Componentes inorgânicos e orgânicos no solo

Pin
Send
Share
Send

O solo é uma mistura de constituintes orgânicos e inorgânicos. Os componentes inorgânicos provêm do intemperismo de vários tipos de rochas. Partículas orgânicas são o resultado de plantas e animais que habitam a área. Enquanto algum solo tem apenas um tipo de partícula, o solo mais fértil é uma mistura de vários componentes orgânicos e inorgânicos.

Solo fértil consiste em areia, silte, argila e material orgânico.

Areia inorgânica

A areia é um sedimento de grão médio a grosso que é visível a olho nu. As partículas de areia variam em tamanho de 0,05 a 2,0 milímetros e consistem em pedaços de rocha intemperizada, como quartzo, magnetita ou outros fragmentos de minerais ou conchas. A areia no solo do seu jardim ajudará a promover uma boa drenagem e aeração da área. No entanto, a areia por si só não retém quantidades significativas de umidade para apoiar o crescimento das plantas. Além disso, a areia não contém nutrientes que promovem plantas saudáveis.

Lodo inorgânico

O lodo é um sedimento de grão fino que você não pode ver a olho nu. O lodo é maior que a argila e menor que a areia e pode parecer áspero entre os dedos. As partículas de silte variam de 0,002 a 0,05 milímetros. Como a areia, o lodo resulta do desgaste das rochas e consiste em grãos de quartzo, feldspato e outros minerais. O solo rico em silte retém a umidade para o crescimento das plantas, mas às vezes pode limitar a drenagem e dificultar o plantio. O próprio lodo não contém nutrientes das plantas; no entanto, os nutrientes existentes na área podem aderir à superfície das partículas de lodo no solo do jardim.

Argila inorgânica

A argila é outro sedimento de grão fino menor que o lodo. As partículas de argila são menores que 0,002 milímetros e resultam de intemperismo significativo das rochas. Minerais, como feldspatos, degradam-se com o tempo para formar argila. Assim como o lodo, o solo rico em argila retém a umidade para o crescimento das plantas e pode limitar a drenagem na área. Você pode alterar solos de grãos finos com areia e matéria orgânica para melhorar a qualidade da drenagem da área. Ao contrário da areia e do lodo, os minerais de silicato de alumínio que se degradam em argila fornecerão importantes nutrientes das plantas, como ferro, cálcio, magnésio e potássio. Os nutrientes existentes se apegam às partículas do solo argiloso e ajudam a alimentar o crescimento das plantas na área radicular.

Matéria orgânica

Os orgânicos no solo são devidos à presença e decomposição de matéria vegetal e animal na área. O húmus, uma matéria orgânica parcialmente decomposta, é uma forma comum de orgânicos no solo do jardim que continuará se decompondo ao longo do tempo. Enquanto a porcentagem de matéria orgânica na maior parte do solo é de apenas 2 a 4%, ela desempenha um papel importante no jardim. A matéria orgânica é boa para promover a aeração, drenagem e retenção de umidade do solo. A matéria orgânica também reduz a erosão e fornece nutrientes das plantas, como enxofre, fósforo e nitrogênio para a zona da raiz da planta. Os orgânicos também ajudarão a reduzir a ameaça de doenças de plantas no jardim, promovendo um ambiente de crescimento saudável.

Pin
Send
Share
Send