esponjas é a celulose - uma matéria-prima obtida das árvores. O poliuretano, um subproduto do petróleo, também é usado com freqüência. O desmatamento tende a deixar o solo vulnerável à erosão e o petróleo é um recurso não renovável. Além disso, os processos de fabricação usados ​​para criar esponjas artificiais podem liberar poluentes na atmosfera.

Natural

Bucha

Também existem preocupações sobre a coleta de esponjas do mar. Esses organismos voltarão a crescer se forem colhidos corretamente, mas os delicados ecossistemas onde vivem ainda podem ser perturbados pela atividade humana. A esponja de bucha popular oferece uma alternativa para consumidores ambientalmente conscientes. Estes são realmente feitos de um tipo de cabaça e podem ser facilmente cultivados em um jardim no quintal para uso doméstico.

Considerações de segurança

As opiniões diferem quanto ao risco relativo de contaminação bacteriana de esponjas naturais versus artificiais. Os defensores da saúde natural afirmam que as esponjas do mar contêm enzimas que inibem o crescimento bacteriano. No entanto, o mecanismo pelo qual isso pode ocorrer não é claro.

Um estudo de 1992 publicado no "Journal of Clinical Microbiology" alertou contra o uso de esponjas de bucha que não são mantidas em uma condição higiênica. As esponjas usadas para o banho não devem ser compartilhadas entre os indivíduos e devem secar completamente após cada uso.

Esponjas naturais e artificiais usadas para limpeza de cozinha e lava-louças rapidamente se tornam hospedeiras de bactérias como E. coli e Salmonella. Para evitar isso, esponjas artificiais podem ser embebidas em água e esterilizadas no microondas por 1-2 minutos. As esponjas naturais podem ser fervidas ou embebidas em peróxido de hidrogênio, mas essas etapas podem causar a degradação do material mais rapidamente.

Considerações estéticas

As esponjas naturais são frequentemente selecionadas por sua aparência e comportamento por indivíduos que tentam adotar um estilo de vida mais orgânico. As esponjas do mar são particularmente populares na decoração de interiores de casas - elas são usadas para aplicar um efeito texturizado nas paredes, colocando uma cor de tinta em cima da outra. Para projetos de artesanato infantil, às vezes são preferidas esponjas artificiais coloridas. Eles podem ser facilmente cortados em diferentes formas e são baratos o suficiente para serem comprados a granel.

Considerações práticas

Para trabalhos de limpeza, muitas pessoas apreciam a versatilidade das esponjas artificiais. Eles podem ser adquiridos com uma camada de limpeza anexada para facilitar a tarefa de lavar a louça. Esponjas naturais tendem a reter mais água e são populares para fins como lavagem de carros. Mas se toda a areia não tiver sido lavada com uma esponja do mar antes do uso, ela poderá riscar o acabamento do carro.

Todos os tipos de esponjas tendem a se degradar ao longo do tempo e devem ser substituídos. A vida útil de uma esponja geralmente depende mais da quantidade de uso que recebe do que se é natural ou artificial.

Pin
Send
Share
Send