Pedras que absorvem água

Pin
Send
Share
Send

Uma casa de pedra deve ser à prova d'água - em teoria. Mas isso depende do tipo de pedra usada no edifício. A porosidade da pedra é determinada pela proporção de poros em relação ao seu volume total. Embora o granito seja extremamente denso e absorva muito pouca água, os pomes, arenito e calcário absorvem quantidades significativas do material úmido. Quando você ou seu construtor incorpora pedras dentro e fora de sua casa, deve considerar a porosidade do piso, bancadas, paredes e materiais de cobertura de pedra.

Crédito: moodboard / moodboard / Getty ImagesUma casa de pedra com vistas naturais nas costas.

Flutua!

Crédito: papa1266 / iStock / Getty Images Um close de uma parede de pedra-pomes.

Quando o magma explode de um vulcão, seus gases rasgam o material com uma consistência de espuma. A lava que resfria rapidamente forma uma rocha leve e cheia de ar, chamada de pedra-pomes. A pedra-pomes é a rocha mais absorvente conhecida, com 50% ou mais de porosidade; algumas formas de pedra-pomes flutuam até que a rocha absorva água suficiente para finalmente afundar. Também conhecida como rocha de lava, a pedra-pomes é usada para produzir blocos de concreto leves para construção e no jardim como cobertura do solo. Você também pode usá-lo na jardinagem hidropônica como substrato, devido à sua permeabilidade e capacidade de absorver a solução de fertilizante. A pedra-pomes mantém um ambiente úmido e rico em nutrientes para as raízes tenras das plantas.

Superfícies absorventes

Crédito: NK08gerd / iStock / Getty Images Um close de uma parede de pedra de arenito.

Rochas sedimentares, como arenito e calcário de dolomita, também são pedras absorventes, com porosidade de até 30 e 20 por cento, respectivamente. O arenito e a pedra calcária encontram aplicações na casa e no jardim como pisos de pedra, pavimentadoras para pátios e passarelas e como montanhas-russas absorventes para proteger os móveis. Edifícios historicamente significativos, incluindo o Empire State Building e o interior do Lincoln Memorial, são feitos de blocos de calcário. Embora o arenito e o calcário sejam relativamente macios e fáceis de trabalhar, eles também são facilmente manchados e danificados pelo clima.

Transformado em coisas úteis

Crédito: mtreasure / iStock / Getty Images Uma pilha de pedras de ardósia.

Composta de silte e argila em finas camadas sedimentares, a proporção de xistos do poro em relação ao volume total varia de até 10%. O xisto é triturado em pó e misturado com água, tornando-se uma argila macia. Seca e cozida, a argila é usada em uma variedade de aplicações, incluindo tijolos, azulejos e cerâmica. O xisto em pó também é aquecido e misturado com calcário moído para fazer cimento.

Uma cobertura sólida

Crédito: Guenther Dr. Hollaender / iStock / Getty Images Um telhado com telhas de ardósia em uma casa histórica.

Quando o xisto, uma rocha sedimentar, é exposta ao calor e à pressão, ela se transforma em uma rocha metamórfica: ardósia. É mais duro e menos poroso, com um máximo de 5% de porosidade. A ardósia se divide facilmente em camadas finas e, quando colocada em ângulo, a água sai da superfície. Portanto, as telhas de ardósia fornecem uma cobertura de telhado tradicional e duradoura, que pode ser mantida por muitas décadas ou mesmo séculos. Você também pode usar ardósia para pavimentos e pisos interiores duráveis. No passado, as crianças em idade escolar usavam pequenos pedaços de ardósia para escrever suas lições.

Duro como pedra

Crédito: JaysonPhotography / iStock / Getty Images Um close-up de duas pias de aço inoxidável em uma bancada de granito.

Enquanto toda pedra absorve água, algumas superfícies são realmente duras como uma rocha. Usado para bancadas, cercas de lareira, pisos e paredes, o granito é avaliado em 7 na escala de dureza de Moh e em apenas 1% de porosidade. O granito foi formado como a lava de um vulcão lentamente resfriada e cristalizada no quartzo, feldspato e vários minerais que compõem a densa pedra. Quando cortados em lajes ou ladrilhos e polidos, os cristais de quartzo fornecem uma superfície brilhante adequada para uso interno e externo. Embora o granito absorva muito pouca água, ele pode manchar se os óleos permanecerem na superfície por um longo tempo.

Pin
Send
Share
Send