Como identificar uma tapeçaria antiga

Pin
Send
Share
Send

Tapeçarias antigas tinham três funções a cumprir: decoração; a adição de calor e isolamento às paredes frias do palácio e da mansão; e portabilidade entre as muitas casas dos ricos. Quanto maior a tapeçaria, maior a probabilidade de ser antiga. As instalações de manufatura durante a Era Vitoriana produziam tecidos pendurados para a classe média, destinados a reproduzir o mobiliário nas casas dos ricos, mas essas tapeçarias eram muito menores e pareciam diferentes.

Crédito: DurdenImages / iStock / Getty Images Um detalhe de uma tapeçaria medieval.

País de origem

Aprovada em 1890, a Lei Tarifária de McKinley estabeleceu novas leis e taxas para a importação de mercadorias para a América de outros países. Para identificar itens dessa tarifa, era necessário que os produtos importados tivessem uma marca que indicava seu país de origem. As tapeçarias tecidas à mão de 1891 a 1913 têm apenas o nome do país estampado nas costas da tapeçaria, geralmente em tinta azul desbotada, mas em 1914 foram adicionadas as palavras "made-in" que podem ajudar a identificar a idade de uma tapeçaria importada.

Tapeçaria Construção

Embora a palavra tapeçaria represente historicamente tecidos tecidos à mão, dizem os especialistas do Metropolitan Museum of Art, em Nova York, nem todas as tapeçarias são feitas à mão. Na era vitoriana, a classe média, em replicação do mobiliário doméstico dos ricos, se voltou para as tapeçarias recém-fabricadas. Essas tapeçarias pareciam mais cinza com cores pastel para simular a idade; além disso, eles têm uma trama contínua - linhas horizontais na parte traseira. As tapeçarias tecidas à mão têm fios descontínuos cruzados. Examine o tecido para determinar se é tecido à mão ou fabricado, pois isso pode ajudar a diminuir sua idade. Vire a tapeçaria; se for tecido à mão, você poderá ver o desenho pictórico na parte traseira.

Qualidade da cor

Os tecelões antigos, desprovidos dos corantes sintéticos disponíveis hoje em dia, usavam corantes à base de plantas para obter as cores vibrantes da tapeçaria. Com a exposição à luz e ao tempo, essas cores começam a desaparecer, perdendo sua riqueza. Se a frente da tapeçaria parecer desbotada, mas a parte traseira ainda revelar cores ricas e brilhantes, a tapeçaria é antiga e artesanal. As tapeçarias fabricadas reproduzem a aparência do desbotamento, mas não mostram uma cor brilhante no lado oposto, pois costumavam usar cores pastel ou semelhantes para imitar o desbotamento.

Assunto

Tapeçarias artesanais e até vitorianas contam uma história. Tapeçarias antigas focadas em histórias religiosas ou mitológicas; enquanto as tapeçarias fabricadas na era vitoriana podem representar cenas de terras estrangeiras ou exóticas. As tapeçarias do final do século XIX e do início do século XX exibiam frequentemente uma cena pastoral européia ou vida rural.

Quando tudo falha

Quando você não consegue identificar a idade da sua tapeçaria, um avaliador profissional com experiência em colchas, tecidos e tapeçarias pode ajudá-lo a estabelecer a idade da sua tapeçaria. O profissional pode até fornecer diretrizes para seus cuidados ou recomendar um conservador que pode consertar e limpar o produto para você. Tapeçarias com 100 anos ou mais requerem tratamento e cuidados especiais; não lave à mão ou coloque esses itens em uma máquina de lavar, se quiser que eles durem.

Pin
Send
Share
Send